Os inscritos


E a FIM divulgou na sexta-feira sua lista de inscritos para a MotoGP em 2012. A relação conta com 21 pilotos, sendo 12 de equipes de competição e 9 de motos CRT (Claiming Rules Team), equipamentos que possuem chassis artesanais e motores de produção. Segue abaixo a lista com os pilotos e seus respctivos números e equipes.

1 - Casey Stoner - Honda Team - Honda 
4 - Andrea Dovizioso - Yamaha Tech 3 - Yamaha 
5 - Colin Edwards - Forward Racing - Suter 
6 - Stefan Bradl - LCR Honda MotoGP - Honda 
8 - Hector Barbera - Pramac Racing Team - Ducati 
9 - Danilo Petrucci - Ioda Racing Project - Ioda 
11 - Ben Spies - Yamaha Factory Racing - Yamaha 
13 - Anthony West - Speed Master - ART 
14 - Randy de Puniet - Aspar Team MotoGP - ART 
17 - Karel Abraham - Cardion AB Motoracing - Ducati 
19 - Alvaro Bautista - Honda Gresini - Honda 
20 - Aleix Espargaro - Aspar Team MotoGP - ART 
22 - Ivan Silva – BQR - BQR-FTR 
26 - Dani Pedrosa - Honda Team - Honda 
35 - Cal Crutchlow - Yamaha Tech 3 - Yamaha 
46 - Valentino Rossi - Ducati Team - Ducati 
51 - Michele Pirro - Honda Gresini - FTR 
68 - Yonny Hernandez – BQR - BQR-FTR 
69 - Nicky Hayden - Ducati Team - Ducati 
77 - James Ellison - Paul Bird Racing - ART 
99 - Jorge Lorenzo - Yamaha Factory Racing - Yamaha

Algumas considerações. Se 21 ainda não é o número ideal de motos no grid, pelo menos já é uma bela melhora em relação aos últimos anos, quando nos acostumamos a ver 17 ou até menos motos no grid. A baixa quantidade de competidores deixava a competição mais monótona, o que acabava sendo ruim para os fãs, apesar das boas batalhas que sempre vimos.

Contudo, é bom ressaltar que não veremos uma mudança de imediato no que diz respeito a um maior competitividade. Apesar de termos mais motos, as novas CRT ainda são muito lentas em relação as motos de competição. A tendencia é que a diferença diminua com o passar da temporada, mas é muito provável que vejamos dois ou três grupos distintos durante as provas, com isso mais acentuado no início do campeonato. As equipes de fábrica brigarão na frente, com as satélites no meio e as CRT atrás.
Com 21 motos alinhadas no grid, MotoGP deverá ter uma temporada mais movimentada em 2012
A ideia de se trazer as motos CRT é muito boa. Isso estimula a entrada de novas fabricantes para a categoria, ainda mais por essas motos não terem um custo tão elevado. Tem tudo para dar certo. 

Além disso, novas vagas vão surgindo, possibilitando a chegada de novos pilotos, vindos da Moto2, como Stefan Bradl, atual campeão da competição, Michele Pirro, Aleix Espargaró, Anthony West e Yonny Hernandez, e de outras categorias, tanto para as equipes CRT como para as de competição.

Sobre as categorias menores, a Moto2 e a Moto3, que estreia nesse ano, algumas coisas. Na Moto2 teremos a estreia do brasileiro Eric Granado a partir do meio da temporada, depois que ele completar 16 anos. Uma ótima noticia para o motociclismo brasileiro, já que não temos um piloto com destaque desde Alexandre Barros. Será uma categoria bem forte, com Nico Terol e outros bons pilotos. Bom teste para ele. Ainda na Moto2, também teremos uma mulher, a espanhola Elena Rosell, que estreia na categoria pela QMMF.

Na Moto3 o grande destaque deverá ser o bom Maverick Viñales que já fez um campeonato bem interessante na extinta 125cc. O menino tem um grande futuro pela frente. Tanto a Moto2 quanto a Moto3 terão 32 pilotos.

O ano de 2012 será cheio de novidades na MotoGP.

Foto: MotoGP.com
Share on Google Plus

About Diego Maulana

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários: