Hamilton vence em Nurburgring

A McLaren foi da frustração à esperança entre sexta-feira e sábado. Se nos treinos livres em Nurburgring a equipe decepcionou, deixando muito a desejar, ela voltou a ter esperanças com o fim do treino de classificação, onde Lewis Hamilton conseguiu um belo segundo lugar. E o time inglês foi recompensado hoje, com sua terceira vitória no ano.

Hamilton pilotou de forma soberba hoje. Logo na largada, mostrou seu cartão de visitas ao pole Mark Webber, o ultrapasando na primeira curva. O inglês conseguiu imprimir um bom ritmo desde as primeiras voltas e rumava para sua segunda vitória no ano. Porém, não foi fácil. Não foi porque, com pneus macios, tanto a Red Bull de Webber, quanto a Ferrari de Alonso, segundo e terceiro respectivamente, também andavam bem. E incomodavam.

Tanto que, após as trocas de pneus, Hamilton foi surpreendido por Webber, que parou antes e o ultrapassou. A partir dali, Lewis tinha duas preocupações: chegar novamente no australiano e tomar cuidado com possíveis ataques do espanhol. No meio de uma Red Bull e de uma Ferrari, Lewis conseguiu metade do objetivo, segurando Alonso. Mas chegar à Webber estava difícil.

Hamilton fez uma bela e consistente corrida, merecendo sua segunda vitória nesta temporada
Porém, veio a segunda janela de pit stops, inaugurada pelo piloto da Red Bull. E foi ai que Lewis venceu. Se na primeira parada tanto Hamilton quanto Alonso demoraram algumas voltas a mais na pista, já com pneus desgastados, o que fez com que Webber assumisse a liderança, a McLaren chamou o campeão do mundo de 2008 logo na volta seguinte para sua parada. E deu certo. O australiano, com pneus frios, não conseguiu andar rápido, e acabou sendo superado por Hamilton. Os dois ainda brigaram nas primeiras curvas, mas Lewis, com maestria, impediu que Webber o ultrapassasse.

Só que ainda tinhamos Alonso. E a Ferrari utilizou o mesmo expediente da McLaren, fazendo com que o espanhol ficasse uma volta a mais na pista, o colocando na primeira posição, em sua volta. Mas novamente Hamilton deu show, foi genial. Aproveitando que seus pneus já estavam mais quentes, ultrapassou o ferrarista, sem muitas dificuldades, voltando assim à ponta. E a partir daí, começou uma série de voltas rápidas, garantindo-se na frente.

Houve ainda a ameaça de Alonso pouco antes da última parada, mas nada feito. Hamilton venceu. De maneira espetacular e merecida. E ainda fez, de pneus duros, a volta mais rápida. Ganhou porque foi mais piloto, arriscou na hora e da maneira correta.

Só não foi melhor para a McLaren porque Jenson Button abandonou, com problemas hidraulicos. Entretanto, a corrida do campeão de 2009 era discreta.

A se destacar também a boa corrida da Ferrari. Creio que, se o clima estivesse um pouco mais quente, Alonso teria sido o vencedor. Mesmo assim, os italianos conseguiram fazer um bom trabalho hoje colocando seu principal piloto em um excelente segundo lugar. Prova de que a Ferrari caminha bem e que complicará a vida da Red Bull em certos momentos do campeonato. Acredito em mais vitórias de Alonso nesse ano. Só pecaram em um momento, que foi no último pit stop de Massa, o que custou a quarta posição ao brasileiro. Muita gente vai falar que só erram com ele, coisa e tal, mas acontece. Nunca é demais lembrar que nas últimas corridas os italianos vinham fazendo bons trabalhos.

Com este resultado, o inglês pulou para a terceira posição no mundial de pilotos e ameaça Webber
Já a Red Bull teve seu pior fim de semana no ano. Apesar da pole de Webber e de Vettel ter largado em terceiro, os taurinos pouco puderam fazer. Como bem lembrou Webber, eles já não têm aquele dominio do início da temporada. Chegar em terceiro e quarto, foi o máximo que puderam fazer. Mark, conseguiu manter oo segundo lugar no mundial. E Sebastian, que teve um domingo péssimo, saiu muito no lucro, apesar de ter ficado de fora do pódio pela primeira vez no ano, e pela primeira vez desde o GP da Coréia do Sul do ano passado. A vantagem é grande e boa de se administrar. Mas todo cuidado é pouco.

Grande corrida fez Adrian Sutil. Discreto, sem chamar a atenção, mas sem comprometer em nenhum momento, ele terminou em sexto, seu melhor resultado no ano. Bom para um piloto que vem tendo dificuldades para bater seu companheiro novato, Paul di Resta. Na sequencia, Rosberg e Schumacher, que fizeram boas corridas, dentro do possível e das limitações da Mercedes.

Outro que merece destaque foi o nono colocado. Ele, o MITO, Kamui Kobayashi. Não passou do Q1 ontem, ganhou uma posição com a punição de Buemi, largou em 17º. E na terceira volta já era o 11º. Andou boa parte da corrida no top 10 e aproveitou o bom trato do carro com os pneus para pontuar novamente. Vitaly Petrov fechou o top 10.

Por outro lado, Rubens Barrichello teve um fim de semana para esquecer. Andou mal e seu abandono quase não foi notado. O motor Cosworth abriu o bico. A lembrar também o pífio desempenho de Karun Chandhok, com a Lótus. Foi o último, a quatro voltas de Hamilton, duas de seu companheiro, Kovalainen, e acreditem, uma atrás da Hispania de Daniel Ricciardo, que até mostrou um bom desempenho. O Trulli vai voltar logo...

Resultado do GP da Alemanha

1º. Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes), 60 voltas
2º. Fernando Alonso (ESP/Ferrari), a 3s9
3º. Mark Webber (AUS/Red Bull-Renault), a 9s7
4º. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull-Renault), a 47s9
5º. Felipe Massa (BRA/Ferrari), a 52s2
6º. Adrian Sutil (ALE/Force India-Mercedes), a 1min26s2
7º. Nico Rosberg (ALE/Mercedes), a 1 volta
8º. Michael Schumacher (ALE/Mercedes), a 1 volta
9º. Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari), a 1 volta
10º. Vitaly Petrov (RUS/Lotus Renault), a 1 volta
11º. Sergio Pérez (MEX/Sauber-Ferrari), a 1 volta
12º. Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso-Ferrari), a 1 volta
13º. Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes), a 1 volta
14º. Pastor Maldonado (VEN/Williams-Cosworth), a 1 volta
15º. Sebastien Buemi (SUI/Toro Rosso-Ferrari), a 1 volta
16º. Heikki Kovalainen (FIN/Team Lotus-Renault), a 2 voltas
17º. Timo Glock (ALE/Marussia Virgin-Cosworth), a 3 voltas
18º. Jérôme D'Ambrosio (BEL/Marussia Virgin-Cosworth), a 3 voltas
19º. Daniel Ricciardo (AUS/Hispania-Cosworth), a 3 voltas
20º. Karun Chandhok (IND/Team Lotus-Renault), a 4 voltas

Não completaram

Vitantonio Liuzzi (ITA/Hispania-Cosworth)
Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes)
Rubens Barrichello (BRA/Williams-Cosworth)
Nick Heidfeld (ALE/Lotus Renault)

Fotos: GPUpdate.net
Share on Google Plus

About Diego Maulana

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários: