Os lançamentos da F1 (Parte II)

Ontem falei de McLaren, Ferrari, Force India, Sauber e Red Bull e o lançamento de seus carros. Hoje, é a vez de Mercedes, Toro Rosso, Caterham e Marussia, que mostraram ao mundo seus bólidos entre ontem e hoje, completando assim 10 de 11 lançamentos. Agora, resta apenas a Williams mostrar seu FW35, coisa que acontece apenas no dia 19.

W04


A Mercedes, que agora conta com Lewis Hamilton em um de seus carros, apresentou seu W04 nesta segunda-feira, já na pista de Jerez de la Frontera, pouco depois de ter feito o primeiro shakedown do carro e algumas filmagens para a nova patrocinadora do time, a Blackberry, sob comando de Nico Rosberg.

Em linhas gerais, o carro de 2013 da Mercedes tem poucas mudanças em relação ao do ano anterior, como tem sido padrão entre todas as escuderias. A mudança mais notória para o W03 é no famigerado degrau no bico do bólido, neste ano bastante suavizado, outra coisa notória entre as equipes que mantiveram a solução.
Ross Brawn, chefe do time, falou que essa temporada marca o início de uma "segunda era" na Mercedes e que o time está amadurecendo, muito em conta da reformulação pela qual vem passando nos últimos 18 meses. Brawn destacou também que os funcionários vêm trabalhando arduamente para que, enfim, a Mercedes possa integrar o grupo dos times grandes tendo um carro competitivo.

Já os pilotos foram mais comedidos em suas declarações e avaliaram que será necessário tempo para que o time possa almejar algo realmente grande.

STR8


A Toro Rosso também aproveitou a segunda-feira para dar o ar da graça em Jerez. A prima pobre da Red Bull também não apresentou grandes evoluções aerodinâmicas, apostando em linhas mais conservadoras. Outra equipe a ter o degrau no bico em 2012, a STR conseguiu deixa-lo mais discreto em seu novo carro.

Conservadorismo nas linhas, conservadorismo na pintura do carro também. O time ítalo-austríaco não seguiu o exemplo de sua prima gigante e também manteve sua pintura tradicional, contando, é claro, com o Touro Vermelho que representa a marca.
Apesar de não mudar muito o carro, as metas do time para a temporada são mais ousadas. Segundo Franz Tost, chefe da Toro Rosso, a intenção não é repetir o fraco nono lugar da temporada 2012 e sim evoluir para chegar a ser a sexta melhor equipe do grid. E para isso confiam em James Key, uma das cabeças por trás do ótimo C31 da Sauber, que deu a mesma posição à equipe suíça em 2012. Vamos ver o que poderão fazer Daniel Ricciardo e Jean-Eric Vergne.

CT03 e MR02


Já nesta terça-feira, mais dois times se apresentaram, pouco antes do início dos testes coletivos em Jerez de la Frontera. A Caterham foi a primeira a mostrar seu novo bólido, o CT03, que não apresentou grandes mudanças em relação ao CT01. Nem o degrau no bico mudou, continuando proeminente no carro. Diferença apenas no esquema de cores, com um verde um pouco mais claro.
O objetivo do time, segundo Mark Smith, diretor técnico da equipe, é dar um passo à frente em relação a temporada 2012. Smith destacou que o projeto do CT03 foi desenvolvido totalmente no centro técnico da equipe, em Laerfield, lembrando que esse já é um grande avanço.

Pouco depois, foi a vez da Marussia mostrar seu MR02, carro que será guiado pelo brasileiro Luiz Razia e pelo britânico Max Chilton. Para o bólido de 2013, a base foi mantida pela equipe russa. No entanto, a metodologia de trabalho parece ter mudado. Desde que entraram na F1, essa é a primeira vez que o time utilizou o túnel de vento para desenvolver seu carro, junto com o CFD (fluidodinâmica computacional). Pat Symonds foi o conselheiro da escuderia.
Mas o chefe da equipe, John Booth, tratou logo de ser bem realista em sua previsões. Para ele, o time tem de dar um passo de cada vez, primeiro buscando evoluir ao passo que consiga ir ao Q2 para só depois pensar em coisas maiores, como pontuar. E convenhamos, tudo isso deverá ser bem difícil.

Fotos: NextGen-Auto.com
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