Continuando as rápidas análises sobre a segunda bateria de testes coletivos da F1, hoje falarei sobre os desempenhos das equipes médias e pequenas, da mesma forma que aconteceu duas semanas atrás. Seguem então o balanço sobre Sauber, Force India, Williams, Toro Rosso, Caterham e Marussia.
Sauber
Chegando em sua terceira equipe em três temporadas, o bom Nico Hulkenberg já parece estar totalmente adaptado à Sauber. E vai mostrando serviço com o bom C31. O alemão marcou o terceiro melhor tempo da semana em uma pista muito técnica, que exige bastante da parte aerodinâmica dos carros. Foram 179 voltas para Hulk a bordo do bólido cor de chumbo.
Já Esteban Gutierrez, estreante na categoria, ainda busca uma melhor adaptação ao carro e também à F1. Apesar de ter sido o piloto reserva da Sauber nos últimos dois anos, o mexicano pouco andou e precisa de maior quilometragem. Deu 164 giros em Montmeló e marcou o 18º tempo, tendo sido atrapalhado no último dia por conta das condições climáticas. Mas como frisei, Gutierrez ainda está se adaptando.
C31 da Sauber parece ser um carro bastante promissor que pode fazer do time suíço a surpresa da temporada novamente |
A Sauber parece estar no caminho certo para continuar surpreendendo em 2013. Tem um piloto com muito talento e capacidade em Hulkenberg e uma aposta em Gutierrez. pode ser que vejamos, muito mais por parte do alemão, desempenhos consistentes que levem o time a buscar pontos com regularidade, que é o objetivo do time. Algo a mais, como pódios, não são impossíveis, todavia...
Force India
O que mais chamou a atenção na semana da Force India não foi o desempenho do carro em si, e sim a espécie de 'vestibular' - apesar da escuderia negar que isso fosse um teste definitivo para eles - que o time promoveu entre os ditos dois principais candidatos a segunda vaga de titular na equipe: Adrian Sutil e Jules Bianchi.
Sutil testou na quinta e marcou o oitavo melhor tempo no dia, após 78 voltas. Bianchi andou na sexta e, atrapalhado pelas condições climáticas, foi o quarto do dia, em 61 giros. No geral, Sutil foi o 12º e Bianchi o 19º, exatamente por conta dessa diferença de climas. Ou seja, se era para se escolher um piloto por conta de seus tempos, não será possível com base nessa bateria. Mas sabemos que não é assim que a banda toca. A Force India deve ter suas informações de cada um e ainda existem os fatores externos da escolha, que pesam muito. Teremos de esperar para saber a decisão de Vijay e sua turma.
Duvida na Force India segue sendo quem será o companheiro de Di Resta. Equipe deve seguir no bloco intermediário |
No mais, Paul di Resta andou na terça e na quarta. Fez o 16º melhor tempo geral num total de 144 voltas. Nada muito animador. Mas também que não causa desespero. Acredito que a Force India vá brigar por pontos como vem fazendo nos últimos anos, melhorando o carro para a segunda parte da temporada. Nada muito além disso.
Williams
Enfim, a tradicional equipe inglesa mostrou ao mundo seu novo carro, o FW35. Foi o último time no grid a mostrar o modelo 2013, fazendo isso na terça-feira, primeiro dia de testes da segunda bateria. E se analisarmos a performance da escuderia de Grove, dá até pra animar um pouco.
Pastor Maldonado e Valtteri Bottas fizeram, no geral, o oitavo e o décimo tempos, respectivamente. Sinal de que o novo bólido parece ser rápido e bem nascido, o que pode dar a Williams a chance de brigar constantemente por pontos nesse início de temporada. Juntos, Maldonado e Bottas deram 286 voltas (165 para o venezuelano e 121 para o finlandês) com o FW35, o que representa uma boa quilometragem.
Williams também tem um carro que aparenta ser promissor. Regularidade dos pilotos será importante na briga por resultados |
Repito: o FW35 parece ser um bom carro, que dará condições a seus pilotos de irem bem na primeira parte do mundial. No entanto, ambos terão de fazer sua parte, especialmente Maldonado. O venezuelano, que até venceu aí mesmo, em Montmeló em 2012, terá de mostrar que amadureceu, que está mais regular, que é capaz de levar seu carro até o fim das provas e conquistar bons resultados seguidamente. Os erros bobos que comete têm de ficar para trás. Já o finlandês, em seu ano de estreia, terá um pouco mais de desconto nessa parte. Porém, tem de mostrar serviço desde já se não quiser ficar taxado de piloto pupilo do chefe.
Toro Rosso
Com dois pilotos equivalentes, a Toro Rosso deverá continuar a ser a pior das equipes médias em 2013. Não que não possa superar suas rivais, chegar ao Q3 e pontuar em determinadas ocasiões. Mas, não sei se a escuderia de Faenza terá consistência suficiente para andar no mesmo ritmo de Sauber, Force India e Williams nesse início de temporada.
No geral desta bateria de testes, os resultados de Jean-Eric Vergne e de Daniel Ricciardo (14º e 15º) não foram dos mais desanimadores. Aliás, os dois andaram próximos. Todavia, ficaram razoavelmente atrás dos melhores tempos registrados pelas rivais já citadas.
Toro Rosso ainda não parece ter ritmo equivalente ao das três principais rivais no pelotão intermediário do grid |
A impressão que tive é de que deveremos ver a STR fazendo mais companhia às nanicas Caterham e Marussia, pelo menos no começo do mundial, do que brigando pra valer com Sauber, Force India e Williams. Não chega a ser uma surpresa. Entretanto, os ítalo-austríacos poderiam fazer um papel melhor.
Caterham
Se tem uma equipe que deve se preocupar com sua performance, essa é a Caterham. Não que o time anglo-malaio seja lá grande coisa. Aliás, está bem longe disso. Contudo, se os testes de Barcelona indicarem como as coisas andarão nesse início de 2013, os carros verdes têm tudo para ser os piores do grid.
Giedo van der Garde e Charles Pic marcaram o 20º e o 21º melhores tempos entre todos os ensaios. Foram melhores apenas do que Felipe Massa, que só andou na sexta-feira e com a pista úmida por conta da chuva. Ou seja, tiveram os piores desempenhos entre todas as sessões. Péssimo prenúncio para um time que parecia dar, a cada temporada, um passo a frente.
Caterham deve começar a se preocupar em não ser a pior equipe do grid. Resultados da semana não foram animadores |
Claro, ainda não é possível saber por meio desses resultados se a equipe vai ou não ser a pior do grid, até porque a briga com a Marussia será dura. Mas o indicativo de que as coisas continuarão a ser difíceis para a Caterham estão aí.
Marussia
Em termos de resultados, a Marussia até tem o que comemorar após a bateria de práticas em Barcelona. Com o inglês Max Chilton no comando do carro por toda a semana, o time russo conseguiu o 17º melhor tempo no geral. E o mais importante é que terminaram a frente da principal rival, a Caterham. Terminar à frente dos anglo-malaios deve ser o grande objetivo da escuderia.
Dentro da pista tudo bem. Fora dela, o clima esquentou. Isso porque o brasileiro Luiz Razia, que já foi anunciado como um dos pilotos titulares da equipe, foi impedido de treinar durante esses ensaios. A Marussia tentou pôr panos quentes na situação, alegando que Chilton precisava de mais quilometragem e por isso conduziria dos testes. No entanto, o baiano confirmou, em entrevista ao jornal "Folha de São Paulo" que não treinou porque um de seus patrocinadores não fez os pagamentos exigidos em contrato pela escuderia.
Marussia teve apenas Chilton testando e foi melhor do que a rival Caterham. Mas semana foi marcada por problema com Razia |
Razia mostrou, contudo, otimismo com relação a resolução desse problema e espera não perder a próxima bateria de testes da F1 e a vaga de titular para essa temporada. Mesmo assim, esse foi um péssimo início de campanha para o brasileiro no circo, com a perda de testes importantes em sua adaptação à categoria. Uma pena. Espero que consiga resolver o problema e recupere o tempo perdido.
A F1 volta a testar em Barcelona na próxima semana, entre 28 de fevereiro e 3 de março. Essa será a última bateria de testes coletivos antes do início da temporada.
Fotos: GPUpdate.net
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