Caterham Team e o CT01


Indo para seu terceiro ano na F1, o agora Caterham Team, antiga Lotus Team, de propriedade do malaio Tony Fernandes, foi o primeiro time a apresentar seu carro para a temporada 2012 da categoria, o CT01. E apesar de não fazer uma grande festa, cheia de pompa, para mostrar ao mundo seu novo projeto, o pessoal da Caterham tem objetivos ousados para 2012.

Melhor equipe daquelas consideradas pequenas, a Caterham mostrou uma boa evolução, especialmente no ano passado. O time tem trabalhado de forma séria e bons resultados começam a surgir, como o 14º lugar de Heikki Kovalainen, na Coréia do Sul, à frente dos carros da Sauber. E como não poderia deixar de ser, o objetivo da equipe é dar um passo à frente, começando a brigar no pelotão intermediário, como o próprio Tony Fernandes afirma.

O dono do Caterham Team aposta que, com o auxilio do KERS, equipamento que seu time não teve no ano passado, somado à estrutura de que a escuderia dispõe hoje, esse objetivo possa ser atingido. E quem sabe, ainda haja a possibilidade de um de seus pilotos conquistarem um ou dois pontos, ao longo do campeonato, o que poderia ser comparado a uma vitória para eles.
Pessoal da Caterham demonstra otimismo com o CT01 e já pensa até em pontuar
Seguindo uma linha parecida com a de Fernandes, aparece Mike Gascoyne, responsável pelo CT01. Apesar de não fazer projeções com relação a conquista de pontos, Gascoyne também confia em um salto de qualidade da equipe, lembrando que no fim da temporada passada, o time já andava mais próximo do pelotão intermediário. O diretor técnico da Caterham também lembra que, com o banimento do difusor soprado, a diferença entre sua equipe e as que estão logo à sua frente deve diminuir.

Sobre o bólido: o projeto parece ser menos conservador do que os anteriores, quando a equipe ainda atendia pelo nome Lótus. O bico está mais achatado, o que deve ser a tendencia do ano devido as novas especificações da FIA, e as linhas parecem mais finas, o que pode ajudar no arrasto aerodinâmico.  

Com uma boa estrutura para um time que vai apenas para seu terceiro ano na categoria, que mostra o trabalho sério de Tony Fernandes frente a uma equipe de F1, e uma parceria técnica com a Red Bull (o KERS e a caixa de câmbio do time é desenvolvido pelos taurinos, além dos motores Renault), não será surpresa ver a Caterham incomodando Williams, Toro Rosso, Sauber e Force Índia. Creio que o sonho de marcar pontos ainda não será atingido em 2012. Porém, se mostrar uma evolução a ponto de chegar ao Q2 nos treinos e de brigar com essas concorrentes de forma competitiva, em algumas situações especiais, pode até ser que sobre um pontinho para eles.

Foto: Divulgação/Caterham Team
Share on Google Plus

About Diego Maulana

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários: