![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgfBE6GGhXy8Ve_6xe6ufdNFFfpT-8YPtrPMrCA8WbgX-65W2VA6muRagAF6ToGYSKFALEtSFNvDSkAOdPvMNU65On-4eVZ3xHDYDgmThS75t0ieXF680MVEkn0gg5klwpOrpT_S2CXAjRT/s1600/F1.jpg)
O julgamento foi feito ontem, com os quatro juízes designados para analisar o caso ouvindo as três partes envolvidas (FIA, Mercedes e Pirelli) por mais de sete horas. A decisão, no entanto, só foi conhecida hoje. A Mercedes foi considerada culpada por ter utilizado o carro de 2013 nos testes, pois entende-se que o time obteve uma "vantagem injusta" em relação às adversárias que também participaram ou participarão dos ensaios. A Ferrari, por exemplo, também fez os mesmos testes, depois da etapa do Bahrein. Porém, os italianos utilizaram um carro de 2011, o que é permitido pelo regulamento.
![]() |
Punição a Mercedes será a não participação da equipe nos testes para novatos, entre 17 e 19 de julho em Silverstone |
Daí surgiram as punições. Para a Pirelli, apenas uma reprimenda, com os italianos argumentando que teriam direito de fazer os testes com as equipes. Já para a Mercedes, além da repreensão, veio a perda do direito de participar dos testes de novatos, com o argumento de que em tais ensaios "as equipes têm total controle do carro e dos pneus", Uma decisão que visa não dar outra chance para que o time possa trabalhar nesta questão, apesar de Ross Brawn, que representou o time no julgamento, ter dito que a Mercedes não tirou vantagem dos treinos e que agiram de boa fé.
A punição poderia ter sido maior, com multas pesadas, perda de pontos ou outras coisas. Contudo, não esperava muito além do que foi imposto. Claro que a FIA não iria pegar muito pesado com os alemães a ponto de colocar em xeque uma possível continuidade da marca na categoria nos próximos anos. Por isso, preferiram não provocar, não entrar em rota de colisão com eles e encontraram uma forma de contornar a situação.
As rivais Red Bull e Ferrari, que entraram com o protesto quanto aos testes não devem ter ficado satisfeitas com o final disso tudo. Mas vão engolir a seco.
Foto: GPUpdate.net
0 comentários:
Postar um comentário