Pizza com chucrute

E a FIA deu seu veredito sobre os polêmicos testes entre Mercedes e Pirelli, realizados logo após o GP da Espanha. E os alemães devem ter ficado extremamente satisfeitos com o parecer dado pela entidade que rege a categoria. Tanto o time quanto a fábrica de pneus acabaram sendo apenas repreendidos pelo fato. A Mercedes também foi excluída dos testes para jovens pilotos, que acontecem Silverstone, dentro de um mês.

O julgamento foi feito ontem, com os quatro juízes designados para analisar o caso ouvindo as três partes envolvidas (FIA, Mercedes e Pirelli) por mais de sete horas. A decisão, no entanto, só foi conhecida hoje. A Mercedes foi considerada culpada por ter utilizado o carro de 2013 nos testes, pois entende-se que o time obteve uma "vantagem injusta" em relação às adversárias que também participaram ou participarão dos ensaios. A Ferrari, por exemplo, também fez os mesmos testes, depois da etapa do Bahrein. Porém, os italianos utilizaram um carro de 2011, o que é permitido pelo regulamento.
Punição a Mercedes será a não participação da equipe nos testes para novatos, entre 17 e 19 de julho em Silverstone
Daí surgiram as punições. Para a Pirelli, apenas uma reprimenda, com os italianos argumentando que teriam direito de fazer os testes com as equipes. Já para a Mercedes, além da repreensão, veio a perda do direito de participar dos testes de novatos, com o argumento de que em tais ensaios "as equipes têm total controle do carro e dos pneus", Uma decisão que visa não dar outra chance para que o time possa trabalhar nesta questão, apesar de Ross Brawn, que representou o time no julgamento, ter dito que a Mercedes não tirou vantagem dos treinos e que agiram de boa fé.

A punição poderia ter sido maior, com multas pesadas, perda de pontos ou outras coisas. Contudo, não esperava muito além do que foi imposto. Claro que a FIA não iria pegar muito pesado com os alemães a ponto de colocar em xeque uma possível continuidade da marca na categoria nos próximos anos. Por isso, preferiram não provocar, não entrar em rota de colisão com eles e encontraram uma forma de contornar a situação.

As rivais Red Bull e Ferrari, que entraram com o protesto quanto aos testes não devem ter ficado satisfeitas com o final disso tudo. Mas vão engolir a seco. 

Foto: GPUpdate.net
Share on Google Plus

About Diego Maulana

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários: