Na Suécia, Ogier sobra

Na Suécia, a segunda etapa do WRC já traz novidades para quem acompanha a categoria. Na liderança, continua um Sebastien francês. Só que ao invés de vermos o sobrenome Loeb no topo, vemos agora o sobrenome Ogier liderando um rali. Liderando não. Dominando!

O jovem piloto da Volkswagen sobrou neste segundo dia de disputas nas trilhas suecas. E olha, não foi pouco. Das sete especiais disputadas nesta sexta-feira, cinco foram pra conta de Ogier, que já tem mais de meio minuto de vantagem para o segundo colocado. Ou seja, mais da metade das especiais disputadas até agora (incluindo a primeira, corrida ontem e vencida por Loeb) tiveram o piloto da VW como vencedor. Um absurdo, digno do xará Loeb.

Com um desempenho tão avassalador, o francês se coloca no radar daqueles pilotos que temos que olhar com carinho na temporada. Sem Loeb na Citroen e com um dupla instável guiando os bólidos franceses, Ogier se coloca como um rival perigosíssimo, que pode sim quebrar a hegemonia da marca francesa.
Sebastien Ogier sobrou nessa sexta-feira no Rali da Suécia. Francês já tem mais de 30s de vantagem para o segundo
Aliás, não foi só Ogier que andou bem. Podemos dizer que a Volkswagen está fazendo um ótimo trabalho neste rali, já que Jarí-Matti Latvala aparece na terceira posição. O finlandês é outro que vem apresentando uma boa performance, apesar de um erro na SS6 ter lhe custado o segundo posto. Contudo, isso prova que a equipe está em boa forma e que parece ter um carro capaz de encarar a Citroen de igual para igual no restante da temporada.

Entre os dois companheiros da VW, vem o mito Sebastien Loeb que não é lá um grande especialista em ralis que envolva neve e trilhas de cascalho e terra. Com mais de 30s de desvantagem para Ogier, parece que o eneacampeão, que reconheceu a superioridade do adversário, dizendo que ele esteve fora de seu alcance, deverá se contentar apenas com um pódio se nada de estranho acontecer, nesse segundo rali de seu tour de despedida.

Em quarto ficou o bom norueguês Mads Ostberg, da Qatar M-Sport Ford, que venceu uma especial no dia. Ostberg sempre teve bons desempenhos na Suécia e depois de um rali abaixo do esperado em Monte Carlo parece estar querendo mostrar serviço em sua nova equipe. E vem fazendo um bom papel até aqui. E atentem: Ostberg não está distante de Loeb e Latvala. Pode ser que ele entre em uma briga por pódio, quem sabe. Outro piloto da Qatar M-Sport Ford, Evgeny Novikov, vem em quinto lugar e também faz um bom rali.
Sebastien Loeb não foi páreo para o xará francês, que segundo o próprio eneacampeão esteve inalcançável
Já a grande decepção fica com os dois outros pilotos da Citroen. Dani Sordo vai de mal a pior nesse rali. Ocupa a fraquíssima 11ª posição, fora da zona de pontuação inclusive. Vai ter de melhorar muito para ter uma performance considerada, ao menos, regular. Já Mikko Hirvonen venceu a última especial do dia. Mas já tinha destruído seu rali, logo na SS2, primeira especial do dia. Perdeu mais de 20 minutos e está em 30º. A Citroen vai sofrer em 2013...

Se nada de estranho acontecer, Ogier deverá seguir dominando o rali da Suécia com sobras para conquistar sua primeira vitória no ano e a primeira da Volkswagen no WRC. No resto, a briga entre Loeb, Latvala e possivelmente Ostberg, pode render. Amanhã, mais oito especiais serão disputadas.

Resultados após o primeiro dia do Rali da Suécia

1. Sebastien Ogier (FRA/VW) 1h16min00.1s
2. Sebastien Loeb (FRA/Citroen) a 31.4s
3. Jari-Matti Latvala (FIN/VW) a 33.1s
4. Mads Ostberg (NOR/Qatar M-Sport Ford) a 42.3s
5. Evgeny Novikov (RUS/Qatar M-Sport Ford) a 1min11.7s
6. Pontus Tidemand (SUE/PTM Ford) a 1min22.1s
7. Juho Hanninen (FIN/Qatar M-Sport Ford) a 1min49.5s
8. Thierry Neuville (BEL/Qatar M-Sport Ford) a 2min00.2s
9. Henning Solberg (NOR/M-Sport Ford) a 3min25.3s
10. Martin Prokop (TCH/Czech Ford) a 4min43.3s

Fotos: E-WRC.cz
Share on Google Plus

About Diego Maulana

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários: