Vettel: pole e título cada vez mais próximo

Já era de se esperar que Sebastian Vettel marcaria a pole position para o GP dos EUA, no estreante Circuito das Américas, em Austin, Texas. Depois de dominar amplamente todas as sessões de treinos livres, o piloto da Red Bull também dominou a sessão classificatória. Não com toda a facilidade encontrada antes. Mas ainda assim com o suficiente para garantir a posição de honra e dar um passo muito grande rumo a conquista da vitória, em 100º Grande Prêmio, e quem sabe, do tricampeonato.

Vettel dominou o Q1 e o Q2 sem muita dificuldade, dando pinta de que também conquistaria a pole de maneira simples, sem esforço. Não foi bem por aí. Mesmo assim, não havia muita dúvidas de que o alemão seria o pole sitter, o que lhe dá ampla vantagem neste domingo. Como todos sabemos, sempre que larga na pole, Vettel faz grandes provas. Some na frente e só reaparece na hora de comemorar a bandeirada final.
Com mais essa pole, é óbvio que ele se coloca em uma posição confortabilíssima para vencer novamente amanhã. E deve fazê-lo, se nada de estranho acontecer, uma vez que ninguém está imune a problemas - e a Red Bull já teve alguns neste fim de semana. E além disso, com as posições no grid do jeito que estão, e as destrincharei ao longo do post, fica também a possibilidade de Vettel garantir o tri já amanhã. E não é difícil.

Sebastian tem, como dizem por aí, a faca e o queijo nas mãos. Agora, é só cortar e saboreá-lo...

Hamilton quase apronta...


O motivo pelo qual Vettel não conseguiu dominar o Q3 como as sessões anteriores tem nome e sobrenome. Lewis Hamilton. Com sua McLaren, o inglês foi muito bem no Q3 e andou muito próximo do rival, tendo terminado a classificação com uma volta pouco mais de um décimo mais lenta do que a do alemão. O que é um feito, já que vimos o que Vettel foi capaz de fazer.

Hamilton é sabidamente muito rápido e vimos que nesse fim de semana sempre andou entre os ponteiros, como sempre. Ele sabe que tem um bom carro nas mãos e não vai querer perder a chance. E também não pode, já que é um campeão do mundo.
Dessa forma, novamente a McLaren parece ser a grande rival da Red Bull. E nesse caso, a rivalidade se resume a Vettel e Hamilton, como vem acontecendo. Até porque, Button, com problemas no motor, nem ao Q3 foi e sai em 12º. E Webber, apesar do terceiro lugar no grid, não parece páreo para os dois.

Acho difícil que Hamilton consiga manter um ritmo tão bom quanto o de Vettel amanhã. Contudo, o inglês não tem nada a perder (a não ser me fazer perder uma aposta) e pode querer aprontar, nessa que é sua penúltima corrida pela McLaren. E com isso, ele pode tornar o contorno dessa primeira curva bastante interessante.

E o Alonso?


Se teve alguém que lamentou muito essa classificação foi Fernando Alonso. Não bastasse ver seu grande adversário na luta pelo tri largar na pole, o espanhol não conseguiu mais do que um nono lugar na classificação, que virou um oitavo, graças a um punição a Romain Grosjean. Nada alentador.

Se mantiver essa posição na corrida de amanhã, o ferrarista vai ter de torcer para que Hamilton apronte mesmo e vença. Assim, ele conseguiria trazer a decisão para o Brasil, em condições horríveis, é verdade, mas evitaria o tri de Vettel. Entretanto, sabemos que isso não será bem assim.
Hoje, Alonso sofreu, principalmente, com a falta de aderência nos pneus. Vimos, por várias vezes, ele balançando o carro de um lado para o outro buscando o melhor aquecimento dos compostos. Mas não teve sucesso. E isso lhe impediu de ir um pouco mais para frente, o que era possível, se analisarmos a posição de largada de seu companheiro, Felipe Massa, sexto. Aliás, foram quatro décimos que separaram os dois.

Sem ter uma boa posição de largada, Alonso vai ter de, mais uma vez, apostar tudo no ritmo de prova, que é onde a Ferrari melhora um pouco. Contudo, vai ter de escalar um pelotão osso duro de roer para terminar ao menos em quarto, o que traria a decisão do campeonato para terras tupiniquins, independente de uma (iminente) vitória de Vettel. O espanhol vai ter de fazer outra grande corrida, com agressividade, como as duas últimas, para conquistar um resultado mais favorável. Mas repito, não será fácil. Ainda mais tendo Grosjean e Maldonado logo atrás, o que na teoria é mau negócio.

The Brazilian guys...


Os brasileiros não tiveram uma classificação dos sonhos. Mas também não decepcionaram. Felipe Massa, como disse, sai em sexto. E pela segunda vez parte à frente e seu companheiro, Fernando Alonso. Um resultado que se não é pra sair atirando fogos por aí, pelo menos serve para aumentar um pouco seu moral e auto estima. E que mostra um bom trabalho dele neste fim de semana. Aliás, repito, foram quatro décimos. Muito mais pelas dificuldades encontradas por Alonso. Mas ainda assim, são quatro décimos.
Já Bruno Senna bateu na trave novamente para entrar no Q3. Foi o 11º colocado. E perdeu novamente o embate com Pastor Maldonado na briga pelos treinos. Mas pelo menos desta vez apenas uma posição separam os dois. O desempenho de ambos não está tão longe um do outro. O que pode dar ao brasileiro chances de superar o venezuelano e pontuar novamente.

O resto do grid...


A Lotus conseguiu ir bem no Q3 e marcaria P4 com Grosjean e P5 com Raikkönen. Mas o franco suíço acabou punido pela troca de câmbio e perdeu cinco posições e largando em nono. Seu companheiro herdou sua posição. Schumacher surpreendeu e andou muito bem para alcançar o quinto lugar. Muito diferente de seu companheiro, Nico Rosberg, apenas o 17º.

Nico Hulkenberg parte da sétima posição e também foi bem melhor do que Paul di Resta, seu companheiro, 13º. Em 14º larga Jean-Eric Vergne enquanto seu companheiro, Daniel Ricciardo, ficou pelo Q1 e larga em 18º. Já a Sauber foi muito mal e tem Sergio Perez e Kamui Kobayashi em 15º e 16º, respectivamente.

Grid de Largada

1º. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull-Renault), 1min35s657
2º. Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes), 1min35s766
3º. Mark Webber (AUS/Red Bull-Renault), 1min36s174
4º. Kimi Raikkonen (FIN/Lotus-Renault), 1min36s708
5º. Michael Schumacher (ALE/Mercedes), 1min36s794
6º. Felipe Massa (BRA/Ferrari), 1min36s937
7º. Nico Hulkenberg (ALE/Force India-Mercedes), 1min37s141
8º. Fernando Alonso (ESP/Ferrari), 1min37s300
9º. Romain Grosjean (FRA/Lotus-Renault), 1min36s587
10º. Pastor Maldonado (VEN/Williams-Renault), 1min37s842

11º. Bruno Senna (BRA/Williams-Renault), 1min37s604
12º. Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes), 1min37s616
13º. Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes), 1min37s665
14º. Jean-Éric Vergne (FRA/Toro Rosso-Ferrari), 1min37s879
15º. Sergio Pérez (MEX/Sauber-Ferrari), 1min38s206
16º. Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari), 1min38s437
17º. Nico Rosberg (ALE/Mercedes), 1min38s501

18º. Daniel Ricciardo (AUS/Toro Rosso-Ferrari), 1min39s114
19º. Timo Glock (ALE/Marussia-Cosworth), 1min40s056
20º. Charles Pic (FRA/Marussia-Cosworth) 1min40s664
21º. Vitaly Petrov (RUS/Caterham-Renault), 1min40s809
22º. Heikki Kovalainen (FIN/Caterham-Renault), 1min41s166
23º. Pedro de la Rosa (ESP/HRT-Cosworth), 1min42s011
24º. Narain Karthikeyan (IND/HRT-Cosworth), 1min42s740

Fotos: GPUpdate.net
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