E na segunda-feira...

Resuminho do fim de semana de GP do Brasil e título de Sebastian Vettel na F1.

F1


Não escrevi sobre os treinos no sábado, por conta de compromissos. E ontem, não falei sobre a corrida e o título de Vettel. E que corrida. Como sempre, vimos um GP do Brasil de tirar o fôlego em Interlagos. Uma prova cheia de alternativas e emocionante, que culminou com o terceiro título do jovem piloto alemão da Red Bull. O terceiro seguido.

Vettel sofreu para ser campeão ontem. Burocrático na largada, quase colocou tudo a perder pelo excesso de zelo. Perdeu algumas posições e ficou no meio do pelotão. E lá estando, era alvo fácil de qualquer tipo de confusão. Dito e feito. Bruno Senna, na curva do lago, acertou o alemão por trás, que ficou atravessado na pista. Por muita sorte, ninguém o acertou, o que seria um desastre. A partir disso, tinha de fazer uma prova de recuperação. E a fez.
Com o talento e o carro que tinha em mãos, Vettel foi escalando o pelotão. Em poucas voltas, já se encontrava na zona de pontuação e em posição que lhe dava o título novamente. Mas quem disse que seria fácil assim para ele? Até a Red Bull parecia jogar contra o alemão. Em uma relargada, seu companheiro Mark Webber quase lhe acerta na freada do S. Com o chove e pára, a equipe se atrapalhou também, cahmando-o para uma parada desnecessária para colocar pneus slick, tendo de corrigi-la em seguida.

E pra completar, Fernando Alonso ganhava posições, e subiu para segundo, o que obrigava Vettel a ser pelo menos sétimo. Sebastian foi o sexto. E garantiu assim o terceiro título. Feito merecido.

Feito que era merecido também por Fernando Alonso. O espanhol fez mais uma daquelas corridas que sempre faz, com uma regularidade incrível. E contando com a sorte em muitos momentos para ganhar posições. Com um carro inferior, Alonso fez o que deu. E às vezes até o que não dava na temporada. E por isso chegou à última prova com chances de título. Mas sucumbiu diante da Red Bull, mais competente na produção de seu bólido e com um piloto extremamente talentoso.

Alonso perdeu mas deve ficar de cabeça erguida, pois fez muito. E não foi pra qualquer um a derrota. A decepção fica, mas ele sai com o sentimento de dever cumprido, de ter feito o seu melhor. Quem sabe, no ano que vem...
Jenson Button ficou com a vitória. Como sempre, em condições de chove e pára, o britânico fez bem seu papel. É um dos pilotos que melhor sabe ler a corrida nessas condições e por isso se destaca do demais quando acontecem provas do tipo. Button foi perfeito ontem para vencer. Contou, claro, com uma pitada de sorte. Isso porque tinha a sua frente Nico Hulkenberg e Lewis Hamilton que acabaram se envolvendo em uma confusão. Mas nada que tire seus méritos.

Por falar em Hulkenberg e Hamilton, estão aí dois caras que fizeram uma grande corrida. O alemão foi fantástico e liderou, com uma Force India, boa parte da prova. Mostra que tem talento e que tem de ser melhor observado pelos times grandes. É mais um alemão para se ficar de olho. Já o segundo teve um fim de semana incrível, com pole, e vinha fazendo uma bela prova, até o acidente. E não fosse a McLaren nesse ano, Lewis estaria ontem brigando pela taça. E com grandes chances de ganhar o título.

Sobre o acidente dos dois, acho que foi coisa de corrida. Um exagero a punição com um Drive Thru para Hulkenberg. E um exagero o que disse Hamilton depois, falando que ficou decepcionado pelo fato do alemão não ter pedido desculpas. São coisas que acontecem.
Felipe Massa foi outro que fez uma grande prova. Terminou em terceiro, mas poderia ter ido além, mas foi limitado porque Alonso tentava o título. Mesmo assim, o brasileiro, que ficou bastante emocionado ao fim do GP, fez sua parte e mostrou que pode ter um 2013 muito melhor do que o 2012. A confiança parece ter voltado e com ela, os resultados.

Encerrando sua vitoriosa carreira na F1, Michael Schumacher terminou a corrida de ontem na zona de pontos, com uma bela sétima posição. Uma bonita recompensa para aquele que é o maior piloto de todos os tempos na F1. Fecha-se assim um ciclo.

Kimi Raikkonen protagonizou uma cena bizarra ontem. Ao sair da pista na entrada da junção, o finlandês tentou voltar pelo traçado antigo da pista. Mas deu de cara com o portão fechado. Aí, teve de dar a volta para retornar a pista, como mostra o vídeo abaixo. Kimi é um figuraça mesmo!

E por falar em figura, infelizmente vimos ontem a última prova de Kamui Kobayashi. E o japonês mostrou porque é tão querido pelos fãs. Mais uma prova combativa dele, com ultrapassagens e muita briga, inclusive com o campeão Vettel. Koba chegou a andar em quinto, mas terminou em nono, depois de rodar ao tentar passar Schumacher. Vai fazer falta o MITO!

F1, agora só daqui a 110 dias. Já estamos com saudade.

Robert Kubica


E Robert Kubica segue suas aventuras no mundo do rali. E impressionando a todos. Desta vez, o polonês não ganhou o evento, o tradicional Rallye du Var. Mas esteve perto disso. Nos dois primeiros dias de disputa, Kubica deu show. Andou muito bem e até a SS8, penúltima do sábado, liderava com uma folga de mais de cinco minutos para o segundo. Até que bateu e abandonou. Uma pena.

Mesmo assim, o pessoal da Citroen foi só elogios ao piloto. E cada vez acho que seu caminho deverá seguir nas competições off road em um futuro próximo.

Ah, a vitória em Var ficou com Cedric Robert.

Fotos: GPUpdate.net
Share on Google Plus

About Diego Maulana

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários: