Uma pole em dois anos...

Lucas di Grassi marca a pole para o GP da Hungria de 2009 na GP2. Essa era a manchete sobre a etapa hungara da categoria, há dois anos atrás. Luiz Razia larga na frente para o GP da Hungria na GP2. Essa é a manchete de hoje. Dois anos entre os dois fatos. Esse é o tempo entre as duas últimas vezes em que um piloto brasileiro saiu na posição de honra pela categoria. Fazia tempo.

Nesse período, os próprios di Grassi e Razia, mais Alberto Valério e Diego Nunes estiveram na GP2. Razia entre 2009 e atualmente. Di Grassi até o fim daquela temporada, assim como Nunes. Valério entre 2009 e metade de 2010. Quatro pilotos e nenhuma pole.

Nesse mesmo tempo, apenas uma vitória, com Razia na segunda bateria do GP de Monza de 2009, debaixo de muita chuva. Muito pouco para um país que tem a tradição de bons pilotos como o Brasil. Muito triste essa situação, que reflete o atual nível de abandono no automobilismo brasileiro. Razia é o único piloto daqui na GP2. Existem outros poucos, é claro, em outras categorias européias, lutando para conquistar seus espaços. Alguns poderão conseguir, outros serão frustrados. Mas como disse, são POUCOS!

Pole de Luiz Razia é a sua primeira na GP2. Há dois anos um piloto brasileiro não largava na frente
Falta apoio, incentivo. Se hoje Razia é o piloto mais próximo que temos de ver na F1, daqui a pouco não teremos mais nenhum. Não por falta de talento e sim por falta de estrutura. O baiano já chegou lá. Essa é sua terceira temporada. Mas será que ele aguentará? Será que terá condições de seguir na Europa sem patrocinio? E o pessoal que vai subir das categorias menores?

O resultado de hoje tem de ser comemorado, pois, infelizmente, não sabemos quando veremos outra pole brasileira na GP2. Ver um brasileiro lutando por poles, por pódios, por vitórias e por títulos em uma categoria importante como a GP2 será raro. Ver um brasileiro na GP2, se as coisas continuarem assim, será raro. Espero que Razia traga um bom resultado amanhã para pelo menos mostrar que há alguém que mereça um voto de confiança, que ainda há vida no automobilismo brasileiro.

Grid de largada

1. Luiz Razia (BRA/AirAsia) 1min30s411
2. Luca Filippi (ITA/Coloni) a 0s140
3. Marcus Ericsson (SUE/iSport) a 0s146
4. Charles Pic (FRA/Addax) a 0s331
5. Romain Grosjean (FRA/DAMS) a 0s335
6. Jules Bianchi (FRA/ART) a 0s341
7. Giedo van der Garde (HOL/Addax) a 0s349
8. Fabio Leimer (SUI/Rapax) a 0s392
9. Esteban Gutierrez (MEX/ART) a 0s415
10. Sam Bird (GBR/ iSport) a 0s479
11. Max Chilton (GBR/Carlin) a 0s524
12. Josef Kral (TCH/Arden) a 0s525
13. Christian Vietoris (ALE/Racing Engineering) a 0s563
14. Davide Valsecchi (ITA/AirAsia) a 0s669
15. Michael Herck (ROM/Coloni) a 0s711
16. Adam Carroll (IRN/Super Nova) a 0s764
17. Stefano Coletti (MON/Trident) a 0s818
18. Daniel Clos (ESP/Racing Engineering) a 0s828,
19. Mikhail Aleshin (RUS/Carlin) a 0s901
20. Pal Varhaug (NOR/DAMS) a 0s985
21. Jolyon Palmer (GBR/Arden) a 1s102
22. Kevin Mirocha (ALE/Ocean) a 1s130
23. Julian Leal (ITA/Rapax) a 1s131
24. Johnny Cecotto Jr (VEN/Ocean) a 1s167
25. Fairuz Fauzy (MAL/Super Nova) a 1s344
26. Rodolfo Gonzalez (VEN/Trident) a 1s368

Foto: GP2Series.com
Share on Google Plus

About Diego Maulana

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários: