Foram sete temporadas, com quatro títulos, um vice e dois terceiros lugares. E um relacionamento incrível. Essa era a história de Valentino Rossi e da Yamaha na MotoGP, até 2010. As vitórias, poles, títulos, no entanto, foram ficando para trás, com o surgimento de um certo espanhol atrevido e talentoso, que foi, aos poucos, ganhando mais e mais espaço dentro do time.
O Doutor percebeu isso. E resolveu que era hora de respirar novos ares, topando o desafio de tentar recolocar a Ducati no caminho das vitórias e do(s) título(s). Contudo, o que poderia ser uma chance para o italiano ressurgir, acabou se tornando um martírio. Como todos sabemos a história de Rossi com a marca italiana, não vingou. Valentino sofreu bastante nos últimos dois mundiais, ora com os modelos Desmosedici da Ducati, extremamente problemáticos, ora com problemas físicos. E os resultados que todos ansiavam, nunca chegaram.
O italiano acabou, então, perdendo a paciência. E voltou para seu antigo lar a Yamaha, que continuou forte, dando mais um vice e um campeonato para Jorge Lorenzo nesse período. Hoje, o espanhol e a fábrica japonesa formam o time a ser batido.
Obviamente, ele foi recebido de braços abertos pelos japoneses, fãs confessos daquele que lhes deu tantas alegrias. Entretanto, seria ainda Valentino Rossi, recém-chegado aos 33 anos, aquele piloto que todos admiravam e adoravam ver correr? Estaria o italiano ainda no panteão dos 'top riders' da categoria, após dois anos tão discretos? Essa é a dúvida que ainda paira na cabeça dos fãs. Mas que já não está na cabeça do próprio Rossi. Segundo o italiano, os testes de pré-temporada em Sepang o ajudaram a perceber que sim, ele ainda tem um nível top. O que o deixou aliviado.
Segundo Valentino Rossi, testes coletivos em Sepang o ajudaram a recobrar a confiança perdida após os dois anos na Ducati |
Valentino deu uma entrevista a Motorsprint falando do assunto. Segue um trecho abaixo:
"Estou aliviado (e) muito feliz com o modo que o primeiro teste (caminhou). Eu disse que queria entender se ainda era um piloto top. Tinha minhas próprias duvidas sobre isso. Estou lá, com os pilotos mais fortes do mundo, que estão no auge de suas carreiras. Sinto que nasci de novo. Não estou longe"Valentino Rossi
Durante a entrevista, Rossi falou sobre outros assuntos também. Que não possui mais vantagem sobre rivais graças a menor importância que a preparação para a corrida e as estratégias têm hoje, pontos que ele utilizava muito bem, e que mesmo estando mais velho, sente que não perdeu nada em termos de agressividade e muitas outras coisas. Contudo, destaquei exatamente a declaração acima, pois ela mostra algo que parece ter voltado ao vocabulário de Rossi: a confiança.
Questionar o talento que Valentino tem guiando uma moto, chega a ser absurdo. Ninguém que não fosse extremamente talentoso teria vencido nove títulos na MotoGP (dois nas categorias menores e sete na categoria rainha). Ou seja, o fato de ele não ter tido sucesso na Ducati não passa por ele não ser mais capaz de andar em alto nível. Entretanto, esses dois anos acabaram abalando sua confiança.
A realização dos testes em Sepang parece ter aberto novamente os olhos do Doutor. E estar entre os líderes de novo fez com que sua confiança retornasse. Bom para ele, que agora poderá, provavelmente, voltar a guiar onde sempre esteve: entre os líderes.
Voltando a estar confiante, Rossi deverá ser candidato ao título da MotoGP, além de uma grande atração nas corridas |
Isso significa que ele será campeão novamente? Claro que não, até porque, não corre sozinho. Hoje vemos pilotos como Jorge Lorenzo, em um nível de pilotagem exuberante e sólido, Dani Pedrosa cada vez mais veloz e consistente, louco para beliscar o primeiro título e Marc Márquez, que chega agora querendo provar ao mundo seu valor, com muito talento.
Valentino está nesse bolo. Talento, todos sabemos que ele tem. E dotado de mais confiança, passa a ser um piloto perigosíssimo, capaz de vencer e ganhar o título. Creio que ele estará nessa briga. Simplesmente porque Valentino Rossi é Valentino Rossi.
O Doutor bem, é um atrativo e tanto para essa temporada da MotoGP.
Fotos: MotoGP.com
0 comentários:
Postar um comentário