E na segunda-feira...

Depois de um preguiçoso e agoniante domingo, lá venho eu com as análises do fim de semana, cheio de despedidas por aí e de algumas confusões.

MotoGP


A temporada da MotoGP chegou ao fim neste fim de semana em Valência com um clima frio, tanto nas disputas, uma vez que tudo já estava definido, quanto no ambiente. E com pista molhada, vimos Dani Pedrosa, que largou dos boxes, fazer uma corrida monumental e vencer pela sétima vez no ano. Dessa forma, mesmo com o vice, o piloto da Honda foi quem mais ficou no topo do pódio na temporada.
Para vencer ontem, além de talento, Pedrosa contou com a sorte e com a boa estratégia. Mesmo saindo dos boxes, o espanhol partiu com pneus para pista seca, enquanto boa parte do grid largou com pneus de chuva. Isso foi essencial para que ele recuperasse várias posições, uma vez que muito pilotos tiveram de parar. Com a estratégia funcionando, veio a sorte. Apesar de errar e perder tempo quando se aproximava de Lorenzo, o líder que tinha adotado uma estratégia semelhante a sua, Pedrosa assumiu a dianteira após uma queda do rival, que perdeu o controle da moto ao se aproximar do retardatário James Ellison.

Aliás, não foi só o bicampeão do mundo que levou um tombo. Com a pista úmida, vários pilotos acabaram ficando pelo caminho. Um deles foi Cal Crutchlow, que fazia uma bela prova e estava na segunda posição. Com isso, quem herdou um lugar no pódio foi o japonês Katsuyuki Nakasuga, que substituiu Ben Spies na Yamaha (e fez mais que o americano). Completou o pódio o australiano Casey Stoner, se despedindo da MotoGP com muita honra.

Quem se despediu também, mas da Ducati, foi Valentino Rossi. E com um amargo 10º lugar, uma volta atrás de Pedrosa e atrás também de motos CRT. Que fase...
Na Moto 2, Marc Marquez venceu. Não, ele não venceu. O que o espanhol, campeão da categoria fez foi surreal. Beirou o inacreditável. Largando em 33º e último em Valência e debaixo de chuva, Marquez superou um a um seus adversários. Foram 22 só na primeira volta. Subiu gradualmente, chegando ao segundo posto na 20ª volta. No penúltimo giro, superou o então líder Julián Simón, para vencer. E venceu.

O que Marquez fez foi um ABSURDO. E mostra que seu nível já não é mais compatível com a Moto 2. Ele está entre os melhores. Por isso há tanta expectativa em torno do garoto. Estou louco pra ver o que ele vai aprontar na MotoGP.
Pela Moto 3, mais uma corrida com final apoteótico. E dessa vez com vitória de Danny Kent, que superou o campeão Sandro Cortese nos metros finais da prova. E com o malaio Zulfahmi Khairuddin no encalço de ambos. Certamente a Moto 3 é a categoria mais emocionante do mundial de moto velocidade.

WRC


Também na Espanha, tivemos a etapa de encerramento do WRC. E com tudo definido também. Porém, o fim de semana foi especial, com a despedida do maior de todos, Sebastien Loeb. E o francês fez o que mais sabe. Venceu.

Como sempre, Loeb controlou bem suas ações, para garantir seu último triunfo como piloto do programa integral da Citroen. Mesmo com a aproximação de Jari-Matti Latvala no fim, não houve como superar o eneacampeão. Presenciamos nesse domingo o fim de uma era.
Destaco a boa participação do norueguês Mads Ostberg, que terminou em quarto, após terminar o primeiro dia na liderança. Ostberg é bom piloto e tem um bom futuro pela frente. Entre os brasileiros, Daniel Oliveira foi o 16º e Paulo Nobre o 30º.

Stock Car


Por terras brasileiras, dia de Stock Car. E dobradinha da Eurofarma RC, com vitória de Max Wilson e segundo lugar de Ricardo Mauricio em Brasilia. O que faz com que a disputa pelo título fique aberta na última prova do campeonato, a 'Corrida do Milhão' em Interlagos. Cacá Bueno, nono ontem, segue na liderança, mas se vê bastante ameaçado por Daniel Serra, Atila Abreu e Ricardo Mauricio. Max Wilson vem um pouco mais atrás.

Já entre os convidados de honra da categoria, depois de um grande oitavo lugar no grid, Rubens Barrichello acabou abandonando a prova. E reclamando, após ser tocado por Julio Campos no início da prova, despencando para o fim do grid. Aliás, os toques ocasionaram um problema de suspensão, motivo do abandono. Bem, as reclamações de Rubinho talvez sejam motivadas por sua falta de experiência nesse tipo de categoria, onde toques são normais, apesar de serem exagerados em alguns casos. É falta de costume. Logo ele aprende.

Já Tony Kanaan, partindo lá do fundo, tentou terminar a prova e aprender o máximo possível. E conseguiu. Foi o 19º. Bom aprendizado.

Para a 'Corrida do Milhão', além de Rubinho e Tony, outro convidado guiará: Helio Castroneves também vai ter sua experiência com a Stock. Está ficando cada vez mais interessante essa prova.

F-Truck


Na F-Truck, enfim temos um campeão. Leandro Totti venceu em Curitiba e sagrou-se campeão brasileiro da categoria. Ele também já tinha conquistado o título sul-americano. Barba, cabelo e bigode, como diriam por aí.

Mesmo chegando ao terceiro posto pouco depois da metade da prova, o que já lhe garantia o título, o piloto paranaense partiu para a vitória em casa, superando Felipe Giaffonne e Roberval Andrade, coroando assim a grande temporada que teve. Título mais do que merecido para Totti.

Nascar


Na Nascar, Kevin Harvick venceu em Phoenix. Brad Keselowski, sexto, deu um grande passo rumo a seu primeiro título, aproveitando-se de que Jimmie Johnson não completou a prova. Mas o que marcou o domingo na categoria foi a briga entre Jeff Gordon e Clint Bowyer.

Gordon e Bowyer já tinham se estranhado na pista, com o primeiro levando a pior ao bater e ser desclassificado. No entanto, Gordon seguiu na pista e acertou o carro do rival, lhe tirando da prova também. Ao chegar nos boxes, irritado, Gordon foi abordado pela equipe do adversário e a confusão começou. Logo depois, o próprio Bowyer tentou tirar satisfações. Veja no vídeo abaixo.

Confusão a parte, a Sprint Cup ainda tem uma prova, no próximo domingo, em Homestead. E com total favoritismo de Keselowski em relação a conquista do título.

Fotos: MotoGP.com e NextGen-Auto.com
Share on Google Plus

About Diego Maulana

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários: