E quatro horas depois do fim do treino classificatório para o GP de Abu Dhabi, eis que apareço aqui com meus pitacos. Demorei hoje por dois motivos. O primeiro é que meu bairro ficou sem energia elétrica durante toda manhã e por parte da tarde. Funcionários da companhia de energia elétrica estavam trocando postes e a fiação de algumas ruas daqui. E como o bairro é pequeno, todos sofrem. O segundo motivo é que a FIA não se decidia sobre a punição ou não de Sebastian Vettel, que ficou no meio do caminho, após o treino ser encerrado.
Porém, cá estou eu para falar da classificação, que teve como pole sitter não Sebastian Vettel, como a maioria esperava, e sim Lewis Hamilton. Sim, o inglês surpreendeu e foi o mais rápido do dia em Yas Marina, circuito onde ele e a McLaren sempre andam bem. E com isso, já se coloca na posição de favorito para amanhã.
Apesar de surpreendente, não podemos afirmar que o resultado de Lewis é absurdo. Ele liderou, por exemplo, o primeiro e o terceiro treinos livres e foi o segundo na segunda sessão, muito próximo de Vettel. Ou seja, sempre esteve nas primeiras posições, o que dava a sensação de que a McLaren poderia incomodar a Red Bull neste fim de semana. Mesmo sem que ele mostrasse muito otimismo em relação ao treino classificatório, no dia de ontem. Hoje, após o treino, ele também demonstrou surpresa. Normal. Mas ele sabia que tinha capacidade para isso.
Lewis fez um trabalho fantástico durante toda a sessão. E no Q3, sobrou. Bastou apenas uma tentativa para que ele conseguisse marcar o melhor tempo, três décimos à frente do segundo. Até abortou a segunda volta, com pneus novos. E comemorou. De forma discreta, mas comemorou.
O fato é que Hamilton se pôs em uma ótima posição para a corrida de amanhã. Sem ninguém a sua frente e com um carro aparentemente bem equilibrado para essa pista, ele poderá manter a posição e controlar a corrida, como fazia em Cingapura, pista com características semelhantes de Abu Dhabi, até abandonar com problemas no câmbio. Para isso, precisará fazer uma boa largada.
Se não tiver problemas, pode ser que ele comemore aquela que poderá ser sua última vitória na McLaren.
Vettel, punido, saí em último
Os dois carros da Red Bull sairiam logo atrás da McLaren de Hamilton. Mark Webber em segundo e Sebastian Vettel em terceiro. Sairiam. Mas Sebastian Vettel, como disse acima, parou no meio da pista em sua volta de desaceleração, com problema de falta de combustível, assim como aconteceu com Hamilton na Espanha. E como aconteceu com o inglês naquela oportunidade, o alemão foi punido e largará dos boxes.
Pelo que chegou de informações, a RBR do atual bicampeão do mundo ficou com apenas 850ml de combustível ao fim da sessão, quantidade abaixo do que é estipulado pela FIA. Por isso, ele foi excluído da classificação. Um erro grave de uma equipe que está prestes a conquistar o mundial de construtores e que também está próxima de dar ao alemão o terceiro título na categoria. Prejudicou toda a corrida do alemão e pode dar uma sobrevida a Fernando Alonso no campeonato.
A punição, ao meu ver, foi justa. A FIA manteve a consistência de sua decisão. Se puniu Hamilton pelo mesmo motivo, tinha de punir Sebastian. Apesar disso, a Federação poderia rever tal regra para o ano que vem, punindo o piloto que tiver esse problema com a perda de seu tempo apenas naquela sessão e não jogá-lo para o fim do pelotão. Outro ponto foi a demora dos comissários para julgarem o caso. Mais de quatro horas até uma decisão. A FIA tinha de ser mais ágil nesses casos.
Com tudo isso o que aconteceu, Vettel vai ter de remar muito amanhã. A pista de Yas Marina não oferece muitas condições de ultrapassagem e há a informação de que Vettel era o segundo pior piloto em velocidade final. Seu carro estava melhor ajustado para a parte de baixa da pista. Mesmo com KERS e DRS à disposição e com a possibilidade de reajustar o carro (por isso saem dos boxes), creio que ele terá dificuldades. Acredito que chegue entre os dez, mas vai ser a duras penas.
Alonso, o sortudo
Com a punição de Vettel, quem ganha é Fernando Alonso. O espanhol fez o que deu, mas largaria apenas em sétimo. Com a desclassificação do rival, ele pula pra sexto. E passa a não ter mais que se preocupar em caçar Vettel.
O que Alonso tem de fazer amanhã é pensar em uma corrida tão boa quanto a da Índia. Largar bem e ser agressivo no início será fundamental para alcançar um bom resultado, ainda mais porque, como disse, há poucos pontos de ultrapassagem em Yas Marina. A Ferrari tem mantido um ritmo decente de corrida, e isso ajuda.
Caso Alonso não tenha problemas durante a corrida e faça uma estratégia boa, poderá ser recompensado com pontos preciosos amanhã, o que diminuiria ou até acabaria com a diferença para Vettel e lhe daria mais chances no mundial. Vamos ver.
O grupo dos 10, os brasileiros e o restante do grid
Ainda no grupo que seguiu ao Q3, não vimos grandes novidades. A maior delas talvez tenha sido com relação ao quarto lugar de Pastor Maldonado. Que virou terceiro com a punição de Vettel. Disse que a Williams parecia ter um bom carro nesse fim de semana. Mas vamos esperar para ver o que Maldonado poderá fazer, uma vez que ele não tem se mostrado consistente em corridas.
Os dois carros da Lotus estiveram presentes entre os dez primeiros, com Kimi Raikkönen em quinto e Romain Grosjean em décimo. Pularam para quarto e nono respectivamente. Kimi tem andado bem e pode sonhar com um pódio em uma briga com Webber e Maldonado. Mas terá de tomar cuidado também com Alonso, que virá pra cima. Já Grosjean briga para pontuar.
Jenson Button é o quinto e Nico Rosberg o sétimo. Deverão fazer apenas figuração na corrida, já que o fim de semana de ambos não tem sido nada agradável.
Entre os brasileiros, Felipe Massa se classificou em nono e sai em oitavo. Mas tratou de não parecer muito otimista com relação a suas chances. O ferrarista deverá ter um dia difícil amanhã. Já Bruno Senna foi mais positivo. Disse que seu carro estará rápido para a corrida. O problema é que larga apenas em 14º. Vai ter de remar muito para conseguir algo. E o pior é que segue sendo surrado por Maldonado em classificações.
No restante do grid, nenhuma grande surpresa. Sauber, Force India, Toro Rosso e a Mercedes de Schumacher ficaram pelo caminho, como esperado. Nico Hulkenberg acabou herdando a décima posição, mas nada que anime muito.
Grid de largada
1º. Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes) 1min40s630
2º. Mark Webber (AUS/Red Bull-Renault) 1min40s987
3º. Pastor Maldonado (VEN/Williams-Renault) 1min41s226
4º. Kimi Raikkonen (FIN/Lotus-Renault) 1min41s260
5º. Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) 1min41s290
6º. Fernando Alonso (ESP/Ferrari) 1min41s582
7º. Nico Rosberg (ALE/Mercedes) 1min41s603
8º. Felipe Massa (BRA/Ferrari) 1min41s723
9º. Romain Grosjean (FRA/Lotus-Renault) 1min41s778
10º. Nico Hulkenberg (ALE/Force India-Mercedes) 1min42s019
11º. Sergio Pérez (MEX/Sauber-Ferrari) 1min42s084
12º. Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes) 1min42s218
13º. Michael Schumacher (ALE/Mercedes) 1min42s289
14º. Bruno Senna (BRA/Williams-Renault) 1min42s330
15º. Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari) 1min42s606
16º. Daniel Ricciardo (AUS/Toro Rosso-Ferrari) 1min42s765
17º. Jean-Éric Vergne (FRA/Toro Rosso-Ferrari) 1min44s058
18º. Heikki Kovalainen (FIN/Caterham-Renault) 1min44s956
19º. Charles Pic (FRA/Marussia-Cosworth) 1min45s089
20º. Vitaly Petrov (RUS/Caterham-Renault) 1min45s151
21º. Timo Glock (ALE/Marussia-Cosworth) 1min45s426
22º. Pedro de la Rosa (ESP/HRT-Cosworth) 1min45s766
23º. Narain Karthikeyan (IND/HRT-Cosworth) 1min46s382
24º. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull-Renault) (*) 1min41s073
(*) Punido por encerrar o treino classificatório com quantidade insuficiente de combustível.
Fotos: GPUpdate.net
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