Balanço dos testes de Jerez (Parte I)

Nesta semana, a F1 iniciou seus trabalhos em 2013 com quatro dias de testes coletivos no circuito de Jerez de la Frontera, com a participação de todas as equipes. E após esses primeiros ensaios, claro, tiramos nossas primeiras conclusões - não muito claras, ainda - sobre o que poderemos ver na temporada que se inicia em março, em Melbourne. 

Obviamente, são apenas impressões, até porque, como diria o outro, 'treino é treino, jogo é jogo'. Cada time desenvolve um trabalho diferente, testa essa solução, arranja aquela alternativa, pratica voltas em ritmo de classificação, treina condições de corrida..., enfim, aproveitam esse tempo para conseguirem o máximo de informações possíveis nessas oportunidades, cada vez mais escassas. Mesmo assim, creio que cabe a analise. 

Dessa forma, vou dividi-la em duas partes, avaliando equipe por equipe. A primeira segue agora e a segunda vai ao ar amanhã. Boa leitura.

Red Bull


Sempre discretos quando o assunto são testes coletivos, a Red Bull não fez muito alarde durante a semana em Jerez. Mas nem por isso deixou de andar bem. Tricampeão do mundo com a equipe, o alemão Sebastian Vettel anotou o quinto melhor tempo da semana, após 198 voltas no circuito espanhol. E a marca foi alcançada com pneus duros, diga-se de passagem. Quase sete décimos mais lento do que a melhor marca das sessões. Ou seja, um ótimo desempenho tendo em vista a diferença dos compostos. Já Mark Webber fez apenas o 15º mais rápido, em 174 giros.
Discretos porém eficientes. A Red Bull não se exibe, mas mostra que o RB9 deverá ser forte como seus antecessores
Claro, não sabemos exatamente que tipo de situação e que tipo de configuração cada um deles testou. Há muitas alternativas e soluções para serem avaliadas durante essas semanas. Mas uma coisa parece certa: o time rubro-taurino deverá vir, como sempre, com muita força para essa temporada. E com um carro mais confiável do que o RB8, que teve seus probleminhas no mundial passado. É aguardar pra ver os próximos testes.

Ferrari


Sem Fernando Alonso nessa primeira bateria de testes, coube a Felipe Massa liderar os ensaios do time italiano. E o brasileiro cumpriu bem seu papel. Tendo dado 227 voltas juntando todas as sessões das quais participou, Felipe ficou com o melhor tempo da semana, o que mostra que a Ferrari tem um carro rápido, ao menos. Estariam os italianos assumindo uma posição de time favorito? Muito cedo pra afirmar. Porém, as expectativas já são melhores para com o F138 do que eram com o F2012, carro que nasceu com sérios problemas e que fez com que a Ferrari tivesse de trabalhar duro na temporada passada para dar a Fernando Alonso um equipamento que lhe permitisse brigar pelo título até a prova de encerramento do mundial.
Com Felipe Massa, a Ferrari teve a melhor marca geral dos testes.  O F138 parece ser melhor do que o criticado F2012
Além disso, em se tratando de uma evolução, acho que podemos esperar além de mais um bólido confiável da equipe de Maranello, um carro que seja mais competitivo no início de temporada, o que pode ser crucial na briga pelo título, apesar dos problemas sofridos por Pedro de la Rosa, com a quebra do câmbio na sexta-feira. O espanhol ficou com o 18º melhor tempo no apanhado geral, completando 56 giros, apenas.

McLaren


Jenson Button começou a semana de duas maneiras distintas. Na terça-feira, primeiro dia de testes, o inglês pouco andou, especialmente na parte da manhã, com problemas na bomba de combustível. À tarde, Button foi para as cabeças, anotando o melhor tempo do dia, muito à frente dos rivais. E com pneus duros em uma pista recém aberta, ou seja, com pouca borracha e aderência no traçado. Causou um certo espanto em todo o paddock. Seria o MP4-28 a grande força da temporada? Difícil dizer.
McLaren parece ter bom potencial com o MP4-28. Porém, equipe precisa resolver seus problemas de confiabilidade
O carro da equipe de Woking parece ter um ótimo potencial. Mas seria ele confiável o suficiente? Ano passado Hamilton e Button sofreram com um carro rápido, porém, vítima de constantes problemas. Talvez tenha sido nisso que o time tenha trabalhado na semana, na questão confiabilidade. Tanto que nem Button, com 120 voltas, tampouco Perez, após 179 giros e ainda em fase de adaptação, superaram a marca registrada na terça-feira. Terminaram a semans com o nono e 11º tempos, respectivamente. Entre as três grandes, a McLaren parece ser a maior incógnita. Vejamos como se sairá daqui pra frente.

Lotus


Está aí um time que pode voltar a surpreender em 2013. A Lotus tem, definitivamente, um carro rápido para a temporada 2013. Tanto que Kimi Raikkönen foi o mais rápido do último dia de praticas e obteve a segunda melhor marca da semana, ao passo que Romain Grosjean conquistou a quarta melhor marca no geral. E ambos não ficaram muito distantes da melhor marca. O carro também não mostrou problemas de confiabilidade, repetindo o que aconteceu em 2012 dando ao finlandês a chance de completar todas as corridas do ano, apesar de tanto Kimi quanto Romain não terem andado tanto quanto os rivais. Foram 123 e 149 voltas para eles, respectivamente.
O E21 se mostrou rápido e confiável, o que deixou a todos na Lotus bastante animados. Devem andar bem novamente
Não sei se o E21 terá capacidade de enfrentar Red Bull, Ferrari e McLaren de igual para igual. Contudo, os carros pretos, dourados e agora muito mais vermelhos tem tudo para conquistar bons resultados no mundial. Tanto é verdade que seus pilotos demonstraram bastante otimismo com o novo bólido. Vejamos como será o desempenho da equipe nos próximos ensaios. Mas acho que veremos a Lotus brigando por pódios com mais constância em 2013, e até por novas vitórias, especialmente no início da temporada.

Mercedes


Será que agora vai? Essa é a pergunta que todos se fazem com relação à Mercedes em 2013. Mas com todos concentrados em pensar em grandes mudanças apenas para 2014, quando muda também o regulamento, 2013 tem sido o ano de se pensar apenas em evoluir o que já foi construído em 2012. Portanto, a resposta para a pergunta acima deve ser: não, a Mercedes ainda não vai para as cabeças com o W04, evolução do modelo W03, com quem o time venceu pela primeira vez nessa volta à F1.
A Mercedes parece estar otimista com o W04. Contudo, carro ainda não deverá levar o time a posição que eles desejam
Durante esses quatro dias em Jerez, a equipe bávara sofreu um bocado. No primeiro dia, problemas com Nico Rosberg no comando. No segundo, problemas com Lewis Hamilton, que batizou o carro na barreira de pneus. Os alemães tiveram que correr contra o tempo para reunir o maior número possível de informações sobre o carro. No fim, oitavo tempo geral para Rosberg, com 162 voltas, e décimo para Hamilton, com 160 giros e uma avaliação até que satisfatória. Não há aquele otimismo exacerbado de que vamos vencer corridas, mas também não existem motivos para depressão. Ao que parece, a impressão é de que podem fazer um campeonato melhor em 2013. Vamos ver como se seguirão os trabalhos.

Amanhã falo sobre Sauber, Force India, Williams, Toro Rosso, Caterham e Marussia.

Fotos: GPUpdate.net
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