Loeb vence o Rali da Finlândia

O dia foi puxado, com onze especiais. Mas o resultado não mudou. O mesmo piloto que terminou a quinta e a sexta-feira na liderança, terminou o sábado. E assim, Sebastien Loeb venceu mais uma vez no WRC. E ampliou ainda mais sua vantagem na tabela de pontuação.

Foram apenas duas vitórias em especiais para o francês. Mas a sorte esteve ao seu lado. Ele conseguiu vencer logo as duas primeiras especiais do dia, conseguindo uma pequena folga em relação a Sebastien Ogier e Jari-Matti Latvala. Algumas especiais curtas também ajudaram ao heptacampeão. Quanto menor é o percurso, menor é a chance de se perder tempo em relação aos adversários. Isso também foi determinante para o triunfo de Loeb.

Agora, restam cinco ralis e a disputa segue aberta. Mas Loeb parece ter tudo sob controle. Quando aparece uma oportunidade para que um rival ataque e lhe incomode, ele logo dá a resposta. Me arrisco a dizer que ele conquistará o octa.
Loeb foi constante durante todo o rali e a vitória foi merecida. Francês ampliou sua vantagem no mundial
Em segundo lugar ficou Jari-Matti Latvala. O finlandês, vencedor desta etapa no ano passado, teve uma boa participação. Se manteve a uma distância relativamente próxima de Loeb apesar de não ter ameaçado a liderança do francês. Mesmo assim, foi um bom resultado para o piloto da Ford, que sempre anda bem no rali de sua terra natal.

Já a terceira posição de Sebastien Ogier é frustrante. Pelo menos para o próprio. Ele tinha carro e ritmo suficiente para superar Loeb. Mas um furo de pneu na SS17, que lhe jogou para o terceiro lugar. Dali em diante, ele sequer conseguiu ameaçar o segundo posto de Latvala. Perdeu uma boa chance de se aproximar de Loeb na tabela de pontuação.

Já o grande destaque do dia foi novamente Mikko Hirvonen. Vencedor de oito especiais hoje, o finlandês subiu mais dois postos e terminou em quarto. Grande desempenho e grande resultado para um piloto que, no primeiro dia, perdeu mais de dois minutos devido a problemas. Não fossem as desastrosas três primeiras especiais do rali, creio que ele teria vencido em casa. Além disso, Hirvonen venceu o Power Stage e levou os pontos de bonificação. Bom para se manter próximo de Loeb.

Discreto Petter Solberg foi o quinto, marcando pontos. Bom para ele que, se não teve um desempenho espetacular como demonstra as vezes, pelo menos fugiu dos problemas. O mesmo vale para Mads Ostberg, sexto. Bom resultado para o norueguês. Henning Solberg, Matthew Wilson, Kimi Raikkönen e Juho Hanninen completaram a lista dos dez melhores.
Hirvonen foi o piloto que mais venceu especiais no rali da Finlândia e terminou em quarto lugar
A decepção ficou por conta dos pilotos da Mini, Dani Sordo e Kris Meeke. Ambos faziam um grande rali e estavam na zona de pontuação, mas tiveram de abandonar a disputa próximo do fim. Meeke parou na SS20 e Sordo na especial seguinte. Frustrante, por estarem tão próximos de um resultado tão expressivo.

Entre os brasileiros, Daniel Oliveira melhorou neste sábado e fechou o rali na 49ª posição. Paulo Nobre, por sua vez, sofreu um acidente na SS19 e teve de abandonar, quando era o 72º no geral.

Resultado final do Rali da Finlândia

1. Sebastien Loeb (FRA/Citroen) 2h39min37.0s
2. Jari-Matti Latvala (FIN/Ford) a 8.1s
3. Sebastien Ogier (FRA/Citroen) a 12.8s
4. Mikko Hirvonen (FIN/Ford) a 1min09.1s
5. Petter Solberg (NOR/Solberg Citroen) a 1min16.2s
6. Mads Ostberg (NOR/ Stobart Ford) a 1min27.8s
7. Henning Solberg (NOR/Stobart Ford) a 3min25.5s
8. Matthew Wilson (ING/Stobart Ford) a 3min53.2s
9. Kimi Raikkonen (FIN/Ice 1 Citroen) a 3min59.8s
10. Juho Hanninen (FIN/Red Bull Skoda) a 5min13.7s

Foto: E-WRC.cz
Share on Google Plus

About Diego Maulana

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários: