![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiPTRhb4Qt40LN9zafKNmSbJubg164XMbesw1keSGVWkDd5_liCmaxnKKq2w4GeaS8qNn6x_ZorddSQOtl3jH-9lGnrsaI2uH0HSY0jLoqGeVisrzKh4NTMX4e4TKilSsM049ViU51-07Sw/s100/Moto+GP.jpg)
O tempo de 1min34s398 que garantiu a pole ao inglês só veio nos minutos finais da classificação. E foi um excelente tempo, três décimos mais rápido do que o segundo colocado. Prova de que as motos da Yamaha parecem ter se adaptado bem a pista e estão muito velozes. Crutchlow já havia sido o segundo colocado, atrás apenas de Jorge Lorenzo, durante a primeira sessão de treinos livres, e o terceiro no TL4, todos esses com pista seca, mesmas condições do qualificatório.
![]() |
Cal Crutchlow largará na pole position pela primeira vez na MotoGP. Essa é a primeira pole da Tech 3 desde 2008 |
O que fica é a pergunta sobre como o britânico irá se comportar largando na primeira posição. Essa será sua primeira experiência desse tipo para ele na MotoGP. É sempre uma responsabilidade a mais. Além disso, o ritmo de corrida de Crutchlow será muito importante. Geralmente ele não possui uma performance tão boa quanto a das motos oficiais. Será outro desafio para ele. Se manter na briga com o pelotão da frente.
Marc Marquez, depois de uma queda impressionante no TL3, se recuperou e largará na segunda posição. O jovem espanhol era um dos favoritos à pole, e até vinha conquistando a posição, com uma boa volta no fim da classificação. Contudo, foi superado por Crutchlow e não conseguiu retomar o primeiro posto. Entretanto, dos males o menor para ele, que parte de uma boa posição, com chances de fazer uma corrida pensando na vitória. O alemão Stefan Bradl, da LCR Honda, foi outro que andou bem hoje. Consistente, o campeão de 2011 da Moto 2 fecha a primeira fila de pilotos da nova geração.
Único representante da Yamaha oficial no grid, já que Lorenzo não corre, Valentino Rossi parte do quarto posto. O italiano ainda sofre perante os rivais. Não parece estar completamente adaptado à sua M1 e vem tendo desempenhos inferiores ao que todos esperavam. Mas o Doutor nunca é carta fora do baralho. Dani Pedrosa parte do quinto lugar. O espanhol, que neste fim de semana tem uma grande chance de encaminhar seu primeiro título na MotoGP, era o principal candidato à pole e tinha o melhor tempo até metade do Q2. Mas aí ele caiu e não voltou para a sessão, sendo superado por quatro pilotos. Mesmo assim, tem condições de fazer uma boa corrida amanhã e somar ponto importantes na briga pelo campeonato. Fechando a segunda fila aparece o novato Bradley Smith, da Tech 3, mostrando que a equipe tem sim um bom equipamento.
![]() |
Líder do mundial, Dani Pedrosa caiu durante o Q2 e não pôde disputar a pole position. Espanhol larga em quinto |
Outras boas surpresas foram as motos CRTs da Aprillia, guiadas por Aleix Espargaró e Randy de Puniet, que partem em sétimo e nono respectivamente. A equipe vem fazendo um excelente trabalho em vai crescendo a cada prova. Já estão com duas motos na terceira fila, algo inimaginável há algum tempo. Entre os dois, em oitavo, está Alvaro Bautista e sua Gresini. Já as motos da Ducati foram mal. Nicky Hayden é o melhor da fábrica italiano e sai em décimo, logo a frente de Michele Pirro, da Pramac, cliente da Ducati. Andrea Ianonne, da outra Pramac, larga em 13º. Andrea Dovizioso é o 15º.
Grid de largada para o GP da Holanda
1º. Cal Crutchlow (ING/Tech 3 Yamaha) 1min34s398
2º. Marc Márquez (ESP/Honda) 1min34s755
3º. Stefan Bradl (ALE/LCR Honda) 1min34s878
4º. Valentino Rossi (ITA/Yamaha) 1min34s974
5º. Dani Pedrosa (ESP/Honda) 1min35s006
6º. Bradley Smith (ING/Tech 3 Yamaha) 1min35s454
7º. Aleix Espargaró (ESP/Aspar ART-Aprilia) 1min35s500
8º. Álvaro Bautista (ESP/Gresini Honda) 1min35s508
9º. Randy de Puniet (FRA/Aspar ART-Aprilia) 1min35s622
10º. Nicky Hayden (EUA/Ducati) 1min35s908
11º. Michele Pirro (ITA/Pramac Ducati) 1min36s866
12º. Jorge Lorenzo (ESP/Yamaha) (*) sem tempo
13º. Andrea Iannone (ITA/Pramac Ducati) 1min36s432
14º. Héctor Barberá (ESP/Avintia FTR-Kawasaki) 1min36s490
15º. Andrea Dovizioso (ITA/Ducati) 1min36s524
16º. Danilo Petrucci (ITA/Ioda Suter-BMW) 1min36s695
17º. Karel Abraham (TCH/Cardion Ducati) 1min36s791
18º. Colin Edwards (EUA/Forward FTR-Kawasaki) 1min37s143
19º. Bryan Staring (AUS/Gresini FTR-Honda) 1min37s315
20º. Claudio Corti (ITA/Forward FTR-Kawasaki) 1min37s625
21º. Yonny Hernández (VEN/Paul Bird Aprilia) 1min37s781
22º. Michael Laverty (IRN/Paul Bird PBM-Aprilia) 1min38s378
23º. Lukás Pesek (TCH/Ioda Suter-BMW) 1min38s704
24º. Iván Silva (ESP/Avintia FTR-Kawasaki) 1min39s077
(*) Estaria no Q2 pela soma de tempos dos treinos livres, mas não correrá
Jorge Lorenzo
Jorge Lorenzo já se submeteu a cirurgia para a correção da fratura em sua clavícula esquerda. O piloto espanhol foi operado pelo doutor Joaquin Rodriguez que disse, ao site da MotoGP, o que segue abaixo.
"A duração da cirurgia foi de aproximadamente duas horas; o curso clinico do pós-operação tem sido normal. Jorge tinha uma deslocada e complexa fratura da clavícula esquerda. Foi uma cirurgia complicada mas, aparentemente bem sucedida. Colocamos uma placa de titânio e oito parafusos para segurar os fragmentos da clavícula. Jorge já acordou da anestesia. Nas próximas horas avaliaremos o progresso do paciente e então estaremos aptos a estimar quanto tempo a reabilitação levará”Joaquin Rodriguez
E para surpresa de muitos, Lorenzo já foi liberado pelos médicos e viajou para Assen, a fim de ficar com seu time. Muitos dizem que ele ainda passaria por uma avaliação clinica para saber se poderia correr ainda neste sábado. Coisa de louco.
![]() |
Cirurgia de Jorge Lorenzo rendeu uma placa de titânio e oito parafusos. Procedimento foi um sucesso, no entanto |
Moto 2 e Moto 3
Na Moto 2, Pol Espargaró se colocou como principal favorito à vitória neste sábado. Pole, o espanhol vem tendo um bom fim de semana e deverá ser um dos protagonistas da prova. A segunda posição ficou com Johann Zarco, ao passo que o líder do campeonato, Scott Reding, sai em terceiro. Esteve Rabat e Xavier Simeon completam o top 5 do grid.
Já na Moto 3, muito equilíbrio novamente. Miguel Oliveira e Alex Marquez registraram o mesmo tempo no treino classificatório. E quem se deu melhor foi o português, que por ter registrado a marca antes, ficou com a pole. Terceiro e quarto colocados, Maverick Viñales e Luis Salom também estiveram muito próximos um do outro. Apenas 0s002 separaram os líderes do campeonato. Alex Rins em quinto, e Jonas Folger, sexto, são outros dois nomes que deverão protagonizar uma grande prova amanhã. Eric Granado é o 27º.
Fotos: MotoGP.com e Facebook
0 comentários:
Postar um comentário