Crutchlow surpreende e marca primeira pole da carreira em Assen

O inglês Cal Crutchlow surpreendeu e vai largar na pole position do GP da Holanda da MotoGP, que acontece neste sábado em Assen. Essa é a primeira vez que o piloto da Tech 3 Yamaha partirá da posição de honra na categoria. Essa é também a primeira pole da Tech 3 desde 2008.

O tempo de 1min34s398 que garantiu a pole ao inglês só veio nos minutos finais da classificação. E foi um excelente tempo, três décimos mais rápido do que o segundo colocado. Prova de que as motos da Yamaha parecem ter se adaptado bem a pista e estão muito velozes. Crutchlow já havia sido o segundo colocado, atrás apenas de Jorge Lorenzo, durante a primeira sessão de treinos livres, e o terceiro no TL4, todos esses com pista seca, mesmas condições do qualificatório.
Cal Crutchlow largará na pole position pela primeira vez na MotoGP. Essa é a primeira pole da Tech 3 desde 2008
O que fica é a pergunta sobre como o britânico irá se comportar largando na primeira posição. Essa será sua primeira experiência desse tipo para ele na MotoGP. É sempre uma responsabilidade a mais. Além disso, o ritmo de corrida de Crutchlow será muito importante. Geralmente ele não possui uma performance tão boa quanto a das motos oficiais. Será outro desafio para ele. Se manter na briga com o pelotão da frente.

Marc Marquez, depois de uma queda impressionante no TL3, se recuperou e largará na segunda posição. O jovem espanhol era um dos favoritos à pole, e até vinha conquistando a posição, com uma boa volta no fim da classificação. Contudo, foi superado por Crutchlow e não conseguiu retomar o primeiro posto. Entretanto, dos males o menor para ele, que parte de uma boa posição, com chances de fazer uma corrida pensando na vitória. O alemão Stefan Bradl, da LCR Honda, foi outro que andou bem hoje. Consistente, o campeão de 2011 da Moto 2 fecha a primeira fila de pilotos da nova geração.

Único representante da Yamaha oficial no grid, já que Lorenzo não corre, Valentino Rossi parte do quarto posto. O italiano ainda sofre perante os rivais. Não parece estar completamente adaptado à sua M1 e vem tendo desempenhos inferiores ao que todos esperavam. Mas o Doutor nunca é carta fora do baralho. Dani Pedrosa parte do quinto lugar. O espanhol, que neste fim de semana tem uma grande chance de encaminhar seu primeiro título na MotoGP, era o principal candidato à pole e tinha o melhor tempo até metade do Q2. Mas aí ele caiu e não voltou para a sessão, sendo superado por quatro pilotos. Mesmo assim, tem condições de fazer uma boa corrida amanhã e somar ponto importantes na briga pelo campeonato. Fechando a segunda fila aparece o novato Bradley Smith, da Tech 3, mostrando que a equipe tem sim um bom equipamento.
Líder do mundial, Dani Pedrosa caiu durante o Q2 e não pôde disputar a pole position. Espanhol larga em quinto
Outras boas surpresas foram as motos CRTs da Aprillia, guiadas por Aleix Espargaró e Randy de Puniet, que partem em sétimo e nono respectivamente. A equipe vem fazendo um excelente trabalho em vai crescendo a cada prova. Já estão com duas motos na terceira fila, algo inimaginável há algum tempo. Entre os dois, em oitavo, está Alvaro Bautista e sua Gresini. Já as motos da Ducati foram mal. Nicky Hayden é o melhor da fábrica italiano e sai em décimo, logo a frente de Michele Pirro, da Pramac, cliente da Ducati. Andrea Ianonne, da outra Pramac, larga em 13º. Andrea Dovizioso é o 15º.

Grid de largada para o GP da Holanda

1º. Cal Crutchlow (ING/Tech 3 Yamaha) 1min34s398
2º. Marc Márquez (ESP/Honda) 1min34s755
3º. Stefan Bradl (ALE/LCR Honda) 1min34s878
4º. Valentino Rossi (ITA/Yamaha) 1min34s974
5º. Dani Pedrosa (ESP/Honda) 1min35s006
6º. Bradley Smith (ING/Tech 3 Yamaha) 1min35s454
7º. Aleix Espargaró (ESP/Aspar ART-Aprilia) 1min35s500
8º. Álvaro Bautista (ESP/Gresini Honda) 1min35s508
9º. Randy de Puniet (FRA/Aspar ART-Aprilia) 1min35s622
10º. Nicky Hayden (EUA/Ducati) 1min35s908
11º. Michele Pirro (ITA/Pramac Ducati) 1min36s866
12º. Jorge Lorenzo (ESP/Yamaha) (*) sem tempo

13º. Andrea Iannone (ITA/Pramac Ducati) 1min36s432
14º. Héctor Barberá (ESP/Avintia FTR-Kawasaki) 1min36s490
15º. Andrea Dovizioso (ITA/Ducati) 1min36s524
16º. Danilo Petrucci (ITA/Ioda Suter-BMW) 1min36s695
17º. Karel Abraham (TCH/Cardion Ducati) 1min36s791
18º. Colin Edwards (EUA/Forward FTR-Kawasaki) 1min37s143
19º. Bryan Staring (AUS/Gresini FTR-Honda) 1min37s315
20º. Claudio Corti (ITA/Forward FTR-Kawasaki) 1min37s625
21º. Yonny Hernández (VEN/Paul Bird Aprilia) 1min37s781
22º. Michael Laverty (IRN/Paul Bird PBM-Aprilia) 1min38s378
23º. Lukás Pesek (TCH/Ioda Suter-BMW) 1min38s704
24º. Iván Silva (ESP/Avintia FTR-Kawasaki) 1min39s077

(*) Estaria no Q2 pela soma de tempos dos treinos livres, mas não correrá

Jorge Lorenzo


Jorge Lorenzo já se submeteu a cirurgia para a correção da fratura em sua clavícula esquerda. O piloto espanhol foi operado pelo doutor Joaquin Rodriguez que disse, ao site da MotoGP, o que segue abaixo.

"A duração da cirurgia foi de aproximadamente duas horas; o curso clinico do pós-operação tem sido normal. Jorge tinha uma deslocada e complexa fratura da clavícula esquerda. Foi uma cirurgia complicada mas, aparentemente bem sucedida. Colocamos uma placa de titânio e oito parafusos para segurar os fragmentos da clavícula. Jorge já acordou da anestesia. Nas próximas horas avaliaremos o progresso do paciente e então estaremos aptos a estimar quanto tempo a reabilitação levará” 

Joaquin Rodriguez 

E para surpresa de muitos, Lorenzo já foi liberado pelos médicos e viajou para Assen, a fim de ficar com seu time. Muitos dizem que ele ainda passaria por uma avaliação clinica para saber se poderia correr ainda neste sábado. Coisa de louco.
Cirurgia de Jorge Lorenzo rendeu uma placa de titânio e oito parafusos. Procedimento foi um sucesso, no entanto
Ainda mantenho o que disse ontem. Acho que ele não estaria apto a correr 100% nem em Assen e nem nas duas provas seguintes. Porém, imagino que ele queira diminuir o prejuízo.

 Moto 2 e Moto 3 


Na Moto 2, Pol Espargaró se colocou como principal favorito à vitória neste sábado. Pole, o espanhol vem tendo um bom fim de semana e deverá ser um dos protagonistas da prova. A segunda posição ficou com Johann Zarco, ao passo que o líder do campeonato, Scott Reding, sai em terceiro. Esteve Rabat e Xavier Simeon completam o top 5 do grid.

Já na Moto 3, muito equilíbrio novamente. Miguel Oliveira e Alex Marquez registraram o mesmo tempo no treino classificatório. E quem se deu melhor foi o português, que por ter registrado a marca antes, ficou com a pole. Terceiro e quarto colocados, Maverick Viñales e Luis Salom também estiveram muito próximos um do outro. Apenas 0s002 separaram os líderes do campeonato. Alex Rins em quinto, e Jonas Folger, sexto, são outros dois nomes que deverão protagonizar uma grande prova amanhã. Eric Granado é o 27º.

Fotos: MotoGP.com e Facebook
Share on Google Plus

About Diego Maulana

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários: