Deveria ter feito um post para cada lançamento de carro das equipes de F1. Deveria. Mas uma série de problemas entre quinta e sexta-feira (leia-se dor de dente) e sábado e domingo (leia-se outros compromissos) me impediram. Portanto, resolvi fazer um apanhando geral dos novos modelos lançados até o momento por McLaren, Ferrari, Force India, Sauber e Red Bull. Amanhã, ou quarta, venho com outro post com Mercedes, Toro Rosso, Marussia e Caterham.
MP4-28
Na quinta-feira, a McLaren lançou, em sua suntuosa sede de Woking, o MP4-28. Visualmente, o bólido apresentou poucas diferenças em relação ao seu antecessor, o bom mas nem tão confiável MP4-27. Porém, o clima dentro da equipe parece ser bem otimista e o discurso, com não poderia deixar de ser, é de buscar os títulos, que não vêm desde 2008, no mundial de pilotos, e desde 1998, no mundial de construtores.
Jenson Button, grande estrela da equipe agora, destacou que as grandes mudanças no carro estão por baixo da carenagem, e que confia em um 2013 competitivo de sua equipe. Já Sergio Perez mostrou-se empolgado com toda a nova rotina de piloto de time grande. O chefe da equipe, Martin Whitmarsh também falou. E revelou que o carro deverá sofrer muitas modificações para os testes em Jerez e para a etapa de abertura, em Melbourne.
Destaque também para a apresentação do time lembrando os 50 anos da McLaren na categoria, com menções a carros importantes da história do time, e ao criador de tudo, o mítico Bruce McLaren.
F138
Na sexta-feira, foi a vez da Ferrari dar o ar da graça. E os italianos sim, apresentaram um bólido um pouco diferente do utilizado em 2012. Para 2013, a equipe abandonou o degrau no bico. A parte traseira mais estreita também chamou a atenção.
Chefe da equipe, Stefano Domenicali também confirmou que o bólido mostrado na apresentação, sofrerá ainda mudanças para os testes de Jerez e para a primeira etapa do ano, em Melbourne, sendo este o primeiro passo desse novo projeto.
Entre os pilotos, Fernando Alonso preferiu adotar um discurso de mais cautela, sem prometer muito, mas acreditando que estará brigando pelo título novamente. Já Felipe Massa destacou que quer voltar a brigar por vitórias e ajudar a Ferrari a conquistar os dois campeonatos.
Detalhe sobre o nome do F138. Essa é uma homenagem ao modelo 2013 (13) e aos motores V8 (8) que fazem sua temporada de despedida da categoria.
VJM06
Também na sexta-feira, a Force India apresentou seu carro para a temporada. Sem ainda ter anunciado seu segundo piloto para a temporada, coube a Paul di Resta, que vai para sua terceira temporada no time, fazer as honras e mostrar ao mundo o VJM06.
Visualmente, o grande destaque é o abandono do degrau no bico do carro, seguindo o exemplo da Ferrari, que também deixou para trás a solução aerodinâmica, e a McLaren, que não tinha a adotado em 2012. De resto, o diretor técnico e projetista da equipe, Andrew Green, destacou mudanças nas suspensões e um trabalho mais intenso na parte aerodinâmica. Tudo para que a equipe tente superar o sétimo lugar na temporada passada, após uma boa segunda metade de mundial.
Sobre as expectativas para 2013, di Resta preferiu não traçar metas especificas. Porém, destacou que se a escuderia quiser resultados melhores, terá de ser mais consistente durante o ano, mostrando um ritmo parecido com o do ano passado.
C32
A temporada 2012 da Sauber foi fantástica. Com quatro pódios no ano e o sexto lugar no mundial de construtores, a equipe suíça surpreendeu, positivamente, muita gente com o ótimo C31. E para 2013, o objetivo da equipe é voltar a surpreender. E para isso, eles apostam no C32.
As principais novidades do carro ficaram por conta da permanência
do degrau no bico, desta vez com uma solução muito menos chamativa para deixa-lo
mais baixo, e na nova pintura. A escuderia abandonou a cor branca e adotou o
cinza escuro. Dessa forma, o carro ficou muito parecido com a HRT de 2010.
Como não poderia deixar de ser, o time de Hinwill quer
evoluir com relação a 2012. Pelo menos é o que discursa Monisha Kaltenborn,
chefe da equipe. Segundo ela, o trabalho no C32 foi focado em desenvolver os
pontos fortes do C31 e eliminar os pontos fracos. Vamos ver no que dá tudo isso
e o que poderão fazer o talentoso Nico Hlkenberg e o novato Esteban Gutierrez.
RB9
O lançamento do domingo ficou por conta da Red Bull. Em sua
fábrica, situada em Milton Keynes, a atual tricampeã da F1 nos dois mundiais
(pilotos e construtores) mostrou ao mundo o RB9, carro a ser batido em 2013. E
o novo projeto de Adrian Newey também não trouxe assim tantas inovações.
Visivelmente, o carro parece com o de 2013, seguindo a tendência
de todas as equipes em ter como base seus trabalhos anteriores. O degrau no
bico não foi abandonado, apesar da entrada de ar que o antecessor continha não
estar mais presente. O próprio pessoal da Red Bull admite que este é um
trabalho ‘evolucionário’, já que apenas em 2014 haverá uma grande mudança de
regras na F1.
Dessa forma, a principal novidade ficou por conta do esquema
de cores do novo bólido, com a presença bem maior da cor roxa, em mistura com o
azul, amarelo e vermelho. O resultado é um layout bem, digamos assim, estranho.
Fotos: NextGen-Auto.com
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