Kubica a caminho do ERC?

A Citroen não confirma, mas Robert Kubica será piloto da marca francesa no ERC - European Rally Championship. Pelo menos é o que dizem fontes da revista inglesa 'Autosport', que crava a ida do polonês para a categoria.

O chefe da marca francesa, Yves Matton, foi procurado pela 'Autosport' para falar sobre a possibilidade de ter o polonês no time que disputa o europeu de ralis. E de acordo com o mandatário da Citroen, não há nada assinado. Ainda. O que não significa que não haja conversas. Matton disse que tudo está caminhando bem que espera ter uma definição no início da próxima semana, para que Kubica já estreie no próximo evento, a ser realizado nas Ilhas Canárias, Espanha.

Sendo confirmado como piloto da Citroen no ERC, Kubica irá pilotar um DS3 RRC (Regional Rally Car), com uma importante modificação: seu sistema de câmbio terá paddleshift de funcionamento hidráulico, o que facilitará a utilização de sua mão direita, que ainda se recupera das seguidas cirurgias pelas quais passou. A solução visa trazer um prejuízo menor em sua pilotagem. Aliás, a FIA inspecionou essa modificação nessa semana. E segundo Matton, esse tipo de câmbio terá uma resposta mais lenta que os demais.
Segundo a Autosport, Kubica irá pilotar pela Citroen no ERC. Marca francesa ainda não confirma contrato com polonês
Como ainda não foi confirmado como piloto da Citroen, também não se sabe de quais etapas Kubica participaria. Até o momento, dois ralis já aconteceram e restam mais onze a serem disputados, inclusive o Rali da Polônia, entre 13 e 15 de setembro, do qual acredito que ele participe, mesmo que não haja um acordo com a Citroen, até mesmo para promover o evento, uma vez que ele é o grande herói do automobilismo no país.

Outra coisa que Yves Matton fez questão de deixar claro: um possível acordo com o polonês para competir no ERC não assegura que ele poderá fazer parte do projeto da Citroen no WTCC, como alguns poderiam pensar, dados seus testes pra DTM e algumas declarações do próprio piloto que disse ainda ter vontade de participar de corridas em circuitos fechados. Uma coisa é uma coisa outra coisa é outra coisa.

Sempre gostei da possibilidade de ver Kubica competindo em ralis. Até tive esperança de vê-lo desembarcar no WRC, para dar um pouco mais de visibilidade pro mundial da modalidade. Contudo, se confirmada essa ida dele ao ERC, será ótimo também, pois ele levará essa visibilidade a um campeonato que vai buscando mais espaço. Talvez seja o chamariz que o europeu de ralis precisasse para isso. Fora que para ele, é a chance de se manter ativo durante essa lenta recuperação.

E convenhamos, é um pecado ver um piloto do talento de Robert Kubica parado. Que ele e a Citroen se acertem e que tenham sucesso nessa empreitada.

Foto: MosaicsAllTheWay.com 
Share on Google Plus

About Diego Maulana

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários: