E quase a hegemonia da Red Bull nos treinos de classificação acabou hoje. Mas com uma volta voadora no fim, Sebastian Vettel garantiu sua oitava pole no ano, a décima primeira de sua equipe. Mas não foi fácil. Não tem sido fácil. A Red Bull encontrou adversários. McLaren e Ferrari vêm próximas, tanto que, entre os dois carros da equipe dos energéticos, estão todos os carros das dus equipes.
Vettel terá companhia de Lewis Hamilton na primeira fila. E o inglês por muito pouco não fez a pole. Será um concorrente duro amanhã e, caso não haja nada de excepcional, a vitória fica entre um dos dois, na minha opinião. Historicamente, o vencedor da etapa hungará larga na primeira fila. Não é uma regra, mas é o que acontece na maioria das vezes. Como o circuito de Hugaroring é bastante travado, dificultando as ultrapassagens, sair na frente é uma vantagem.
Mal na Alemanha, Vettel voltou a marcar uma pole, sua oitava no ano, e é favorito a vencer amanhã |
A segunda fila será composta por Jenson Button, que voltou a andar bem e que demonstra que a McLaren tem um carro forte para disputar a vitória amanhã, e por Felipe Massa, que pela primeira vez no ano larga na frente de Fernando Alonso. Um resultado muito importante para ele, que tem de readquirir confiança. Largar na frente de Alonso pode diminuir um pouco a pressão que Felipe pode estar colocando sobre si próprio.
A terceira fila terá Alonso e Webber. O primeiro, certamente, deve estar fulo da vida, por largar na quinta posição, atrás de Vettel, das McLarens e do companheiro de equipe. Não é um bom presente para o bicampeão que completou 30 anos ontem. E o segundo, depois de duas poles seguidas, que se converteram em dois terceiros lugares em ambas as provas, voltou a andar mal. Dificilmente irá segurar a vice liderança do mundial.
Vencedor do GP da Alemanha, Hamilton mostrou bom ritmo na Hungria e pode vencer novamente |
No top 10, as Mercedes, como era de se esperar. É a melhor equipe do resto do grid. Não que isso signifique muita coisa. Além dos caros alemães, uma Force India, com Sutil, e uma Sauber, com Perez. O alemão do time indiano acordou, depois de levar tempo do companheiro novato Paul di Resta. E o mexicano Perez se mostra muito rápido em treinos. Tem placar favorável contra o Mito Kamui Kobayashi. Porém, não consegue reverter isso em ritmo de corrida constante, coisa que o japonês tem feito com maestria, pelo carro que tem.
A se destacar que a Renault Lótus não colocou nenhum de seus pilotos no Q3, o que mostra um declínio do time que começou tão bem. Problemas também tem a Williams. O carro não rende e tanto Rubinho quanto Maldonado pouco podem fazer. Além disso, há a briga na Toro Rosso, com Alguersuari levando a melhor sob Buemi, algo que vem acontecendo nas últimas corridas. O espanhol melhorou bastante e está em um momento mais interessante do que o companheiro. Para completar, o suiço ainda tomou uma punição, devido ao acidente que ele provocou na última prova, tirando Nick Heidfeld da prova.
Grid de largada para o GP da Hungria
1º. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull-Renault), 1min19s815 (14 voltas)
2º. Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes), a 0s163 (12)
3º. Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes), a 0s209 (15)
4º. Felipe Massa (BRA/Ferrari), a 0s535 (15)
5º. Fernando Alonso (ESP/Ferrari), a 0s550 (15)
6º. Mark Webber (AUS/Red Bull-Renault), a 0s659 (16)
7º. Nico Rosberg (ALE/Mercedes), a 1s283 (12)
8º. Adrian Sutil (ALE/Force India-Mercedes), a 1s630 (19)
9º. Michael Schumacher (ALE/Mercedes), a 2s092 (17)
10º. Sergio Pérez (MEX/Sauber-Ferrari), (16)
11º. Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes), a 2s342 (15)
12º. Vitaly Petrov (RUS/Lotus Renault), a 2s469 (13)
13º. Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari), a 2s620 (14)
14º. Nick Heidfeld (ALE/Lotus Renault), a 2s655 (16)
15º. Rubens Barrichello (BRA/Williams-Cosworth), a 2s869 (14)
16º. Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso-Ferrari), a 3s164 (16)
17º. Pastor Maldonado (VEN/Williams-Cosworth), (10)
18º. Heikki Kovalainen (FIN/Team Lotus-Renault), a 4s547 (9)
19º. Jarno Trulli (ITA/Team Lotus-Renault), a 4s719 (8)
20º. Timo Glock (ALE/Marussia Virgin-Cosworth), a 6s479 (7)
21º. Vitantonio Liuzzi (ITA/Hispania-Cosworth), a 6s508 (10)
22º. Daniel Ricciardo (AUS/Hispania-Cosworth), a 6s664 (11)
23º. Sebastien Buemi (SUI/Toro Rosso-Ferrari), a 4s255 (9)*
24º. Jérôme D'Ambrosio (BEL/Marussia Virgin-Cosworth), a 6s695 (8)
*Buemi perdeu cinco posições devido a punição
Fotos: GPUpdate.net
1 comentários:
Sinceramente, mesmo com o melhor tempo na terceira sessão de treinos livres, não esperava pela pole de Vettel.
Ainda assim, creio que ele não vence amanhã.
abs
Postar um comentário