Parte do aprendizado

Não foi o atual campeão Jorge Lorenzo, nem o vice Dani Pedrosa, tampouco o Doutor Valentino Rossi, o piloto que mais chamou a atenção nesse início de temporada na MotoGP. Os três grandes nomes da categoria acabaram à sombra de um novato de 20 anos, que atende pelo nome de Marc Marquez. E também pudera. Após as quatro primeiras etapas do ano, o atrevido espanhol já tinha aprontado de tudo. 

Logo no GP de estreia, em Losail, veio o primeiro pódio do garoto, com um terceiro lugar. Na etapa seguinte, em Austin, vieram as primeiras pole e vitória, no circuito que estreava na MotoGP. Marquez assumia ali a liderança do campeonato. Na Espanha, correndo pela classe rainha pela primeira vez em casa, veio a primeira polêmica, naquela linda ultrapassagem em Jorge Lorenzo na última curva - que leva o nome do bicampeão - do circuito de Jerez de la Frontera, o que lhe garantiu o segundo lugar daquele GP. E na França, depois de um início péssimo, caindo de primeiro para oitavo, o piloto da Repsol Honda fez sua primeira grande corrida de recuperação, alcançando o pódio na úmida pista de Le Mans.

Com todos esses resultados, o estreante ocupava o segundo lugar no mundial naquele momento e ia com moral para a quinta etapa, o GP da Itália em Mugello. Marquez tornou-se a grande sensação do campeonato, sendo colocado no rol de favoritos ao título e angariando fãs por todos os cantos do mundo, por conta de seu arrojo e também de seu carisma, maior do que o de Pedrosa e de Lorenzo, por exemplo.
Marc Marquez começou muito bem sua trajetória na MotoGP, porém ainda necessita de mais experiência
No entanto, nem tudo nesta temporada de estreia são flores para o campeão da Moto 2. Foi em solo italiano que Marquez teve seu primeiro fim de semana ruim na classe. A sexta-feira, que começou promissora para o talentoso piloto, terminou com um susto. O espanhol sofreu um acidente grave, a quase 300 km/h e sofreu algumas escoriações que o acompanharam pelo restante do fim de semana. No sábado, outra queda, que comprometeu sua ida direta ao Q2, no treino classificatório. Após passar pelo Q1, o espanhol classificou-se apenas em sexto no grid. Entretanto, ele vinha se recuperando na corrida, pulando para terceiro na largada e superando seu companheiro, Dani Pedrosa, durante a prova. Mas a poucas voltas do fim, outra queda lhe tirou da prova e o deixou sem pontuar pela primeira vez em 2013.

Um fim de semana para se esquecer, diriam muitos. Porém, não vejo desta forma.

Resultados como esse na Itália podem fazer com que Marc consiga um amadurecimento nas pistas de forma mais rápida. Depois de tanta badalação, com poles, vitórias e pódios, deixar de pontuar e ver seus principais rivais nas duas primeiras posições traz à tona a dureza da competição da qual ele faz parte. Fica exposto que, se ele quiser brigar pelo título da temporada, não poderá bobear novamente dessa forma, apesar de seu noviciado na classe.

Marquez, além de ser naturalmente muito bom piloto (e não é uma mau resultado que vai apagar isso), parece ser um garoto bastante inteligente e tem um caminho muito promissor pela frente. Acredito que ele entenda que esse tipo de coisa acontece e que faz parte de seu aprendizado. Sua carreira ainda está no início e outros erros deverão acontecer, como acontecem com novatos. É algo para ele levar como exemplo daqui para frente, pensando em sempre melhorar. Talento para vencer, ele já demonstrou que tem. Falta apenas essa maior maturidade.

foto: MotoGP.com
Share on Google Plus

About Diego Maulana

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários: