Vettel é o mais rápido do dia em Abu Dhabi

Na insossa pista de Yas Marina, em Abu Dhabi, Sebastian Vettel foi o mias rápido do dia. Nada fora do normal. Nada longe do que temos visto. Novamente será difícil ver alguém páreo para a Red Bull de Vettel neste fim de semana.

Sebastian Vettel já pode ser apontado como grande favorito do fim de semana. Será uma surpresa, pelo menos para mim, se ele não marcar a pole. E na corrida, se não houver nenhum problema, ele também deverá comandar com facilidade, visto que ele sabe fazer isso muito bem quando parte na dianteira. 

O alemão vai dando passos importantes e fazendo sua parte rumo ao tri. Ainda não é possível que ele garanta a taça em Abu Dhabi, mas dependendo do resultado, pode ser que as comemorações não passem de Austin, sendo o GP do Brasil apenas aquela corrida pra se festejar.
Na outra metade da equipe, Mark Webber foi quinto no TL1 e quarto no TL2. O australiano teve problemas no carro na sessão noturna e por isso andou menos que os rivais. Se tudo estiver bem, poderá escoltar Vettel amanhã e no domingo. Bom para o alemão.

A McLaren incomodará?


Vettel foi o mais rápido, porém foi seguido de perto pelos carros da McLaren. Hamilton foi o segundo e Button o terceiro mais rápidos do dia. É verdade que apenas o campeão de 2008 ficou próximo do alemão. A diferença entre os dois foi de pouco mais de um décimo, enquanto o atual vice campeão do mundo foi seis décimos mais lento. 

Contudo, foram os carros da equipe de Woking que dominaram o primeiro treino livre, no meio da tarde, com Hamilton novamente a frente de Button. E isso traz a expectativa nos fãs de que possa surgir alguém para duelar com Vettel na frente.
A McLaren sempre anda bem no circuito de Yas Marina. O carro casa bem com a pista. Contudo, não sabemos se será o suficiente para desafiar a Red Bull na classificação e na corrida. Aliás, o time de Woking decepcionou na Índia, onde havia otimismo com relação a andar próximo da RBR na corrida. Vamos ver se as coisas mudam nesse fim de semana. Na McLaren, o clima não é tão otimista, mas esperemos.. 

Lotus aparece na frente. Problema para Alonso


Discreta na primeira sessão, a Lotus melhorou bastante no segundo TL, colocando Romain Grosjean em quinto e Kimi Raikkönen em sexto, apresentando um bom desempenho. Dessa forma pode ser que a equipe preta e dourada possa brigar um pouco mais a frente nesta etapa.

A Lotus vive de altos e baixos nesse mundial. Tem um bom carro, mas não teve condições de seguir investindo nele para que pudesse acompanhar as rivais Red Bull, McLaren e Ferrari. Mesmo assim, vê Kimi Raikkönen levar a equipe ao terceiro lugar no mundial de pilotos e ao quarto no de construtores. Poderia estar melhor, mas devido às circunstâncias, é um ótimo resultado.

Nos últimos GPs, contudo, o time não foi tão bem. Os resultados foram satisfatórios, mas ficou aquela sensação de que se poderia ir mais longe. E essa chance pode vir nesse fim de semana. Ainda é cedo para afirmar, mas a Lotus pode ir bem em Abu Dhabi.

Por outro lado, essa boa chance da Lotus pode significar mais problemas para Fernando Alonso. O espanhol foi quarto no TL1 e sétimo no TL2, quando ficou atrás dos dois carros da Red Bull, da McLaren e da Lotus. Uma péssima notícia para ele que ainda vislumbra conquistar o título.
Sabemos que em corridas o ritmo da Ferrari é um pouco melhor do que em treinos. Semana passada vimos isso na Índia, quando Alonso largou em quinto, mas durante a prova, conseguiu um ritmo muito interessante que o levou ao segundo posto, minimizando seu prejuízo. A expectativa é que no domingo, o espanholo consiga novamente esse tipo de desempenho. Porém, ele precisaria largar mais a frente, se quisesse ter chances de vitória, por exemplo.

De nada vai lhe adiantar ter um bom ritmo de prova largando em sétimo, oitavo, nono lugar, atrás dos carros das equipes já citadas e de um ou outro que possam atrapalhar. A Ferrari precisa trabalhar para que seu carro dê a Alonso condições de se classificar bem. Isso facilitaria o seu trabalho.

Brasileiros


Os pilotos brasileiros não tiveram uma sexta ruim. No primeiro treino, apenas Felipe Massa andou e foi o 11º. Já no segundo, o ferrarista ganhou a companhia de Bruno Senna, que neste fim de semana vai de capacete novo para a pista.

Na segunda sessão, Massa foi o oitavo, confirmando que a Ferrari parece ser a quarta força do fim de semana, enquanto Bruno foi o 11º, o que lhe dá esperanças de fazer um bom treino amanhã. E ele precisa disso, para conseguir resultados ainda melhores em corridas.

Resto do grid


Gostei muito do que vi da Williams nesta sexta. O time de Grove deverá dar trabalho. No TL1, Maldonado foi o sétimo enquanto Valtteri Bottas foi o nono. No TL2, Maldonado foi nono e Bruno, como disse, o 11º. Acredito que pelo menos um dos carros da equipe estará no Q3. Resta saber se vão manter o desempenho no domingo.
Quem também deve figurar entre os 10 é a Sauber. Depois de uma primeira sessão discreta, com Kobayashi em 13º e Perez em 16º, o time suíço viu seu piloto mexicano terminar em 10º no TL2. Um bom presságio de que as coisas podem ir bem. Kobayshi foi o 16º, mas tem pra onde crescer.

Já Force India e Mercedes decepcionaram. Ficaram ali nas posições intermediárias, sem incomodar muito. Parece que terão um fim de semana difícil. Toro Rosso, como sempre, fecha essa parte. Lá no fundo, nada de mudanças.

TL1

1º. Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes), 1min43s285
2º. Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes), a 0s333
3º. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull-Renault), a 0s765
4º. Fernando Alonso (ESP/Ferrari), a 1s081
5º. Mark Webber (AUS/Red Bull-Renault), a 1s257
6º. Michael Schumacher (ALE/Mercedes), a 1s409
7º. Pastor Maldonado (VEN/Williams-Renault), a 1s830
8º. Nico Rosberg (ALE/Mercedes), a 1s909
9º. Valtteri Bottas (FIN/Williams-Renault), a 2s062
10º. Kimi Raikkonen (FIN/Lotus-Renault), a 2s137
11º. Felipe Massa (BRA/Ferrari), a 2s282
12º. Nico Hulkenberg (ALE/Force India-Mercedes), a 2s302
13º. Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari), a 2s437
14º. Romain Grosjean (FRA/Lotus-Renault), a 2s458
15º. Jules Bianchi (FRA/Force India-Mercedes), a 2s484
16º. Sergio Pérez (MEX/Sauber-Ferrari), a 2s526
17º. Daniel Ricciardo (AUS/Toro Rosso-Ferrari), a 3s364
18º. Jean-Éric Vergne (FRA/Toro Rosso-Ferrari), a 3s423
19º. Heikki Kovalainen (FIN/Caterham-Renault), a 4s133
20º. Timo Glock (ALE/Marussia-Cosworth), a 4s606
21º. Pedro de la Rosa (ESP/HRT-Cosworth), a 5s069
22º. Max Chilton (ING/Marussia-Cosworth), a 5s602
23º. Ma Qing Hua (CHI/HRT-Cosworth), a 7s202
24º. Giedo van der Garde (HOL/Caterham-Renault), sem tempo

TL2

1º. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull-Renault), 1min41s751
2º. Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes), a 0s168
3º. Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes), a 0s661
4º. Mark Webber (AUS/Red Bull-Renault), a 0s715
5º. Romain Grosjean (FRA/Lotus-Renault), a 0s749
6º. Kimi Raikkonen (FIN/Lotus-Renault), a 0s781
7º. Fernando Alonso (ESP/Ferrari), a 0s836
8º. Felipe Massa (BRA/Ferrari), a 1s072
9º. Pastor Maldonado (VEN/Williams-Renault), a 1s247
10º. Sergio Pérez (MEX/Sauber-Ferrari), a 1s355
11º. Bruno Senna (BRA/Williams-Renault), a 1s440
12º. Nico Rosberg (ALE/Mercedes), a 1s449
13º. Nico Hulkenberg (ALE/Force India-Mercedes), a 1s504
14º. Michael Schumacher (ALE/Mercedes), a 1s516
15º. Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes), a 1s827
16º. Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari), a 1s938
17º. Daniel Ricciardo (AUS/Toro Rosso-Ferrari), a 2s509
18º. Jean-Éric Vergne (FRA/Toro Rosso-Ferrari), a 3s254
19º. Vitaly Petrov (RUS/Caterham-Renault), a 3s494
20º. Heikki Kovalainen (FIN/Caterham-Renault), a 4s031
21º. Timo Glock (ALE/Marussia-Cosworth), a 4s838
22º. Charles Pic (FRA/Marussia-Cosworth), a 4s920
23º. Pedro de la Rosa (ESP/HRT-Cosworth), a 4s956
24º. Narain Karthikeyan (IND/HRT-Cosworth), a 5s655

Fotos: GPUpdate.net
Share on Google Plus

About Diego Maulana

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários: