![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgfBE6GGhXy8Ve_6xe6ufdNFFfpT-8YPtrPMrCA8WbgX-65W2VA6muRagAF6ToGYSKFALEtSFNvDSkAOdPvMNU65On-4eVZ3xHDYDgmThS75t0ieXF680MVEkn0gg5klwpOrpT_S2CXAjRT/s1600/F1.jpg)
Vamos ao balanço dessa semana.
Red Bull
Das cinco melhores equipes da F1 atual, a Red Bull foi a única que, juntando as duas baterias de testes coletivos, não terminou um dia com o melhor tempo. Seria esse um prenuncio de que estaria chegando ao fim o domínio do time tricampeão da categoria? Calma, não é bem assim. Sabemos que os rubro taurinos não são de fazer muito alarde quando a questão são treinos. É uma forma de maquiar o real potencial de seus carros. Dão o bote quando a temporada se inicia. Então, vamos com mais calma com eles.
![]() |
Apesar de não ter liderado nenhum dia de testes nas duas baterias realizadas, Red Bull segue sendo a principal favorita |
Sebastian Vettel, assim como nos testes em Jerez, ficou com a quinta melhor marca geral. Testou na terça e na quarta, completando 150 voltas e mostrou muita consistência em seus tempos. Quando liderou, na manhã de terça, ficou meio segundo a frente dos demais. Mostrou que está ali, pronto para defender mais uma vez seu título. Webber, ficou encarregado de conduzir o RB9 na quinta e na sexta, tendo registrado a 13ª melhor marca, após 172 giros no circuito de Montmeló. Também muito parecido com o que fez em Jerez. Ao que tudo indica, ambos seguiram uma planilha pré definida pela Red Bull.
O time austríaco não liderou um dia. Mas não se enganem: eles virão fortes para essa temporada.
Ferrari
Enfim, Fernando Alonso fez sua estreia nos testes coletivos da F1. E o espanhol chegou em grande estilo. Responsável por conduzir o F138 nos três primeiros dias na Catalunha, Alonso registrou a segunda melhor marca no geral, tendo fechado a quinta-feira na liderança e completado, ao todo, 283 voltas.
Parece ser um bom sinal para a Ferrari, lembrando que os italianos tiveram muitas dificuldades nos testes de 2012, o que prejudicou o início de sua última temporada. O novo bólido da escuderia vermelha aparenta ser tão confiável como seu antecessor, porém mais veloz e equilibrado.Não sabemos se é o suficiente para colocar o time em posição de desafiar a Red Bull. Contudo, mostra que estão no caminho certo nesse sentido.
![]() |
Com Alonso estreando nos testes coletivos, Ferrari se mostra em melhor forma do que nos ensaios do ano passado |
Felipe Massa, por sua vez, teve apenas um dia para andar e registrou a sétima melhor marca da sexta-feira, após 80 giros. Contudo, foi a pior marca entre todos, no geral. Preocupa? Nem um pouco. O brasileiro, é bom lembrar, obteve o melhor tempo no geral em Jerez, quando teve mais oportunidades de guiar o F138. E o próprio frisou que utilizou o último dia para aprender mais sobre o bólido. Se mantiver o ritmo que teve no fim da temporada passada, Felipe poderá ter um 2013 bem melhor do que os últimos anos.
McLaren
A McLaren tem um carro muito rápido, sem sombra de dúvidas. Não à toa, Sergio Perez registrou o melhor tempo da semana em Barcelona, quando liderou a sessão de quarta-feira. Aliás, o mexicano andou bastante nos dois dias em que ficou responsável pelo MP4-28. Foram 174 voltas. Já Jenson Button ficou com a 11ª melhor marca entre todos, computando 141 giros.
A McLaren ainda segue sendo uma incógnita. A boa notícia é que o novo bólido não registrou grandes problemas e parece ser mais confiável que seu antecessor, carro que atrapalhou as temporadas de Lewis Hamilton e Jenson Button. Por outro lado, o MP4-28 ainda não parece ser tão consistente quanto seus principais rivais. Button ainda não parece o compreender bem e Perez segue em fase de adaptação, apesar de já mostrar bons resultados.
![]() |
McLaren tem um carro rápido e marcou com Perez o melhor tempo da semana. Se o carro for confiável, time está na briga |
Se conseguir melhorar seu carro, deixando-o mais equilibrado, certamente a McLaren estará, brigando de igual para igual com Red Bull e Ferrari. E com um plus de que seus dois pilotos podem ser um trunfo enorme em se tratando de entender melhor os complicados compostos da Pirelli...
Lotus
A Lotus viu, após o fim dessa bateria de testes coletivos, que tem coisas com o que se orgulhar e coisas com o que se preocupar. O E21 é um bom carro. Tanto que Romain Grosjean foi o quarto mais rápido no geral e Kimi Raikkönen o sétimo. Resultados de certa forma animadores para a equipe que planeja entrar de vez na briga pelo título. E para isso, uma de suas armas é o ótimo ritmo em long runs que vem tendo e que impressionou algumas pessoas no paddock. Semelhante ao que vimos em 2012.
Entretanto, a vida do time preto e dourado não deverá ser tão fácil assim. Isso porque alguns sérios problemas de confiabilidade ainda tiram o sono do pessoal. Responsável pelos testes de terça e quarta, Raikkönen pouco andou. Foram 77 voltas nos dois dias. Na terça, os problemas foram o sistema de dados. Sem conseguir coletar informações, o finlandês pouco andou. Na quarta, foi a vez de um problema no câmbio do E21 atrapalhar seus planos. Se Kimi pouco andou, Grosejan compensou na quinta e na sexta, com 160 giros.
![]() |
Apesar de Raikk6nen ter sofrido com problemas, E21 parece ser um bom carro. Grosjean andou muito bem na semana |
Se conseguir corrigir essas falhas, acredito que a Lotus vá disputar vitórias em 2013, assim como foi em 2012. Brigar por algo mais, já é um pouco mais difícil, apesar do bom precedente dado por Raikkönen no ano passado.
Mercedes
Os resultados da Mercedes nessa semana até que foram positivos. Nico Rosberg iniciou a bateria de testes liderando e Lewis Hamilton fechou os ensaios no topo. No geral, o alemão apareceu em sexto enquanto o inglês foi o nono. Um décimo separaram os companheiros que deram 162 e 173 voltas, respectivamente. A Mercedes está ali, no bolo.
Mas apesar dos bons resultados, pelo menos para Hamilton o seu novo time ainda não está pronto para vencer e precisaria de algumas melhorias na parte aerodinâmica, apesar do W04 apresentar melhoras até o momento.
![]() |
A Mercedes liderou dois dias de testes nessa semana. W04 parece evoluir porém ainda está longe de desafiar rivais |
Pode ser que vejamos, em algumas circunstâncias, a Mercedes brigando por vitórias e pódios com um pouco mais de intensidade do que no ano passado. No entanto, a concorrência é pesada ali na frente. Os alemães ainda terão que melhorar alguns pontos para poderem ser competitivos como desejam e imaginam.
Amanhã, falarei das equipes restantes na segunda parte do balanço.
Fotos: GPUpdate.net
0 comentários:
Postar um comentário