Três especiais e Loeb na frente

Após mais de um mês de férias, o WRC voltou a ativa. E em um dos ralis mais tradicionais do calendário, o Rali da Finlândia, que será disputado entre hoje, quinta-feira, e sábado. E o primeiro dia, que teve apenas três especiais, começou equilibrado, com Sebastien Loeb, Sebastien Ogier e Jari-Matti Latvala nas três primeiras posições, separados por menos de cinco segundos.

Nas especiais de hoje uma surpresa e duas coisas comuns. A surpresa foi a SS1, que teve vitória de Jari Ketomaa, piloto da Ford. Ninguém esperava que o surpreendente finlandês vencesse uma especial. mas aconteceu. E ele continuou andando bem durante o dia de hoje, terminando o dia na quarta posição do geral.

Já as coisas comuns foram as vitórias de Sebastien Loeb nas duas especiais seguintes. Com isso, o francês lidera o rali, mas seguido de perto por Ogier e Latvala, que não deixaram o heptacampeão escapar. Até porque, em três estágios que duraram, ao todo, pouco mais de vinte minutos, não dava pra deixá-lo ir longe.
Em três especiais disputadas, Sebastien Loeb venceu duas e fechou primeiro dia na frenta na Finlândia

O Rali da Finlândia vai começar mesmo, pra valer, amanhã. E como é o primeiro a ir para pista, Loeb deverá encontrar dificuldades apesar de se mostrar rápido. Creio que uma intensa disputa acontecerá envolvendo esses três primeiros e, possivelmente, Petter Solberg. Nunca podemos descartar o norueguês campeão da categoria em 2003, apesar de ele sempre estar envolto por problemas.

Quem não participará dessa ferrenha disputa é Mikko Hirvonen. Correndo em casa, o finlandês vice líder do mundial teve um dia para esquecer. Na SS1, um problema no carro fez com que o motor de seu Ford apagasse, ele perdesse a direção e os freios e acertasse uma árvora, o que lhe custou mais de 30 segundos. Na SS2, foi a vez de um pneu travar e furar. Mais um minuto na conta. E pra completar, ele descobriu um problema na suspensão traseira. O atraso já é de dois minutos, o que lhe impede de pensar em vitória.

A Mini colocando Dani Sordo e Kris Meeke entre os dez melhores e o bom início na SS1 de Matti Rantanen, seguido por um forte acidente na SS2, também chamaram a atenção. Entre os brasileiros, Daniel Oliveira terminou em 38º e PAulo Nobre fechou na 110ª posição.

Amanhã, o Rali da Finlândia segue com mais oito especiais. E que têm tudo para serem espetaculares.

Rali da Finlândia - Após o primeiro dia

1. Sebastien Loeb (FRA/Citroen) 20min17.5s
2. Sebastien Ogier (FRA/Citroen) a 2.8s
3. Jari-Matti Latvala (FIN/Ford) a 4.4s
4. Jari Ketomaa (FIN/HJ-Autotalo Ford) a 7.0s
5. Petter Solberg (NOR/Solberg Citroen) a 12.6s
6. Dani Sordo (ESP/Mini) a 14.3s
7. Ott Tanak (EST/MM Ford) a 17.3s
8. Mads Ostberg (NOR/Stobart Ford) a 18.6s
9. Kris Meeke (GBR/Mini) a 20.9s
10. Juho Hanninen (FIN/Red Bull Skoda) a 25.8s

Foto: NextGen-Auto.com
Share on Google Plus

About Diego Maulana

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários: