Hoje, segue a segunda parte das análises sobre cada equipe durante os testes coletivos realizados em Jerez de la Frontera na última semana. Dessa vez, Sauber, Force India, Williams, Toro Rosso, Caterham e Marussia são os temas das primeiras avaliações. Vamos lá.
Sauber
A equipe suíça, grande surpresa de 2012, quer repetir com o C31 o sucesso obtido com o C30. E para isso, contando com uma nova dupla de pilotos, foi o time que mais andou em Jerez de la Frontera. Ao todo, o carro do time agora cinza chumbo deu 430 giros durante os quatro dias de ensaios, divididos em 252 voltas para o novato Esteban Gutierrez, que teve o sexto melhor tempo da semana, e 178 para o alemão Nico Hulkenberg, dono da 16ª melhor marca. Ou seja, a escuderia de Hinwill juntou muitas informações sobre seu novo bólido.
A principio, o carro suíço parece ser consistente e ter velocidade suficientes para brigar novamente por pontos e, circunstancialmente, por pódios. A diferença entre seus pilotos na tabela de tempos não deve ser levada muito em consideração. Indo para sua terceira temporada completa (e pelo terceiro time diferente) e ainda com um ano de 'experiência' como piloto de testes, o bom Nico Hulkenberg parece ter utilizado seu tempo para conduzir os testes mais importantes do time, ao passo que o mexicano Gutierrez ainda vai se adaptando à categoria. Foi quem mais andou. E mostrou-se veloz. Esperemos as próximas pratica para ver em que nível está a Sauber.
Force India
Mesmo sem decidir quem fará companhia a Paul di Resta como titular em 2013, a Force India foi para os testes de Jerez de la Frontera. E não levou uma dupla de pilotos e sim um trio. Além de di Resta, Jules Bianchi, que muitos apontam ser o favorito para ser o outro piloto do time, e o jovem James Rossiter, guiaram pelo time na semana. Obviamente, os principais testes ficaram a cargo do escocês, que deu 240 giros pelo circuito espanhol, conquistando com sua melhor volta, o 12º tempo no geral. Bianchi, foi bem mais econômico, completando 56 voltas. Mas aproveitou para deixar o seu cartão de visitas (e o do VJM 06), anotando a terceira melhor marca. E Rossiter, em suas 61 voltas, fez o 14º tempo.
A Force India parece ter um bom carro para 2013. Que pode ser rápido, como mostrou Bianchi, e confiável, como revelou di Resta. Dessa forma, pode ser o time que mais surpreenda no meio do pelotão. Se continuar do ponto onde parou em 2012, isso é muito possível, já que o time andou muito bem nas provas finais, brigando pela vitória no Brasil, inclusive. É aguardar.
Williams
Único time que ainda não mostrou o carro de 2013, o FW35, a Williams conduziu seus trabalhos em Jerez de la Frontera com o bólido de 2012, a fim de apenas coletar dados. Na pista, Pastor Maldonado e Valteri Bottas deram juntos 333 voltas - 155 giros para o venezuelano e 178 para o finlandês. E ficaram com as 19ª e 17ª melhores marcas, respectivamente.
Sem carro novo, fica complicado pensar em qualquer avaliação do que a Williams poderá fazer em 2013. A esperança é ter um bom carro, que dê a seus pilotos a chance de brigarem por pontos com mais regularidade. Mais do que isso, acho difícil. Principalmente uma nova vitória como aquela do GP da Espanha...
Toro Rosso
A prima pobre da poderosa Red Bull teve um 2012 bem fraquinho. Contudo, o 2013 poderá trazer coisas melhores para a Toro Rosso. Com o STR08, a expectativa de todos em Faenza é de dias melhores. E se olharmos os resultados desses primeiros testes é possível acreditar em um passo a frente do time ítalo-austríaco. A dupla de pilotos, segue a mesma: o australiano Daniel Ricciardo e o francês Jean-Eric Vergne serão os responsáveis por guiar o STR08. E agora, ambos com uma temporada completa nas costas. Ou seja, não há mais aquela história de adaptação à categoria. A busca é por resultados.
A Toro Rosso andou bem na semana, num total de 330 voltas. Vergne foi o piloto do time que mais rodou, com 177 voltas. E foi mais rápido também, com o sétimo tempo, usando pneus macios. Ricciardo, no alto de seus 153 giros, obteve o 13º melhor tempo. Com pneus médios. Não ficou muito longe dos tempos de Perez e Hamilton, com os mesmos compostos. Parece que para 2013, poderemos ver uma Toro Rosso com uma presença mais próxima dos times intermediários do que dos pequenos...
Caterham
Na Caterham, dupla de pilotos nova. Saem o experiente Heikki Kovalainen e o russo Vitaly Petrov e entram os novato Charles Pic, que tem somente uma temporada na F1 e o estreante Giedo van der Garde. É o que tem. Não há muito o que esperar do time anglo-malaio a não ser brigar com a rival nanica Marussia. Pensar em ir ao Q2 em algumas oportunidades ou mesmo sonhar com pontos parece algo ainda distante.
Sobre os testes, Pic, após 166 voltas marcou o 20º tempo, com pneus macios. Van der Garde, com compostos médios, teve a pior marca entre todos, após 152 giros. Mas não ficou longe do companheiro. Acho que será uma briga interessante entre os companheiros.
Marussia
A Marussia vive um caso semelhante ao da Caterham. Trocou a dupla de pilotos (o experiente Timo Glock deixou a categoria e Charles Pic foi para a Caterham) e conta agora com dois estreantes, o endinheirado Max Chilton e o brasileiro Luiz Razia, vice campeão da GP2. E se a sua situação se assemelha a da principal rival, seus objetivos também parecem ser os mesmos. Ambas vão brigar para ver que é a menos pior. Pelo menos há uma boa notícia para o time russo. Esse ano, eles terão um KERS, graça a parceria com a Williams. Isso pode ajudar a deixar a disputa com a Caterham mais igual.
Nos ensaios, Razia foi o 21º, superando Chilton, o 22º, por poucos centésimos. Nota: o brasileiro anotou o melhor de seus 113 giros com borracha média enquanto o companheiro fez o mesmo com pneus macios, em 107 voltas. Nada que diga muito, além de que também deveremos ver uma briga equilibrada entre companheiros.
Fotos: GPUpdate.net
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