Um dos grandes destaques deste fim de semana foi o capacete que Sebastian Vettel utilizou em Silverstone. No casco do alemão, havia fotos de todos os mecânicos que trabalham diretamente em seu carro. Uma homenagem do líder do campeonato e virtual campeão, a todos aqueles que lhe ajudaram a alcançar o atual estágio em que se encontra nesse mundial. Mas depois dessa prova, talvez Vettel repense esta homenagem...
Claro que o que eu disse acima é apenas uma brincadeira. Sem a competência dos membros da Red Bull, o atual campeão do mundo certamente não estaria tão próximo de alcançar o bicampeonato. Porém, hoje os mecânicos da Red Bull não foram tão eficientes como de costume. E isso custou a sétima vitória do alemão neste ano. Melhor para Fernando Alonso, que aproveitou as falhas alheias e, de maneira soberba, conduziu a Ferrari à sua primeira vitória no ano.
O GP de Silverstone foi bem interessante. Muito melhor do que a última prova, no enfadonho circuito urbano de Valência. Como dizem por aí, pista boa faz corridas boas.
A etapa começou com pista molhada, mas sem chuva, e com todos os pilotos correndo de pneus intermediários. Com isso, caía a obrigação de se utilizar os compostos macios e duros, o que significavaum benefício para a Ferrari, que não vem se dando bem com os compostos mais resistentes. Todos poderiam utilizar apenas os compostos mais macios...
Largada com pista molhada foi bem movimentada no GP da Inglaterra |
Outro fator que beneficiou os italianos e que tem sido bastante discutido, foi a proibição do uso do "escapamento soprado", o que causou uma diminuição no desempenho de Red Bull, McLaren e Renault Lótus, equipes que tinham esse sistema mais desenvolvido. Aliás, esse tema foi intensamente debatido neste fim de semana, chegando a causar confusão em muita gente. Tony Fernandes, por exemplo, pediu durante entrevista coletiva dos chefes de equipes, que as regras da F1 sejam mais claras.
O fato é que isso também foi bom para que a Ferrari se aproximasse da Red Bull e superasse a McLaren. Contudo, nada foi mais decisivo do que o erro da equipe no segundo pit stop de Sebastian Vettel. O problema para a troca do pneu traseiro esquerdo do alemão abriu as portas para a primeira vitória da escuderia italiana no mundial.
Depois do erro, Vettel perdeu a posição tanto para o espanhol, quanto para Lewis Hamilton. E o atual campeão perdeu muito tempo atrás do inglês, fato que minou as suas chances de vitória. Ele inclusive teve de mudar sua tática de paradas para superar o piloto da McLaren.
Todos esses fatores juntos contribuiram muito para que Alonso triunfasse em Silverstone pela segunda vez na carreira, alcançando sua 27ª vitória na F1. Mas temos também de ressaltar o talento do espanhol. Na classificação, ele ficou muito próximo dos dois carros da Red Bull. E quando precisou andar rápido na corrida, o fez, abrindo uma vantagem confortável. Uma vitória que uniu sorte e braço, coisas que andam juntas com um grande campeão. Andou como campeão hoje e mereceu demais a vitória. Da segunda metade da prova em diante, sequer foi ameaçado. Um triunfo que pode trazer novos ares em Maranello.
Após ver seus dois carros na primeira fila do grid, a Red Bull ainda conseguiu colocar seus dois pilotos no pódio. E eles ainda tiveram uma intensa disputa nas voltas finais, com Webber, mais rápido, pressionando Vettel, mas sem sucesso. Outra bela disputa aconteceu entre Hamilton, o quarto, e Massa, o quinto. Lento nas últimas voltas, para poupar combustivel, o inglês, que fez uma grande prova, saindo do décimo lugar, resistiu a um impetuoso ataque do brasileiro nas últimas curvas, com toques e pedaços de carro voando.
Alonso andou melhor e mereceu muito a vitória em Silverstone |
Outros pilotos que mercem destaque são Sergio Perez, sétimo em uma prova muito boa, com um pit stop a menos, Michael Schumacher, que teve o bico avariado em um toque no mito Kamui Kobayashi e mais um stop & go, mas que conseguiu terminar em nono e Jaime Alguersuari que, não passou do Q1 ontem, mas marcou pontos pela terceira prova seguida e já passou o companheiro Sebastien Buemi.
A decepção ficou por conta de Kamui Kobayashi, que teve diversos problemas e abandonou com o motor Ferrari explodindo. Certamente o japonês era candidato a pontuar. As Williams também poderiam ter ido melhor, assim como Paul di Resta, vítima de um pit stop ruim. Além, é claro, de Jenson Button, outra vitima de mecânicos loucos.
Aliás, o que tivemos de problemas em pit stops hoje não foi brincadeira. Vettel, Kobayashi, que foi liberado cedo demais e acabou tocando em Maldonado, e os já citados di Resta, que ficou parado esperando que a equipe trouxesse os jogos de pneus certos para ele, e Button, que abandonou depois do mecânico o liberar, mesmo com a roda dianteira direita não fixada. Uma loucura.
Espera-se, para os próximos dias, uma solução para esse caso dos "escapamentos soprados". Serão banidos ou poderão ser utilizados. Ninguém sabe. Nem a FIA. Eles terão duas semanas para decidir, antes do GP da Alemanha, em Nurburgring. Mas não vou me surpreender se decisão nenhuma for tomada neste período.
Resultado do GP da Inglaterra
1º. Fernando Alonso (ESP/Ferrari), 52 voltas em 1h28min41s196
2º. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull-Renault), a 16s5
3º. Mark Webber (AUS/Red Bull-Renault), a 16s9
4º. Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes), a 28s9
5º. Felipe Massa (BRA/Ferrari), a 29s0
6º. Nico Rosberg (ALE/Mercedes), a 1min00s6
7º. Sergio Pérez (MEX/Sauber-Ferrari), a 1min05s5
8º. Nick Heidfeld (ALE/Lotus Renault), a 1min15s5
9º. Michael Schumacher (ALE/Mercedes), a 1min17s9
10º. Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso-Ferrari), a 1min19s1
11º. Adrian Sutil (ALE/Force India-Mercedes), a 1min19s7
12º. Vitaly Petrov (RUS/Lotus Renault), a 1min20s6
13º. Rubens Barrichello (BRA/Williams-Cosworth), a 1 volta
14º. Pastor Maldonado (VEN/Williams-Cosworth), a 1 volta
15º. Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes), a 1 volta
16º. Timo Glock (ALE/Marussia Virgin-Cosworth), a 2 voltas
17º. Jérôme D'Ambrosio (BEL/Marussia Virgin-Cosworth), a 2 voltas
18º. Vitantonio Liuzzi (ITA/Hispania-Cosworth), a 2 voltas
19º. Daniel Ricciardo (AUS/Hispania-Cosworth), a 3 voltas
Não terminaram
Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes), 39 voltas
Sebastien Buemi (SUI/Toro Rosso-Ferrari), 25 voltas
Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari), 23 voltas
Jarno Trulli (ITA/Team Lotus-Renault), 10 voltas
Heikki Kovalainen (FIN/Team Lotus-Renault), 2 voltas
Fotos: GPUpdate.net
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