É chegado o meio da temporada 2011 da F1. Neste fim de semana, em Silverstone, será disputada a nona de 19 etapas do mundial, a primeira neste segundo semestre. E com a segunda metade do ano já em andamento, uma questão não deve sair da cabeça de muitos chefes e donos de equipe: será melhor continuar a desenvolver os carros de 2011 ou já é hora de tocar o projeto dos bólidos de 2012?
Ao meu ver, essa é uma questão complicada, pois envolve diversos fatores e "afeta" de forma diferente várias equipes. Assim, deveremos ver times que irão optar por seguir trabalhando no carro de 2011 enquanto outros deverão se ocupar do projeto para 2012. Na F1, cada ponto conquistado por uma equipe vale dinheiro ao final da temporada. Quem termina na frente, recebe mais. Quem termina atrás, recebe menos.Por isso a dúvida.
Grandes seguirão pensando em 2011, sem se descuidar de 2012 |
Entretanto, vejo também como primordial nesse quesito a força que cada equipe tem. É muito mais fácil que as equipes grandes, que lutam por título, continuem desenvolvendo seus carros de 2011, tendo como meta vencer as próximas etapas, do que os times menores, que pouco podem fazer. Red Bull, McLaren e Ferrari certamente não abandonarão o carro de 2011 ao passo que outras equipes o farão.
Boa parte do dinheiro dessas equipes vêm dos grandes investimentos feitos pelas empresas que as patrocinam. Obviamente, essas empresas esperam ter retorno e exposição. E não há maneira melhor de se expôr do que andando na frente, vencendo ou brigando por vitórias. A pressão por resultados expressivos, por vitórias e títulos nesses times sempre é maior e bons resultados rendem mais dinheiro. Não há como fugir disso.
Por isso, Luca di Montezemolo, presidente da Ferrari, já deu a ordem para seus subordinados em Maranello: desistir, jamais!
“Sabemos que a situação em ambos os campeonatos é muito difícil, mas não quero ouvir ninguém falando em desistir. Precisamos tentar progredir e lutar pela vitória em cada corrida, o que é um dever para a Ferrari”
Luca di Montezemolo
Montezemolo sabe que a situação da escuderia italiana é complicada no campeonato e que muito difícilmente alguém irá superar a Red Bull. Mas a tradição da Ferrari impede que a equipe desista assim, tão cedo. Porém, o italiano não esconde que a equipe já conversa sobre 2012.
“Obviamente, também começamos a falar sobre o carro de 2012, o que é normal para esta época do ano. Tenho fé naquilo que Domenicali e sua equipe estão fazendo e estou convencido que veremos o resultado de seu trabalho.”
Luca di Montezemolo
Pequenas já deverão começar a se mexer para o próximo ano |
Tranquilos na liderança do campeonato, o pessoal da Red Bull, por sua vez, não quer vacilar. Adrian Newey disse que o RB7 continuará a ser desenvolvido, para que não haja nenhuma surpresa, nenhuma reviravolta no mundial. Mas o gênio por trás do projeto que mais venceu em 2011 já admite pensar no bólido da próxima temporada.
"Estamos na época do ano em que precisamos continuar desenvolvendo o RB7. Ainda não estamos nem na metade do campeonato, então temos que continuar nos esforçando, mas, claro, também começaremos a pensar no carro do ano que vem".
Adrian Newey
Sem ter para onde fugir, a McLaren, apesar da missão quase impossível de superar a Red Bull no ano, também deverá seguir buscando melhorias para seu carro. Afinal, o time de Woking foi o único que conseguiu vencer além da equipe dos energéticos e quer repetir o feito o maior número de vezes possível.
Por outro lado, os times de menor expressão já dão sinais de que irão se concentrar no próximo ano. A Hispania, por exemplo, já há algum tempo, havia dito que se concentraria em 2012. E ontem, foi anunciada a venda do time para o grupo espanhol Thesan Capital. Isso pode significar que algumas mudanças estão por vir e que mais investimento para o próximo mundial estão a caminho.
A Marussia Virgin é outra que anunciou uma parceira visando o próximo ano. A nanica irá utilizar a estrutura da McLaren para desenvolver seu carro de 2012, tentando melhorar o desempenho pifio desses dois primeiros anos de F1. Irão se livrar da ideia de projetar um carro feito exclusivamente por computador.
A Lótus também poderá, em breve, se concentrar no seu próximo bólido, já que eles não possuem recursos suficientes para seguir investindo em 2011 e começar a planejar 2012.
Médios, mais cedo ou mais tarde, irão se planejar para 2012 |
Já entre as equipes consideradas medianas, há um dilema. A disputa nas posições intermediárias do grid é bastante intensa, com diversas possibilidades de variação de posições. Em contrapartida, esses times, a exceção da Mercedes, não possuem tanto investimento. Por isso, terminar o ano na melhor posição possível é essencial para se conseguir um troco a mais na temporada seguinte. Entretanto, como o orçamento é contado, vários times podem se encontrar em uma encruzilhada no meio do ano: tentam investir no atual campeonato, para na frente, quem sabe, ficar com uma fatia maior do bolo, ou mudam o foco para o mundial seguinte?
Pelo menos na Toro Rosso, tudo já foi definido. Para a prima pobre da Red Bull, que venha 2012.
“Estamos chegando na época do ano em que devemos começar a focar no carro de 2012. No entanto, há alguns desenvolvimentos por vir para o STR6 – há algumas pequenas coisas para Silverstone e para as corridas subseqüentes. Tirando isso, o GP da Itália terá mudanças no carro simplesmente porque Monza é um circuito único ao qual precisamos nos dedicar. Depois disso, nosso foco será mudado para o STR7; caso contrário, não teremos carro para o próximo ano.”
Giorgio Ascanelli
Assim como a STR, Sauber, Williams, Renault Lótus e Force India, mais cedo ou mais tarde tenderão a optar por se concentrar no bólido de 2012 para direcionar melhor o investimento. A Williams, por exemplo, anunciou que terá uma parceria com a Renault. As outras equipes irão em busca de patrocinio, certamente.
2012 ainda não começou oficialmente. Mas pra muita gente ele está logo ali.
Fotos: Autosport.com
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