A excelente volta de Kimi Raikkönen à F1

Imagine um cara que deixou a F1 ao fim da temporada 2009 e passou dois anos competindo no WRC, voltando à categoria em uma equipe mediana e terminando o campeonato em terceiro lugar, indo ao pódio e vencendo corrida, inclusive. Senhoras e senhores, apresento-lhes Kimi-Matias Räikkönen, o Mr. Regularidade da temporada.

Os números de Kimi impressionam nesse seu retorno à F1. O finlandês foi o único piloto a completar todas as 20 corridas do ano, sendo que 19 delas foram na zona de pontuação. A única vez em que não levou, ao menos um pontinho pra casa foi no GP da China (resultado que me fez ganhar uma aposta do meu amigo José Renato, inclusive, rsrs) graças a uma estratégia ruim de sua equipe. Em condições normais, Kimi teria terminado aquela prova entre os dez também (e eu teria perdido a aposta).

Além disso, Raikkönen foi ao pódio em sete oportunidades, com três segundos lugares, três terceiros e uma vitória épica em Abu Dhabi. Tudo isso guiando para uma equipe mediana que, até dado momento, tinha um ótimo carro, mas que não conseguiu se manter em uma crescente, como as rivais mais ricas. 
Sim, a Lotus fez um bom trabalho dentro de suas realidade e condições limitadas. Isso não se pode negar. E eles fizeram de tudo também para oferecer um equipamento pra lá de decente para seus pilotos. Mas ao meu ver, Kimi conseguiu ir além das expectativas. Não há como não ficar impressionado com o que ele fez em 2012, pois não é todo dia que vemos um retorno dessa magnitude e porque também não é todo piloto que tem tal capacidade. E acredito sim que essa fantástica readaptação dele à F1 tenha relação com sua aventura no WRC.

Todos sabemos que Raikkönen é um dos pilotos mais talentosos e capazes do atual grid e daqueles que surgiram nos últimos anos. Não a toa ele foi campeão mundial em 2007 e por duas vezes chegou ao vice, em 2003 e 2005. Acho que não é mais preciso elogia-lo quanto ao seu talento natural para pilotar carros de F1. O que ele fez não é qualquer que faz e só por esse talento já penso que ele teria tido um bom retorno. 

No entanto, acho que sua ida para o Mundial de Ralis acabou por ser benéfica em alguns pontos. Kimi ficou dois anos longe da F1, o que não é pouca coisa. E competindo em um outro tipo de categoria. Arriscou-se no WRC por amor aos ralis. Ele sempre disse que gostava muito desse tipo de competição e ao deixar a Ferrari, não hesitou em partir para essa nova empreitada depois de não conseguir uma vaga em outra equipe. Contudo, mais do que gostar da categoria, o finlandês pode ter visto no WRC uma oportunidade de evoluir.

Sei que a F1 e os ralis são competições completamente diferentes e que é até difícil traçar um paralelo entre as duas e ver onde Kimi pode ter evoluído, a não ser que em ambas as categorias ele compita contra os melhores pilotos do mundo. Para cada modalidade, é necessário um tipo de pilotagem, de abordagem do carro, que também têm suas peculiaridades. Sem falar em pistas, que são totalmente diferentes. Mesmo assim, fiquei com a impressão de que ele trouxe alguma coisa dessa empreitada.
Tenho pra mim que sua pilotagem nesse ano me pareceu muito mais madura e consistente. Não que já não fosse. Mas acredito que a passagem de Kimi pelo WRC incrementou sua abordagem na pista, sem fazer com que ele perdesse suas características. Outro ponto importante é que ele se manteve ativo no automobilismo. Não perdeu a forma e isso ajuda na nova adaptação. Claro, é tudo impressão de minha parte. Apenas ele poderia confirmar, ou não, se isso tem sentido. Entretanto, acho que sua passagem pelo Mundial de Ralis foi enriquecedora.

O resultado, vimos na pista. Juntou-se um piloto como o finlandês e um bom e confiável carro e a recompensa foram os números impressionantes. Ao retornar para o circo da F1, após não ter tido tanto sucesso nas competições off-road, Kimi voltou com uma bagagem maior do que quando tinha saído. Tanto que ele nem parece ter deixado a F1 em algum momento. Fico imaginando aqui o que ele teria feito em uma equipe que lhe desse um carro melhor... certamente Kimi teria brigado ou, porque não, ganhado o campeonato. O que seria um retorno mais épico do que já foi. Quem sabe em 2013...

Fotos: GPUpdate.net
Share on Google Plus

About Diego Maulana

    Blogger Comment
    Facebook Comment

1 comentários:

Daniel Machado disse...

A volta do Kimi em forma pra F1, eu esperava. Os resultados dependiam apenas do carro, e o carro era bom o sufuciente para ele demonstrar o que eu vivia dizendo. SE vacilar, ele briga realmente pelo titulo em 2013.