Sobre os testes da Moto 2 e da Moto 3 em Valência

Uma semana após os primeiros testes coletivos da MotoGP, no circuito malaio de Sepang, foi a vez da garotada da Moto 2 e da Moto 3 realizarem seus testes coletivos em Valência. Então, segue aqui um pequeno balanço do que aconteceu em cada categoria.

Moto 2


Como vem virando tendência em todas as categorias da MotoGP, os espanhóis têm dominado as primeiras posições. Nos três dias de testes da Moto 2, o que vimos foi uma profusão de pilotos da terra das touradas liderando e estando nas primeiras posições das tabelas de tempo.

Para se ter uma ideia, no primeiro dia, oito pilotos espanhóis testaram. E esse número subiu para nove, nos dois dias seguintes. Isso em um grid com 30 ou 31 pilotos. Ou seja, quase um terço dos corredores que testavam eram do país hispânico, espalhados em várias partes da tabela.
Os destaques ficaram por conta de Nico Terol, da Aspar Suter, último campeão da extinta 125cc, em 2011, e Pol Espargaró, da  Pons 40 HP Tuenti, atual vice campeão da Moto 2. Terol terminou a primeira sessão na liderança, enquanto coube a Espargaró, liderar os dois ensaios seguintes.

Não chega a ser surpresa ver ambos liderando os testes. Como atual vice campeão da categoria, e sem o grande rival do certame anterior, Marc Márquez, promovido à MotoGP, Espargaró é sim um dos favoritos ao título. E já mostrou condições de que pode conquistar a taça. É rápido e talentoso. Já Terol, depois de um ano de adaptação a Moto 2, está em melhores condições para poder brigar por coisas mais altas em 2013, como vitórias e, eventualmente, o título. São dois pilotos para ficarmos de olho.

Contudo, existem outros também que devem ser bem observados durante o mundial, pois possuem boa rodagem na categoria, são capazes de vencer e tiveram bom destaque nas primeiras praticas. É o caso de pilotos como o suíço Thomas Luthi, do francês Johann Zarco, o inglês Scott Redding, o italiano Simone Corsi e outro espanhol, Julian Simon.
Em seus primeiros testes pela Moto 2, o alemão Sandro Cortese, primeiro campeão da Moto 3, andou mais para o fundo do grid, ainda se adaptando ao novo equipamento. Sua melhor posição veio no fim do primeiro dia, um 21º posto. Esse deverá ser um ano de adaptação para ele, assim como aconteceu com Terol em 2012.

Moto 3


Assim como na Moto 2 e na própria MotoGP, a invasão espanhola na Moto 3 também acontece. Contudo, ela tem um nome principal, até o momento: Maverick Viñales.

O talentoso e temperamental espanhol fez um verdadeiro escarcéu no fim da temporada 2012, renovando com a Blusens, mas depois se recusando a correr pelo time, ao saber que propostas de outras equipes não haviam chegado a ele. Tanto é que ele acabou mesmo trocando de time, indo para a LaGlisse KTM. E parece que ele se deu bem por lá. Liderou os três dias de testes da categoria. E parece despontar como favorito.
Essa será sua segunda temporada na Moto 3 (ele começou quando ainda era 125cc) e espera-se que ele continue no topo, onde sempre esteve desde que começou. Ainda na 125cc, no ano de estréia, andou bem, venceu corridas e ficou em terceiro. No ano passado, até brigava pelo título com Sandro Cortese, mas foi mais irregular no todo e ainda teve de resolver suas pendências com a equipe. Terminou em terceiro, outra vez.

Mas hoje, contando com um bom equipamento e já mais experiente, deve assumir o papel de protagonista e conquistar o que muitos esperam: o título. A julgar pelos primeiros ensaios, ele tem tudo pra fazer isso.

Entre os outros pilotos a ficarmos de olho durante a temporada, pode-se destacar aqueles que fizeram um bom 2012, casos dos espanhóis Alex Rins e Luis Salom, que revezaram entre os segundo e o terceiro lugares durante os três dias de praticas, confirmando o domínio espanhol, o italiano Romano Fenati, grande revelação do mundial passado, o malaio ZulFahmi Khairuddin e o alemão Jonas Folger.

O brasileiro Eric Granado também fez sua estréia na Moto 3, pela Aspar Kalex KTM. E também em fase de adaptação, andou mais para trás. Seu melhor resultado veio no primeiro dia, ficando em 23º. Vamos ver como ele se comportará nos próximos testes e nas primeiras provas, se ajeitando ainda com a moto e as pistas, que não conhece, pois entrou somente na metade da temporada passada no mundial.

Destaque para a menina Ana Carrasco (espanhola também). Companheira de Viñales e única mulher do grid, ela andou muito bem na semana. Logo em seu primeiro dia, ficou em 12ª. No segundo dia, terminou mais para trás, em 24ª e finalizou a semana com a 16ª posição no último ensaio. Vamos ficar de olho no desempenho dela.
Outra coisa. Olho em Alex Márquez, da Estrella Galicia 0’0 KTM e irmão mais novo de Marc Márquez. O menino terminou todos os testes entre os dez primeiros, tendo como melhor resultado um 6º lugar. Se for tão talentoso quanto o irmão, dará trabalho.

A principio, essas são as primeiras impressões gerais das duas categorias. Claro que são apenas testes e que muita coisa irá mudar nos próximos ensaios e no início do mundial. E isso poderá mudar as avaliações.

Na próxima semana, os pilotos das duas categorias voltam à pista, em Jerez de la Frontera, para mais três dias de práticas.

Fotos: MotoGP.com
Share on Google Plus

About Diego Maulana

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários: