C30, T128 e R31

Após a Ferrari lançar o seu F-150 na última sexta-feira, mais três equipes mostraram hoje seus bólidos para 2011. Sauber, Team Lótus e Lótus Renault apresentaram suas novidades, cada uma com objetivos bem definidos.

A começar pelo time suiço de Petter Sauber, o discurso de todos foi bem humilde, bem modesto. O C30 é apenas uma evolução do C29, modelo de 2010. Mas, apesar disso, o objetivo do time é se fixar no grupo intermediário, passando a brigar constantemente por pontos. Entre os pilotos, Kobayashi espera não errar e se diz pronto para liderar o time. Perez quer aprender em seu ano de estreia.

Sobre o carro, nota-se que o bico mais distante do solo vai ser a tendência dos projetos de 2011. Inspiração da Red Bull de 2010. Mas não há muita diferença mesmo para o modelo anterior. Apenas o visual branco 'clean' ficou de lado com a chegada dos novos patrocinadores.

Antes da Sauber, o Team Lótus já tinha mostrado o modelo T128 ao mundo. Outra equipe que não trouxe grandes novidades aerodinâmicas, a não ser a inspiração da Red Bull para o bico. Aliás, o time tem uma parceria com os atuais campeões. Os dispositivos eletrônicos do T128 serão fabricados pelo time austríaco. Além disso, terão propulsores Renault.

A novidade da equipe está é no carro reserva. O baiano Luiz Razia foi anunciado como terceiro piloto do time. E segundo ele, reza o contrato que em pelo menos quatro sexta-feiras, incluindo o Brasil, ele estará guiando.

Os objetivos do time são de frequentar a zona intermediária, brigando por pontos. Ousado e exagerado. Apesar da parceria com a Red Bull e com a Renault, acredito que o carro não dê um salto de qualidade tão alto. Pode pontuar as vezes, mas acredito que terão um desempenho parecido com a da Toro Rosso em 2010, o que já seria ótimo. O trunfo parece ser a experiência de seus pilotos.

Para finalizar, a Lótus Renault também se apresentou hoje. E tanto ela quanto o Team Lótus parecem alheios a briga judicial que estão travando, apresentando-se cada qual como a mitica equipe.

Sobre o carro, chama a atenção a asa traseira, um pouco maior do que as das rivais. Uma tentativa, talvez, de se compensar a proibição do uso do difusor duplo, para uma passagem de ar mais limpa. Aliás, todas as inovações de todos os times são pensando nisso.

Mas o que mais surpreendeu foi a quantidade de pilotos reservas do time. Cinco no total, entre eles Bruno Senna, uma grande surpresa para muita gente. E ao que parece, caberá ao brasileiro ser o reserva imediato da equipe uma vez que Romain Grosjean e Fairuz Fauzy disputarão a GP2, Ho-Pin Tung deve ir para a Indy e Jan Charouz deve ficar na AutoGP.

Uma boa jogada de marketing do time, caso o nome Lótus seja mantido, unindo-o ao sobrenome Senna, parceira que deu certo nos anos 1980. Ainda mais com as cores preta e dourada.

Amanhã, Mercedes, Red Bull, Toro Rosso e Williams darão as caras.

Fotos: Autosport.com
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