Robert Kubica, F1 e rali

Nesta semana, a Citroen e o piloto Robert Kubica anunciaram uma pequena parceria. O talentoso e narigudo polonês participará de dois eventos guiando um Citroen C4, modelo com o qual Sebastien Loeb ganhou quatro de seus nove títulos no WRC (entre 2007 e 2010). Os eventos que contarão com a participação de Kubica são os tradicionais ralis de Como, na Itália, e de Var, na França.

Naturalmente, tanto o piloto quanto a montadora demonstraram bastante entusiasmo com a novidade. Robert frisou, inclusive, que espera ter desempenhos distintos em ambos os eventos, uma vez que participará pela primeira vez do rali italiano, onde espera se adaptar ao carro, justamente para andar bem em solo francês, o qual já conhece, por ter participado do rali de Var em três oportunidades. As duas competições deverão testar, também, seu atual nível de competitividade e como anda sua recuperação.

Porém, creio que os dois eventos poderão ter um papel decisivo em algumas decisões do polonês para o futuro. Explico.

O sonho de retornar à F1


Quando Robert Kubica se acidentou, no dia 6 de fevereiro do ano passado, participando do Rali Ronde de Andora, na Itália, ele ainda era um piloto de F1. Estava sob contrato com a Lotus, era o grande nome da equipe e tinha bastante prestígio dentro do time e da própria F1. Tanto que sempre era nome cotado para uma possível vaga que se abrisse em algum time grande. Ele já tinha seu lugar garantido na categoria e era considerado um dos grandes nomes da modalidade.
A tragédia que se abateu sobre ele, no entanto, acabou por mudar drasticamente esse panorama. O severo acidente deixou, além das sequelas físicas no piloto, uma dúvida na cabeça de muitos. Robert acabou passando a ser apenas uma incógnita, pois ninguém crava que ele poderá voltar à F1. Pelo contrário. Muitos até duvidam disso. E mesmo que ele retorne ao circo, ainda não é possível saber se ele será competitivo como antes. Uma situação deveras complicada e uma pena, pois estamos falando de um grande piloto.

Claro que ele segue trabalhando para retornar à maior categoria de monopostos do mundo. Primeiro polonês a correr e a vencer na F1, ele, assim como qualquer piloto, ele que continuar perseguindo seu sonho de ter sucesso por lá. E apesar de já ter conquistado um grande reconhecimento de todos, ele almeja mais. E tem capacidade para tal. Mas uma volta não é certa.

WRC seria uma possibilidade...


Apesar de ser um piloto da F1 e de tentar voltar para ela,  Kubica nunca escondeu que amava as competições off-road. Não fosse essa paixão, não teria participado de vários eventos do tipo. E é provável que não tivesse sofrido acidente algum, estando hoje apto a correr pela Lotus ou por qualquer equipe do grid. Mas já sabemos que não é o caso. Mesmo assim, esse amor pelos ralis pode ser de grande valia para ele.

Sabemos que nos últimos meses ele tem participado de eventos do tipo e tido relativo sucesso. É uma boa forma de se voltar a ter contato com carros de competição, de sentir novamente o gosto de desafiar outros pilotos e de criar confiança, mesmo que em outro estilo de prova e em competições menores. E o ingresso nos ralis de Como e Var provam isso.

Como eu disse lá no início do texto, os dois eventos serão importantes para testar seu nível de competitividade e de recuperação. Guiar um carro consagrado no WRC como o C4 e contra pilotos especialistas nesse tipo de categoria será uma experiência e tanto para ele. E se for bem, pode ser que ele comece a mudar um pouco o seu foco.
O polonês seria uma boa atração no WRC. Chamaria a atenção, por ser um nome novo, por já ter passagem pela F1 e por toda sua história recente. Um chamariz interessante para a competição. E essa experiência seria benéfica para o próprio Kubica, que uniria o útil ao agradável, ou seja, se manteria um ano ativo e se recuperando, e fazendo algo que gosta, em uma competição em que, pelo menos para ele, a pressão seria menor, em um primeiro momento.

Claro que o que faço é apenas uma suposição, envolvendo o piloto e uma situação hipotética, até porque ele também precisaria ter condições físicas para aguentar esse desafio. Creio que só poderemos fazer uma analise melhor desse cenário após Como e Var. Só depois desses eventos poderemos ter uma noção maior da real situação de Kubica, vendo se ele teria condições reais de ingressar de forma competitiva no WRC. Mas acredito que essa seria mesmo uma boa opção para ele.

O que fazer Bob?


No momento, Kubica me parece seguir focado em voltar à F1. E não podia ser diferente. Contudo, isso é muito improvável de acontecer a curto prazo. Visando 2013, acredito que ele não teria chances na categoria, uma vez que.todas as equipes de ponta, exceção feita a Lotus, estão com suas duplas fechadas, e dos times médios para baixo, levar patrocinadores é muito importante, o que não parece ser seu caso. 

Uma chance que ele teria seria como piloto de testes da Pirelli. Há especulações, que não vêm de hoje, de que ele estaria negociando para assumir esse posto no ano que vem. E isso lhe colocaria em uma grande posição para 2014, ano em que algumas vagas poderão se abrir, além de testar sua atual condição em um monoposto.

Um piloto do calibre de Kubica, provando que tem condições de voltar bem à F1 e munido de boas informações sobre o comportamento dos compostos que serão utilizados daqui dois anos, poderá ser uma peça fundamental em qualquer escuderia. Seria seu passaporte de volta ao circo. Mas volto a frisar, isso tudo depende de sua evolução física.
Dessa forma, um possível ingresso no WRC é, aparentemente, algo mais viável no momento, até porque ele estará em contato com os ralis em breve. Não sei se ele já pensou na possibilidade ou se ele já cogitou uma mudança. Como disse, ele gosta de ralis e se optar por esse tipo de competição, teria a chance de se manter ativo. Não acho que seria uma escolha absurda de sua parte. Fora que ele tem o bom exemplo de Kimi Raikkönen, que provou ser possível ir do WRC para a F1 em grande estilo, guardadas as devidas proporções.

Claro que o finlandês não passou pelos problemas que Kubica passou e é também um fora de série. Mas é uma esperança. Caso opte por dar uma chance ao mundial de ralis, demonstrando um desempenho satisfatório, se recuperando fisicamente e ganhando confiança, não vejo porque ele não possa investir nisso, mesmo que não em definitivo e sim utilizando essa via para retornar a F1.

Quanto as condições de seu corpo para uma empreitada como essa, os ralis de Como e Var servirão para ele saber se é possível ou não tentar competir em alto nível. Vamos esperar para ver o que acontece.
Share on Google Plus

About Diego Maulana

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários: