Situação complicada

Sem sombra de dúvidas o assunto mais polêmico do último fim de semana da F1, em Silverstone, a exceção da discussão inútil sobre o "difusor soprado", foi aquela ordem da Red Bull para que Mark Webber não atacasse Sebastian Vettel nas voltas finais, caso que foi revelado pelo próprio australiano durante a entrevista coletiva.

E com o ocorrido, novamente começaram a pipocar questões sobre o futuro de Webber na equipe. O australiano teria seu contrato renovado com a RBR por mais um ano, teria de correr atrás de outro time para 2012, ou mesmo se aposentaria ao término desta temporada?

Na própria equipe, ainda não há um consenso sobre o caso. Em entrevista ao jornal alemão "Bild", Christian Horner disse que a equipe só tomará uma decisão no fim de agosto, mas aproveitou para dar uma leve cutucada no piloto do carro número 2.

“Vamos nos encontrar no final de agosto e tomar uma decisão juntos. Ele precisa trazer harmonia para a equipe"

Christian Horner

Por outro lado, o dono da Red Bull, Dietrich Mateschitz, parece inclinado a manter Webber no time, pelo menos por mais um mundial. Em entrevista à "Autosport", Mateschitz afirmou que o australiano vai renovar com a equipe para 2012 e até "elogiou" a combatividade de Webber na Inglaterra.

“Mark Webber renovará conosco. Isto acontecerá com certeza. Webber é muito popular dentro do time, sente-se confortável e tem excelente relacionamento. Ele sabe disso e nós sabemos disso. Honestamente, Mark não tem melhor escolha do que o carro mais rápido, enquanto não temos a melhor opção de um piloto mais veloz"

“Sebastian percebeu que Fernando Alonso estava longe e não poderia ser alcançado mais, então diminuiu o ritmo. Isso permitiu a chegada de Mark. Ele seria um piloto muito ruim se não tivesse tentado atacar e ganhar a posição”

Dietrich Mateschitz

Acredito que nem Webber nem a Red Bull tem opções tão melhores assim para resolver o problema. Webber não tem espaço em McLaren e Ferrari, as outras equipes de ponta do grid. Se sair da RBR, vai para uma equipe menor e decretará o fim de seu ciclo na categoria. Já a Red Bull não mantem um programa de jovens pilotos a toa. O objetivo é revelar novos valores. Porém, não há ninguém preparado o suficiente para assumir um lugar no melhor time da atualidade. Talvez, Buemi ou Alguersuari sejam opções para serem segundos pilotos sem reclamarem. Contudo, não vejo em ambos a consistencia que Webber tem para pontuar pela equipe no mundial de construtores.

O que me parece é que algumas pessoas dentro da Red Bull terão de engolir o australiano por mais um ano. E Webber terá de engolir por mais uma temporada a preferência de seu time por Vettel.
Share on Google Plus

About Diego Maulana

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários: