Lorenzo é o mais rápido em Assen, mas sofre acidente forte e não corre no sábado

E os primeiros treinos livres da MotoGP no circuito holandês de Assen, para a sétima etapa do mundial da motovelocidade, acabaram em segundo plano nesta quinta-feira. Tudo por conta do forte acidente que o espanhol Jorge Lorenzo sofreu durante a segunda sessão de ensaios.

Debaixo de muita chuva, Lorenzo vinha com o terceiro melhor tempo na hora da queda, que aconteceu na curva 13. O bicampeão acabou perdendo o controle de sua M1 e foi praticamente ejetado, caindo com violência no chão, deslizando para fora da pista em seguida. Lorenzo ainda se levantou sozinho, reclamando de dores no braço esquerdo, e foi retirado do local de ambulância.
Jorge Lorenzo perdeu o controle de sua M1 no piso molhado de Assen e acabou caindo em alta velocidade durante TL2
Levado ao centro médico do circuito, foi constatada uma fratura na clavícula esquerda do piloto da moto #99, que o tirará da etapa deste fim de semana. Não se sabe ainda se ele estará apto a correr em Sachsenring e em Laguna Seca, que acontecem nos dias 14 e 21 de julho, respectivamente, antes das férias da categoria. Lorenzo, que classificou seu acidente como "excesso de confiança", embarca para a Espanha onde passará por cirurgia. E se não tiver condições de disputar essas duas etapas - e é o que acho que vai acontecer - sua busca pelo tricampeonato terá chegado ao fim.

Imaginando o cenário mais otimista para Lorenzo, onde ele perderia só esta corrida, sua vida já seria complicada. Atualmente na vice liderança do mundial, com 116 pontos, sete a menos do que o líder Dani Pedrosa, o piloto da Yamaha poderia ver essa diferença chegar a até 32 pontos, em caso de vitória do rival. Nesta situação, fazendo a conta mais simples possível, o bicampeão precisaria de pelo menos sete vitórias seguidas para deixar o compatriota para trás, mesmo que este chegasse todas estas provas em segundo. E vendo a competitividade entre os pilotos de Yahama e Honda, é difícil conceber algo semelhante.

Voltando do mundo imaginário, não creio que Lorenzo estará apto para correr em Sachsenring e em Laguna Seca. Uma cirurgia não é um procedimento simples e demanda tempo para a total reabilitação da parte afetada, a clavícula no caso. Se ela não estiver 100%, o piloto vai sofrer para executar alguns movimentos, deixando sua performance limitada. E brigar por vitórias assim será praticamente impossível.
O espanhol se levantou sozinho mas reclamando de dores no braço esquerdo. Foi constatada fratura de sua clavícula esquerda após exames
Lorenzo terá de torcer para que Pedrosa não venha a ter bons resultados. Creio que a partir de sua cirurgia até o GP de Indianapolis, com o intervalo para férias da categoria, ele terá se recuperado por completo. E aí poderá ver qual foi o estrago.

Treinos


Com pista seca, Lorenzo sobrou. Parecia que o espanhol teria mais um bom fim de semana. Mas aí veio o acidente... Cal Crutchlow foi o segundo na sessão, seguido por Marc Marquez, Valentino Rossi, Dani Pedrosa e Aleix Espargaró, grande destaque do dia ao levar uma moto CRT ao sexto posto. Com pista molhada, Marquez foi o mais rápido, seguido por Rossi, Pedrosa, Bradl e Dovizioso. 

O que dá pra tomar por base, claro, é o TL1. Se o fim de semana seguir com pista seca, as motos Honda poderão ter uma pequena vantagem, já que lidarão apenas com a Yamaha de Rossi, que não vem tendo uma temporada regular. Cal Crutchlow pode ser uma protagonista também, mas precisa de um pouco mais para isso.
Marc Marquez liderou treino molhado em Assen. Pela manhã, Lorenzo havia sido o mais rápido da sessão com sobras
Se chover, as coisas se misturam.

Moto 2 e Moto 3


Na Moto 2, Pol Espargaró superou Scott Redding no TL1, com pista seca. Na segunda sessão, onde a pista começou molhada e foi melhorando ao longo do treino, Mattia Pasini ficou em primeiro, com Mika Kallio em segundo. Redding foi sétimo e Espargaró 16°. A Moto 2 deverá ter uma prova equilibrada novamente. É bom ficarmos de olho no britânico Redding, que vai fazendo uma bela temporada e pode abrir uma vantagem maior no mundial.

Pela Moto 3, Maverick Viñales e Luis Salom deverão ser protagonistas novamente. Cada um liderou uma das sessões realizadas deixando o outro em segundo. Devem fazer mais uma prova batalhando no pelotão da frente por milésimos. Alex Rins e Jonas Folger são outros pilotos que deverão integrar essa disputa. Eric Granado conseguiu como melhor resultado o 20° lugar da primeira prática.

Fotos: MotoGP.com
Share on Google Plus

About Diego Maulana

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários: