No Canadá, Vettel quebra sequencia da Mercedes

Foi uma boa sequencia de poles para a Mercedes. Quatro no total, três com Nico Rosberg, durantes as últimas três etapas, e uma com Lewis Hamilton, a primeira dos germânicos no ano e única do piloto inglês, no GP da China. Porém, tal sequencia foi quebrada hoje no Canadá, por outro alemão, o tricampeão Sebastian Vettel, autor das duas outras poles do ano, na Austrália e na Malásia.

Vettel sempre esteve entre os pilotos mais rápidos do fim de semana, apesar dos resultados mais discretos na sexta-feira. Não é uma surpresa, então, vê-lo na posição de honra, apesar da Mercedes estar dominando as classificações, por ter o carro mais rápido. Contudo, parte dessa pole deve ser creditada também ao clima chuvoso de Montreal. Choveu durante toda a sessão classificatória.
Pole de Vettel quebrou sequencia de quatro poles seguidas dos pilotos da Mercedes. Alemão chega à terceira no ano
Com pista molhada, as forças entre as equipes acaba se equilibrando. Basta ver algumas posições no restante do grid para comprovarmos isso. E o tricampeão soube se aproveitar disso e contou com um pouquinho de sorte. Com seu talento, conseguiu fazer uma boa volta, redonda, sem erros. Sua parte foi bem executada. A sorte apareceu em forma de pequenos erros de alguns rivais, que com pista molhada acabam se tornando mais rotineiros.

Com a pole, Vettel se coloca como grande favorito à vitória, independentemente das condições climáticas deste domingo.

Ao lado do alemão, parte Lewis Hamilton, que ficou a menos de um décimo do tempo do pole, mostrando que a Mercedes continua sim, com um carro bastante veloz. O inglês era o favorito à pole e acabou cometendo um pequeno erro em sua volta, que lhe custou algum tempinho. Se seria suficiente para ele marcar sua segunda pole no ano, não sei, mas era candidato. Apesar disso, Lewis se põe em um bom lugar de largada, especialmente se a chuva persistir, pois quanto mais à frente se largar nessas condições, melhor.

Na segunda fila, teremos o finlandês Valtteri Bottas e o alemão Nico Rosberg. Bottas foi, sem duvidas, a grata surpresa do dia. Andou bem em toda a sessão qualificatória e no fim, acertou uma belíssima volta. Será interessante ver como o novato, que se disse ansioso para que a chuva viesse para mostrar serviço, vai se comportar lá na frente. E se a chuva persistir, poderá ter um bom resultado. Já o vencedor da última etapa voltou a fazer um bom treino e parte do quarto posto. É mais um nome para ser olhar de perto, pois Nico tem demonstrado um desempenho bastante sólido nas últimas provas, apesar da Mercedes não ter tido lá tanta sorte assim, a exceção de Mônaco.
Terceiro no grid, o finlandês Valtteri Bottas foi a grande surpresa da molhada classificação em Montreal
Mark Webber e Fernando Alonso compõem a terceira fila. O australiano, que vinha andando entre os líderes  também, ficou a quase oito décimos do companheiro. Retrato da disparidade de desempenho entre ambos. Já o espanhol, mais veloz da sexta, não conseguiu desempenhar o mesmo papel de ontem. A Ferrari parece render melhor com pista seca.

Jean-Eric Vergne e Adrian Sutil ficaram na quarta fila, em sétimo e oitavo respectivamente. Fechando a lista de pilotos que foram ao Q3, na quinta fila, apareceram Kimi Raikkönen e Daniel Ricciardo. Esperava um pouco mais do finlandês, porém, ele errou em sua volta rápida e não teve como recuperar o tempo perdido. Terá de correr contra o prejuízo amanhã. Já a Force India não decepcionou, ao menos com Sutil, já que Paul di Resta ficou pelo Q1. A boa surpresa foi ver os dois garotos da Toro Rosso entre os dez. É uma equipe que vem melhorando.

Da 11ª à 16ª posições, estão os carros da Sauber, da McLaren, que continua numa draga terrível, Pastor Maldonado e Felipe Massa. O time inglês até tinha chances de ter colocado um carro pelo menos no Q3, especialmente com Button, mas teve azar no fim do Q2, com o acidente do brasileiro. O campeão de 2009 nem teve condições de abrir uma última volta. Já Massa, como disse, bateu quando tentava melhorar sua posição. Tinha carro para estar no Q3, mas não estava conseguindo. Péssimo para ele, que bateu pela terceira vez em dois fins de semana.

Na zona de degola do Q1 ficaram as já esperadas Caterham e Marussia, Paul di Resta,que foi muito mal e Romain Grosjean, que já perderia dez posições no grid por conta do acidente que provocou em Mônaco. Aliás, a batata do franco-suíço voltou a assar.
Felipe Massa sai apenas em 16° após bater durante o Q2. Esse é seu terceiro acidente em dois fins de semana
A prova de amanhã deverá ser bastante interessante, faça chuva ou não. Esperemos por mais um bom GP do Canadá.

Grid de largada

1º. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull-Renault) 1min25s425
2º. Lewis Hamilton (ING/Mercedes) 1min25s512
3º. Valtteri Bottas (FIN/Williams-Renault) 1min25s897
4º. Nico Rosberg (ALE/Mercedes) 1min26s008
5º. Mark Webber (AUS/Red Bull-Renault) 1min26s208
6º. Fernando Alonso (ESP/Ferrari) 1min26s504
7º. Jean-Éric Vergne (FRA/Toro Rosso-Ferrari) 1min26s543
8º. Adrian Sutil (ALE/Force India-Mercedes) 1min27s248
9º. Kimi Raikkonen (FIN/Lotus-Renault) 1min27s432
10º. Daniel Ricciardo (AUS/Toro Rosso-Ferrari) 1min27s946

11º. Nico Hulkenberg (ALE/Sauber-Ferrari) 1min29s435
12º. Sergio Pérez (MEX/McLaren-Mercedes) 1min29s761
13º. Pastor Maldonado (VEN/Williams-Renault) 1min29s917
14º. Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) 1min30s068
15º. Esteban Gutiérrez (MEX/Sauber-Ferrari) 1min30s315
16º. Felipe Massa (BRA/Ferrari) 1min30s354

17º. Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes) 1min24s908
18º. Charles Pic (FRA/Caterham-Renault) 1min25s626
19º. Jules Bianchi (FRA/Marussia-Cosworth) 1min26s508
20º. Max Chilton (ING/Marussia-Cosworth) 1min27s062
21º. Giedo van der Garde (HOL/Caterham-Renault) 1min27s110
22º. Romain Grosjean (FRA/Lotus-Renault) 1min25s716*

*Punido em dez posições por causar um acidente no GP de Mônaco.

Fotos: GPUpdate.net
Share on Google Plus

About Diego Maulana

    Blogger Comment
    Facebook Comment

1 comentários:

Daniel Machado disse...

Vitória fácil. E parece que o Tetra se desenha a cada corrida.