Não há como negar que, Andrea Dovizioso faz uma boa temporada na MotoGP. O piloto italiano, de 25 anos, que sempre foi tido como uma boa promessa é atualmente o terceiro colocado no mundial da categoria. Não venceu nenhuma etapa neste ano, é verdade, e tem como melhores resultados dois segundos lugares, na França e na Itália. Resultados expressivos, para quem é o terceiro piloto da equipe oficial da Honda.
Também não há como negar que Marco Simoncelli, outro italiano, de 24 anos, tem sido um dos destaques da atual temporada. Agressivo, ele tem conseguido apresentar bons desempenhos em treinos, apesar do destaque negativo que ganhou pelas lambanças que fez (e não foram poucas) ao longo do mundial. Nas últimas corridas, tem se comportado bem, pelo menos, tentando apagar um pouco dessa imagem.
Piloto da Honda, Dovizioso pode não seguir no time em 2012 |
Mas o que esses dois têm em comum, além do fato de terem nascido no mesmo país e de serem pilotos jovens e, consideravelmente, promissores? Ambos têm o apoio da Honda, tradicional participante da categoria. E ambos podem perder esse apoio em 2012.
Segundo uma entrevista do chefe da equipe principal, Shuhei Nakamoto, à revista Motosprint, o time terá uma redução em seu orçamento para a próxima temporada. A justificativa se apoia na crise economica mundial (olha ela aí de volta) e dos recentes desastres que se abateram sob a "Terra do Sol Nascente".
Com um orçamento menor, o número de motos apoiadas pela Honda cairia. Assim, Dovizioso, terceiro piloto da equipe principal, e Simoncelli, que compete pela Gresini Honda, uma equipe satélite, mas que utiliza uma moto semelhante a do time principal, perderiam esse apoio.
E os motivos para a escolha de ambos parecem bem simples. De acordo com Nakamoto, Dani Pedrosa e Casey Stoner, pilotos considerados "top" na categoria, têm contratos garantidos para estarem no grid, pela Honda, na próxima temporada. Coisa que não acontece com a dupla de italianos. Além do que, Stoner e Pedrosa são, realmente, mais pilotos atualmente.
"Se eu fosse forçado a fazer um anuncio hoje em relação a nossos pilotos para 2012, eu poderia falar apenas do time principal porque Stoner e Pedrosa são os únicos com contrato para a próxima temporada. Então, eu teria de dar adeus tanto para Simoncelli quanto para Dovizioso"
Shuhei Nakamoto
Simoncelli é outro que poderá perder o apoio da Honda em 2012 |
Apesar de admitir que o emprego dos dois está em risco, Nakamoto pediu que ambos tivessem calma até que a situação ficasse um pouco mais clara, coisa prevista apenas para a metade de agosto. Atualmente, a Honda tem seis motos no grid. Para 2012, com a volta dos motores de 1000cc, esse número cairia para quatro, duas no time principal, garantidas para o espanhol e para o australiano, e duas para equipes satélites. Nisso deve residir a esperança de ambos seguirem correndo com a Honda.
"Pedi a ambos (Simoncelli e Dovizioso) que esperassem e fossem pacientes: estamos tentando solucionar a situação que está amarrada a questões de dinheiro. O orçamento será cortado e ainda não sabemos em quanto. No meio de agosto tudo deverá estar mais claro"
Shuhei Nakamoto
Com quatro motos Honda na próxima temporada, seria possível acomodar, tanto os dois pilotos com contrato quanto Simoncelli e Dovizioso. No entanto, a questão não é tão fácil, pois envolve outras equipes, outros patrocinadores que querem escolher determinados pilotos etc. Creio que um desses dois deve seguir com a Honda. Vamos esperar as primeiras decisões sobre o caso. Mas a procura por vagas já começou na MotoGP.
Fotos: MotoGP.com
0 comentários:
Postar um comentário