Na Suécia, Sebastien Ogier confirmou sua primeira vitória na temporada e a primeira da Volkswagen nessa chegada ao WRC. Após construir uma bela vantagem no segundo dia de competição, o piloto francês soube administra-la bem e não esteve nem perto de perde-la. Vai pintando o favorito ao título, uma vez que Sebastien Loeb não corre a temporada completa? É possível que sim.
Neste domingo, Ogier precisou apenas fazer sua parte bem feita. Em seis especiais, venceu duas e terminou o rali com a maior vantagem imposta ao segundo colocado nesse fim de semana. Foram 41.8s de frente. E tudo isso após a vantagem cair para a casa de 20s, depois das três primeiras especiais do dia. Contudo, mostrando o porque de ter sobrado no evento, o piloto da VW conquistou duas vitórias em especiais e liquidou a fatura. De quebra, venceu ainda o Power Stage, angariando mais três pontos para sua conta e saindo das trilhas suecas com o máximo de 28 pontos possíveis, que lhe dá uma folgada liderança no mundial.
A vitória de Ogier é, de várias formas, muito importante, a essa altura do campeonato. Tanto para ele quanto para o time. Mesmo com o mundial ainda esteja no início este tipo de triunfo serve para mostrar que tanto o jovem piloto quanto a recém chegada equipe estão aptos a vencer e serem competitivos. Ninguém vence por acaso. O bom trabalho realizado pela VW e por Ogier foi recompensado e já deve começar a preocupar os rivais, especialmente a Citroen, que teve um fim de semana péssimo. É um rival forte que ameaça chegar.
Sebastien Ogier voltou a vencer na categoria e deu à Volkswagen sua primeira vitória no WRC. Francês lidera o mundial |
Contudo, a bela vitória também trás uma pressão extra para equipe e piloto. Pressão essa que não parecia haver uma vez que a VW estreia no WRC nesse ano. Provando que pode conquistar bons resultados, que pode vencer, ambos serão cobrados. E a partir disso veremos como equipe e piloto reagirão nos próximos eventos.
Sem muito o que fazer, Sebastien Loeb garantiu a segunda posição. O eneacampeão bem que tentou. Venceu as três primeiras especiais do dia e trouxe a diferença para 20.7s. Mas logo recebeu um banho de água gélida, como a neve sueca, e acabou vendo a desvantagem mais do que dobrar no fim das contas. Para ele, pouco importa o resultado final, na verdade. Claro que o maior vencedor da história da categoria gostaria de ter vencido mais uma vez. Porém, nesse tour de despedida, Loeb deve querer mais é aproveitar. Certo ele. Azar da Citroen, que só o terá de volta no Rali da Argentina, deixando nas mãos de Mikko Hirvonen e Dani Sordo a missão de conduzir a esquadra francesa às vitórias.
Aliás, o que falar do desempenho dos outros dois pilotos da marca? Totalmente abaixo da critica. Hirvonen, em linhas gerais, até fez uma 'boa' apresentação. Poderia ter brigado pelo terceiro lugar. Creio, que ele terminaria no top 5 sem problemas. Entretanto, seu rali foi jogado na lata do lixo logo na SS2, quando ele sofreu um acidente e perdeu mais de 20 minutos. A partir daí, não dava pra fazer mais nada com relação a pontos e tudo o mais. Finalizou o evento em 17º.
Sebastien Loeb acabou na segunda posição. Restam apenas mais dois ralis para o francês no tour de despedida |
Já Dani Sordo bateu também na sexta, finalizando o segundo dia já fora da zona de pontos, voltou para o top 10 ao fim do sábado e bateu novamente neste domingo, desta vez, abandonando o certame na SS20. Péssimo desempenho do espanhol, conhecido por ser tão consistente. E ruim para a moral de ambos que, daqui pra frente, terão de correr para recuperar o tempo perdido da Citroen.
Pilotos da Citroen em baixa, Mads Ostberg em alta. O norueguês conseguiu ter novamente um excelente desempenho e ficou com a última vaga no pódio do Rali da Suécia. Apesar da pouca vantagem para o quarto colocado, o finlandês Jari-Matti Latvala, Ostberg conseguiu ter uma performance tão boa quanto o piloto da VW, suficiente para que ele se mantivesse no lugar que tinha alcançado ontem. O piloto da Qatar M-Sport Ford até venceu uma das especiais de hoje. Um resultado que confirma o talento de Ostberg, que ainda é muito jovem. E que serve para confirma-lo como principal piloto do tradicional time. Acredito que veremos outros bons desempenhos dele nesta temporada.
Quanto a Latvala, o quarto lugar não é de todo ruim. O problema é que ele teve de ver o companheiro Sebastien Ogier vencendo. O finlandês é rápido, mas muito inconstante. Deveria ter terminado sim à frente de Ostberg e poderia ter brigado com Loeb pelo segundo lugar. Mas não o fez. E será relegado ao posto de segundo piloto da Volkswagen.
Mads Ostberg foi a boa surpresa do Rali da Suécia. Norueguês andou bem e ficou com o terceiro lugar no fim do evento |
Thierry Neuville fechou o top 5, já muito atrás dos quatro primeiros. O jovem e bom piloto belga fez sua parte durante o evento. Nenhum grande erro e uma pilotagem consistente dentro daquilo que poderia fazer. Resultado bacana para ele. Em sexto, veio Juho Hanninen, que perdeu a posição para Neuville ontem, no último estágio do dia, em um erro bobo. Acabou que não conseguiu recuperar terreno. Em sétimo, veio Martin Prokop, que se aproveitou dos erros e problemas alheios para ganhar duas posições nesse domingo.
Com problemas no alternador, Henning Solberg fechou em oitavo, sem ganhar nem perder posições em relação ao sábado. Já Evgeny Novikov foi o grande perdedor do dia. O veloz e atrapalhado russo vinha em quinto. Até se acidentar na SS20, perdendo cerca de dez minutos, caindo para nono. Isso lembra um certo piloto finlandês... Yazeed Al Rahji fechou o top 10.
O WRC volta daqui um mês, com o Rali do México.
Resultado final do Rali da Suécia
1. Sebastien Ogier (FRA/VW) 3h11min41.9s
2. Sebastien Loeb (FRA/Citroen) a 41.8s
3. Mads Ostberg (NOR/Qatar M-Sport Ford) a 1min24.5s
4. Jari-Matti Latvala (FIN/VW) a 1min30.6s
5. Thierry Neuville (BEL/Qatar M-Sport Ford) a 5min06.4s
6. Juho Hanninen (FIN/Qatar M-Sport Ford) a 5min43.1s
7. Martin Prokop (TCH/Czech Ford) a 11min25.4s
8. Henning Solberg (NOR/M-Sport Ford) a 11min42.7s
9. Evgeny Novikov (RUS/Qatar M-Sport Ford) a 13min04.7s
10. Yazeed Al Rahji (SAU/Yazeed Ford) a 16min27.0s
Fotos: E-WRC.cz
0 comentários:
Postar um comentário