A segunda bateria de testes coletivos da F1 chegou ao fim nesta sexta-feira. E com duas semanas de práticas já realizadas e com as escuderias munidas de mais informações, é possível ter um panorama um pouco melhor do que poderá acontecer no início da temporada 2013 da F1. Ainda assim, pilotos e equipes ainda terão mais uma oportunidade de testar antes do início do mundial, na próxima semana, novamente em Montmeló.
Vamos ao balanço dessa semana.
Red Bull
Das cinco melhores equipes da F1 atual, a Red Bull foi a única que, juntando as duas baterias de testes coletivos, não terminou um dia com o melhor tempo. Seria esse um prenuncio de que estaria chegando ao fim o domínio do time tricampeão da categoria? Calma, não é bem assim. Sabemos que os rubro taurinos não são de fazer muito alarde quando a questão são treinos. É uma forma de maquiar o real potencial de seus carros. Dão o bote quando a temporada se inicia. Então, vamos com mais calma com eles.
Apesar de não ter liderado nenhum dia de testes nas duas baterias realizadas, Red Bull segue sendo a principal favorita |
Sebastian Vettel, assim como nos testes em Jerez, ficou com a quinta melhor marca geral. Testou na terça e na quarta, completando 150 voltas e mostrou muita consistência em seus tempos. Quando liderou, na manhã de terça, ficou meio segundo a frente dos demais. Mostrou que está ali, pronto para defender mais uma vez seu título. Webber, ficou encarregado de conduzir o RB9 na quinta e na sexta, tendo registrado a 13ª melhor marca, após 172 giros no circuito de Montmeló. Também muito parecido com o que fez em Jerez. Ao que tudo indica, ambos seguiram uma planilha pré definida pela Red Bull.
O time austríaco não liderou um dia. Mas não se enganem: eles virão fortes para essa temporada.
Ferrari
Enfim, Fernando Alonso fez sua estreia nos testes coletivos da F1. E o espanhol chegou em grande estilo. Responsável por conduzir o F138 nos três primeiros dias na Catalunha, Alonso registrou a segunda melhor marca no geral, tendo fechado a quinta-feira na liderança e completado, ao todo, 283 voltas.
Parece ser um bom sinal para a Ferrari, lembrando que os italianos tiveram muitas dificuldades nos testes de 2012, o que prejudicou o início de sua última temporada. O novo bólido da escuderia vermelha aparenta ser tão confiável como seu antecessor, porém mais veloz e equilibrado.Não sabemos se é o suficiente para colocar o time em posição de desafiar a Red Bull. Contudo, mostra que estão no caminho certo nesse sentido.
Com Alonso estreando nos testes coletivos, Ferrari se mostra em melhor forma do que nos ensaios do ano passado |
Felipe Massa, por sua vez, teve apenas um dia para andar e registrou a sétima melhor marca da sexta-feira, após 80 giros. Contudo, foi a pior marca entre todos, no geral. Preocupa? Nem um pouco. O brasileiro, é bom lembrar, obteve o melhor tempo no geral em Jerez, quando teve mais oportunidades de guiar o F138. E o próprio frisou que utilizou o último dia para aprender mais sobre o bólido. Se mantiver o ritmo que teve no fim da temporada passada, Felipe poderá ter um 2013 bem melhor do que os últimos anos.
McLaren
A McLaren tem um carro muito rápido, sem sombra de dúvidas. Não à toa, Sergio Perez registrou o melhor tempo da semana em Barcelona, quando liderou a sessão de quarta-feira. Aliás, o mexicano andou bastante nos dois dias em que ficou responsável pelo MP4-28. Foram 174 voltas. Já Jenson Button ficou com a 11ª melhor marca entre todos, computando 141 giros.
A McLaren ainda segue sendo uma incógnita. A boa notícia é que o novo bólido não registrou grandes problemas e parece ser mais confiável que seu antecessor, carro que atrapalhou as temporadas de Lewis Hamilton e Jenson Button. Por outro lado, o MP4-28 ainda não parece ser tão consistente quanto seus principais rivais. Button ainda não parece o compreender bem e Perez segue em fase de adaptação, apesar de já mostrar bons resultados.
McLaren tem um carro rápido e marcou com Perez o melhor tempo da semana. Se o carro for confiável, time está na briga |
Se conseguir melhorar seu carro, deixando-o mais equilibrado, certamente a McLaren estará, brigando de igual para igual com Red Bull e Ferrari. E com um plus de que seus dois pilotos podem ser um trunfo enorme em se tratando de entender melhor os complicados compostos da Pirelli...
Lotus
A Lotus viu, após o fim dessa bateria de testes coletivos, que tem coisas com o que se orgulhar e coisas com o que se preocupar. O E21 é um bom carro. Tanto que Romain Grosjean foi o quarto mais rápido no geral e Kimi Raikkönen o sétimo. Resultados de certa forma animadores para a equipe que planeja entrar de vez na briga pelo título. E para isso, uma de suas armas é o ótimo ritmo em long runs que vem tendo e que impressionou algumas pessoas no paddock. Semelhante ao que vimos em 2012.
Entretanto, a vida do time preto e dourado não deverá ser tão fácil assim. Isso porque alguns sérios problemas de confiabilidade ainda tiram o sono do pessoal. Responsável pelos testes de terça e quarta, Raikkönen pouco andou. Foram 77 voltas nos dois dias. Na terça, os problemas foram o sistema de dados. Sem conseguir coletar informações, o finlandês pouco andou. Na quarta, foi a vez de um problema no câmbio do E21 atrapalhar seus planos. Se Kimi pouco andou, Grosejan compensou na quinta e na sexta, com 160 giros.
Apesar de Raikk6nen ter sofrido com problemas, E21 parece ser um bom carro. Grosjean andou muito bem na semana |
Se conseguir corrigir essas falhas, acredito que a Lotus vá disputar vitórias em 2013, assim como foi em 2012. Brigar por algo mais, já é um pouco mais difícil, apesar do bom precedente dado por Raikkönen no ano passado.
Mercedes
Os resultados da Mercedes nessa semana até que foram positivos. Nico Rosberg iniciou a bateria de testes liderando e Lewis Hamilton fechou os ensaios no topo. No geral, o alemão apareceu em sexto enquanto o inglês foi o nono. Um décimo separaram os companheiros que deram 162 e 173 voltas, respectivamente. A Mercedes está ali, no bolo.
Mas apesar dos bons resultados, pelo menos para Hamilton o seu novo time ainda não está pronto para vencer e precisaria de algumas melhorias na parte aerodinâmica, apesar do W04 apresentar melhoras até o momento.
A Mercedes liderou dois dias de testes nessa semana. W04 parece evoluir porém ainda está longe de desafiar rivais |
Pode ser que vejamos, em algumas circunstâncias, a Mercedes brigando por vitórias e pódios com um pouco mais de intensidade do que no ano passado. No entanto, a concorrência é pesada ali na frente. Os alemães ainda terão que melhorar alguns pontos para poderem ser competitivos como desejam e imaginam.
Amanhã, falarei das equipes restantes na segunda parte do balanço.
Fotos: GPUpdate.net
0 comentários:
Postar um comentário