Balanço sobre primeiros testes da MotoGP em Sepang

Em Sepang, foram finalizados hoje os primeiros testes coletivos do ano na MotoGP. Foram três dias com pilotos e equipes aproveitando as primeiras chances para terem contato com os novos equipamentos e analisarem o que precisa ser mantido e o que precisa melhorar. E observando assim, de longe, já começam a surgir as primeiras impressões sobre o campeonato que está por vir.

Assim como em 2012, em 2013 a briga pelos primeiros lugares deverá ficar com os times oficiais de Honda e Yamaha. E talvez com um pouco mais de intensidade do que na temporada que se passou. Pode-se dizer que, tanto a Repsol Honda quanto a Yamaha têm pilotos de ponta, capazes de vencer corridas. Isso já torna a disputa bem acirrada entre as duplas Pedrosa/Márquez e Lorenzo/Rossi. Duvido que as disputas por vitórias nas corridas e pelo título saia daí.

Naturalmente, o que pode ocorrer é a polarização das disputas dentro desse próprio grupo com o decorrer do campeonato, por um motivo ou por outro.
Dani Pedrosa foi o piloto mais rápido nos três dias de testes da MotoGP em Sepang. Espanhol quer primeiro título
Sobre os desempenhos, Pedrosa liderou todos os dias de treinamentos, tendo sempre Lorenzo muito próximo dele, especialmente nos dois primeiros. A Honda parece ter uma moto bem mais estável do que no ano passado e o espanhol vem motivado a conquistar seu primeiro título. A Yamaha, por sua vez, também parece ter uma moto muito boa. Contudo, Lorenzo, atual campeão, pediu algumas melhorias, especialmente com relação a aceleração. Vamos ver o que acontece nos próximos ensaios.

Um pouco atrás vieram Marc Márquez e Valentino Rossi. O campeão da Moto 2 foi melhor do que o italiano multi-campeão nos dois primeiros dias. Já nesta quinta, o Doutor foi mais rápido, se aproximando bastante do desempenho de seu companheiro, ao passo que o novato sofreu um tombo e ficou em quarto. Tanto Rossi quanto Márquez vão precisar um pouco mais de tempo do que seus parceiros. O italiano para se readaptar à Yamaha, algo que vem fazendo aos poucos. Já o espanhol ingressa em uma categoria nova, onde as motos são diferentes e a pressão é maior. Ambos deverão estar em um nível melhor quando alinharem no grid de Losail.

Se as equipes oficiais de Yamaha e Honda estão no topo, logo em seguida vêm os times satélites de ambos. Creio que a Tech 3 Yamaha, a LCR Honda e a Gresini Honda nos proporcionarão boas disputas no segundo pelotão, conseguindo, inclusive, beliscar um pódio aqui e outro ali, em determinadas condições, pois todos tem bons equipamentos.

A Tech 3 já havia surpreendido na temporada passada com Andrea Dovizioso e Cal Crutchlow andando muito bem e conquistando pódios. Aliás, ambos foram melhores do que o segundo piloto da Yamaha oficial na época, o americano Ben Spies. Repetir o feito é meio improvável, até porque os pilotos do time oficial não são bobos. Mas os bons resultados deverão continuar a aparecer, com um Crutchlow mais maduro e com Bradley Smith querendo mostrar serviço.

Outro que teve um 2012 muito bom foi Stefan Bradl, levando a LCR Honda a ótimas performances. E o alemão, que derrotou Marc Márquez na Moto 2 em 2011, quer novamente mostrar bons desempenhos para reivindicar algo melhor nas próximas temporadas.
Atual campeão, Jorge Lorenzo andou muito próximo de Pedrosa, mas foi o segundo em todos os três dias de ensaios
Conseguindo melhorar durante a temporada 2012, Álvaro Bautista se destacou mais no fim da temporada passada. E nesse ano deve ser mais constante no segundo bloco, brigando com as Tech 3 e com a LCR de Bradl.

Quem segue decepcionando é a Ducati, que sequer parece ter nível para desafiar os pilotos do segundo bloco, como aconteceu na temporada passada. Nicky Hayden e Andrea Dovizioso terão muito trabalho ao lado da equipe italiana. Tanto que já pediram mudanças consideráveis na nova moto. Andrea Ianone e Ben Spies, que também correrão com a Ducati, mas pela Pramac, time satélite, também terão muito o que fazer para melhorar sua motos.

Entre as motos CRT, as da equipe Aspar Aprilia seguem mostrando os melhores resultados, se aproximando das motos Ducati, por exemplo. É uma evolução lenta, mas que pode dar resultados no decorrer do mundial. Uma boa noticia é ver o grid com mais pilotos. Espero que isso se torne uma tendência.

Ainda restam mais dois testes coletivos da MotoGP antes da estréia no Qatar. O próximo acontece novamente em Sepang, entre os dias 26 e 28 de fevereiro. E depois, entre 23 e 25 de março, as equipes testam em Jerez.

Fotos: MotoGP.com
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