Dejà vu?


E se o piloto que ocupará a segunda vaga na Williams ainda não foi definido pelo pessoal de Grove, ao que tudo indica, a disputa perdeu um de seus concorrentes. Segundo o jornalista Luiz Fernando Ramos, o Ico, postou em seu blog, Adrian Sutil deve ser carta fora do baralho inglês. Tudo por conta da briga em que ele se envolveu após o GP da China, em uma boate. Na oportunidade, ele e Eric Lux, sócio do grupo Genii, tiveram um atrito, com Sutil agredindo Lux.

Hoje, a justiça alemã iniciou um processo contra Sutil pelo caso, o que poderá lhe render um ano de prisão, de modo que ele a cumpriria em liberdade condicional. Dessa forma, chegou ao fim da linha a chance do alemão vestir o macacão azul e branco da Williams em 2012 (e provavelmente de qualquer outro time). Assim sobram dois pilotos na disputa: Bruno Senna e Rubens Barrichello. Ficou a sensação de dejà vu?

Sim, novamente veremos um embate Senna x Barrichello por uma vaga na F1. O primeiro, aconteceu no fim de 2008, pela segunda vaga no carro da equipe que surgiria do espólio da Honda. Na época, Ross Brawn parecia ser o único a acreditar no projeto e logo assegurou Jenson Button em uma das vagas. Para o outro assento, ficou em duvida entre dar uma chance a um novato ou escolher um piloto com mais rodagem. Além Bruno e Rubinho, Lucas di Grassi também pleiteou tal vaga, mas era o que menos tinha chances desde o início. 

Bom, a decisão, como sabemos, não foi tão simples e Bruno aparentava ser o favorito. Carregava o sobrenome Senna, buscava entrar na categoria para mostrar serviço, já que era considerado muito talentoso e tinha bons patrocínios, o que pesaria para uma equipe que começava praticamente do zero. Em janeiro de 2009, até noticiaram que o sobrinho de Ayrton  tinha assinado contrato, com a ajuda de patrocinadores. Mas, no fim, nada disso se confirmou e a experiência de Rubens, além do fato de ele e Brawn já terem trabalhado juntos, pesaram em favor do recordista (na época ele ainda não era) de provas na F1. Rubens ficou com a vaga. O resto, é história.
Assim como no fim de 2008, Bruno Senna e Rubens Barrrichello voltam a brigar por uma vaga na F1
Contudo, três anos após tudo isso, os mesmos acontecimentos voltam a se repetir. Só que em condições um pouco diferentes.

Com uma temporada e meia de experiência e um bom aporte financeiro, talvez maior do que ele tinha em 2008, Bruno volta a ser o favorito à vaga. Segundo Eike Batista, empresário e dono de uma das empresas que patrocina Bruno, ele até já teria assinado com a Williams. História muito parecida com a de três anos atrás, quando Senna sobrinho era dado como certo na equipe que se formaria do espólio da Honda. Porém, Bruno já não parece gozar de tanto prestigio assim, apesar do nome, apesar de ter entrado em uma gelada (Hispania) e de não ter feito feio (nem bonito) quando correu com um carro de verdade, na Renault Lotus.

Barrichello, por sua vez, segue com vontade de continuar pilotando, com 'sangue nos olhos', como dizem popularmente. E também busca maximizar seus meios de garantir a vaga. Por isso, ele não deve ser dado como morto para a F1. Já cometeram esse erro (eu inclusive) em 2009 e ele está aí, firme e forte, com boas chances de correr, uma vez que Frank Williams já disse que preferia ter um piloto mais rodado ao lado de Pastor Maldonado. 

Talvez seja isso que esteja embaralhando as ideias de Sir Frank: optar pelo dinheiro e uma melhor saúde financeira para o time, escolhendo dois pilotos sem tanta experiência ou contratar um piloto com vários anos de pista, de virando nos 30 depois para arrumar a verba restante. É uma situação complicada para um time que já esteve brigando nas cabeças e que hoje não consegue arrumar um patrocinador master que banque a maioria de suas despesas. 

Vamos ver no que essa história toda vai dar. Ambos têm chances, hoje ainda maiores, sem o Sutil na disputa. Está nas mãos de Frank Williams a decisão.

Foto: F1Team.com.br
Share on Google Plus

About Diego Maulana

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários: