Ogier mantém a liderança no Rali da Suécia

E após o terceiro dia de disputas no Rali da Suécia, o francês Sebastien Ogier segue liderando o evento, com certa folga. Após dominar o segundo dia da prova, vencendo cinco das sete especiais programadas, Ogier passou a administrar a boa vantagem construída neste sábado, nas trilhas suecas. E o jovem piloto da Volkswagen tem feito isso muito bem.

Hoje, oito especiais foram disputadas e Ogier venceu três delas. Contudo, ele procurou não se arriscar muito. Guiando com mais cautela, o francês viu sua diferença para o segundo colocado diminuir em 4.5s no geral, após o término da SS16, último trecho cronometrado do sábado. Dessa forma, a diferença dele para o vice líder, que ultrapassava a casa dos 30s, caiu para 26.9s. Uma margem ainda folgada e muito boa de se administrar. O piloto do carro número oito parece ter tudo sob controle e tem feito um grande rali. Tem tudo para confirmar sua primeira vitória no ano e a primeira do VW no WRC amanhã.

Na segunda posição vem Sebastien Loeb, que ainda tenta alcançar o xará e compatriota. O eneacampeão também foi vencedor de três especiais no dia, diminuindo um pouco a desvantagem. Mas o cenário segue desfavorável para Loeb, nesse segundo rali de um total de quatro em seu tour de despedida. Será muito difícil que, em condições normais, o piloto da Citroen alcance e ultrapasse o adversário da Volkswagen. Contudo, o francês tem seu segundo lugar praticamente garantido, uma vez que também conseguiu uma boa vantagem perante o dono do terceiro, que estava muito mais próximo dele ontem. Sem essa preocupação de garantir a atual posição, quem sabe ele tenha mais liberdade para arriscar?
Apesar de ter perdido 4.5s da vantagem construída na sexta-feira, Sebastien Ogier segue folgado na liderança
Por falar no terceiro posto, essa é a briga mais interessante do momento. Isso porque o norueguês Mads Ostberg conseguiu superar o finlandês Jari-Matti Latvala, invertendo de posição com ele. Dessa forma, o jovem piloto da Qatar M-Sport Ford alcança um lugar no pódio, até o momento.

Neste sábado o norueguês foi mais consistente do que o finlandês, que, apesar de vencer uma das especiais, acabou perdendo muito tempo. Assim, Latvala, que estava brigando diretamente com Loeb pelo segundo lugar, caiu para quarto ao passo que Osteberg, que não estava tão distante dos dois ao fim desta sexta-feira, conseguiu se aproveitar para ganhar uma posição, mesmo com a desvantagem perante o atual campeão tendo subido. Apenas 6.1s separam terceiro e quarto, o que certamente deve gerar uma boa disputa neste domingo, nas últimas especiais do evento.

Completando o top 5 momentâneo, aparece o veloz russo Evgeny Novikov, companheiro de Ostberg na Qatar M-Sport Ford. Novikov é outro que vem fazendo um rali consistente até agora, apesar de sempre termos um pé atrás com ele, por conta de seus acidentes. Frutos de sua inexperiência.

Já os outros pilotos da Citroen seguem seus martírios. Dani Sordo, que finalizou a sexta-feira em 11º, ganhou somente uma posição. Isso porque o jovem sueco Pontus Tidemand, grande surpresa do evento ontem, abandonou com problemas mecânicos. Aliás, um destaque para esse menino que vinha fazendo uma belíssima apresentação, andando em sexto lugar e revelado a mim pelo amigo Paulo Teixeira, o Speeder76: ele é enteado de Henning Solberg e protegido dele e do irmão Petter Solberg. Ou seja, aprendeu com quem sabe. E estava superando o padrasto nesse rali. Em 2012, terminou a temporada do WRC Academy, campeonato para jovens pilotos, em terceiro.

Voltando a falar dos pilotos da Citroen, Sordo não vem fazendo nada de excepcional. E vai marcando somente um pontinho. Já Hirvonen, que desde a SS2 não tem chances de mais nada, pelo menos venceu uma especial, mostrando que se não fosse aquele acidente, poderia estar ali, no top 5, o que ainda seria pouco. Está em 21º.
Sebastien Loeb venceu três especiais no dia. No entanto, pouco conseguiu se aproximar do líder Ogier neste sábado
Outro que não teve muito a comemorar foi Juho Hanninen, que errou feio na última especial perdendo mais de um minuto na classificação geral e o sexto lugar para o belga Thierry Neuville, seu companheiro.

Amanhã, mais seis especiais serão disputadas. E Ogier, se continuar assim, deverá confirmar o triunfo. Vai pintando o favorito da temporada?

Resultados após o terceiro dia do Rali da Suécia

1. Sebastien Ogier (FRA/VW) 2h18min22.8s
2. Sebastien Loeb (FRA/Citroen) a 26.9s
3. Mads Ostberg (NOR/Qatar M-Sport Ford) a 57.7s
4. Jari-Matti Latvala (FIN/VW) a 1min03.8s
5. Evgeny Novikov (RUS/Qatar M-Sport Ford) a 1min43.5s
6. Thierry Neuville (BEL/Qatar M-Sport Ford) a 3min16.2s
7. Juho Hanninen (FIN/Qatar M-Sport Ford) a 4min10.5s
8. Henning Solberg (NOR/M-Sport Ford) a 5min16.7s
9. Martin Prokop (TCH/Czech Ford) a 7min56.1s
10. Dani Sordo (ESP/Citroen) a 8min31.9s

Fotos: E-WRC.cz
Share on Google Plus

About Diego Maulana

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários: