Gutierrez confirmado oficialmente na Sauber

De saída da Sauber, já com contrato assinado com a McLaren, Sergio Perez concedeu entrevista a alguns jornalistas ontem, quinta-feira, no circuito de Interlagos. E em um breve deslize, o piloto mexicano deu com a língua nos dentes e acabou confirmando aquilo que muita gente já esperava: seu compatriota, Esteban Gutierrez, será mesmo o segundo piloto da equipe suíça, decisão oficializada hoje pelo time.

A opção por Gutierrez não surpreende em nada. Será a substituição de um mexicano por outro por conta de razões financeiras, de patrocínio. Hoje, a Sauber tem como principal patrocinador a Telmex (e ainda tem a marca de tequila Jose Cuervo), empresa do bilionário mexicano Carlos Slim, que apoia as carreiras de Sergio e Esteban. Ou seja, nada mais natural do que ele colocar um dos dois pilotos da equipe. Perez já estava lá como titular. Saiu para a McLaren. Gutierrez, reserva, foi promovido. Nada mais do que isso.

O que se pode discutir é se o jovem piloto mexicano está preparado para o desafio. Em 2012, Gutierrez foi o terceiro colocado na GP2, obtendo três vitórias (Valência, Silverstone e Hungaroring) e mais quatro pódios. Bons resultados para um piloto que fez apenas sua segunda temporada na categoria. 
Porém, ainda parece muito cedo para um salto dessa magnitude para Esteban. Talvez, um ano a mais de GP2 fizesse com que ele pegasse mais 'cancha', chegasse mais preparado. Até porque, mesmo com o terceiro lugar, em alguns momentos ele se mostrou inconstante, o que é perfeitamente normal. Mas agora que tudo já foi feito, não adianta reclamar. O mexicano vai ter de aprender como tudo funciona na F1. E rápido.

Quanto as implicações da confirmação de Gutierrez, que deve sair em breve, a principal delas é que o MITO Kamui Kobayashi está sem equipe para 2013. Aliás, não foi o mexicano que tomou sua vaga e sim o bom alemão Nico Hulkenberg, confirmado há poucas semanas e que terá a missão de liderar o time, coisa que Kamui tentou fazer neste ano, mas sem muito sucesso. 

Pra mim, é uma pena a saída do japonês da Sauber. Por outro lado, seus resultados em 2012 não ajudaram. Pelo potencial que o carro tinha e pelo bom piloto que é, esperava-se mais dele. E ele poderia ter feito mais. Como sabemos, se na F1 você não apresenta resultados, logo é descartado. Volto a dizer, é uma pena. Mas é totalmente compreensível. Espero que Kobayashi ainda arrume um lugar no grid de 2013, o que é muito difícil, uma vez que o mesmo já afirmou que precisará de um forte patrocínio. Contudo, seguiremos torcendo.

Foto: Tazio.com.br
Share on Google Plus

About Diego Maulana

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários: