E na segunda-feira...

Resuminho do fim de semana chegando.

F1 


Já que não vi a corrida em sua totalidade, não fiz um texto de análise ontem sobre a prova. Achei melhor esperar o VT para rascunhar hoje algumas linhas. Vamos lá então. 

Depois de ter chuva e tempo frio na sexta e no sábado, o domingo em Montreal foi ensolarado. E o clima acabou sendo determinante no resultado da prova. Se com chuva era esperado um maior equilíbrio entre as equipes, com sol não teve pra ninguém. Largando da pole position, Sebastian Vettel dominou completamente a corrida com muita facilidade e venceu pela primeira vez na no circuito canadense. 

Para mim, tal resultado não foi nenhuma surpresa, em que se pese alguns pontos. Já tinha visto no Bahrein um domínio semelhante por parte do tricampeão e o carro da Red Bull se encaixou bem com a pista. Sem ninguém à sua frente, Vettel pôde então disparar e fazer uma corrida à parte. Não teve, repito, dificuldade em impor um ritmo melhor e vencer. Fez sua parte muito bem feita, como de costume quando larga da posição de honra, tanto que só quatro pilotos não levaram uma volta do líder. Para o campeonato, foi mais um passo importante.
Vitória de Vettel foi bastante tranquila neste domingo. Alemão vai caminhando bem para o tetracampeonato 
A única coisa que me surpreendeu nisso tudo foi a facilidade que tiveram os rubro taurinos para se adaptarem aos compostos neste fim de semana. Na Espanha, a equipe teve muito mais dificuldades de administrar o consumo da borracha (naquele GP os pneus utilizados foram os médios e os duros) ao passo que em Mônaco (pneus macios e supermacios). No Canadá, as borrachas escolhidas foram as médias e as supermacias, e a RBR teve bom rendimento com ambas, principalmente com as médias. Parece que a equipe vai entendendo melhor o comportamento dos pneus.

Fernando Alonso também se destacou. O espanhol, sexto no grid, fez mais uma grande corrida e levou sua Ferrari ao segundo posto. Depois de deixar Valtteri Bottas para trás ainda nas primeiras voltas, o agora vice líder do mundial fez uma prova cirúrgica, superando Nico Rosberg, Mark Webber e Lewis Hamilton, este último a seis voltas do fim em mais um bom pega. Fez dele o que se espera e apesar da vantagem de Vettel aumentar, o resultado pode ser encarado como uma vitória para o espanhol.

Lewis Hamilton completou o pódio em terceiro, depois de andar quase que toda a corrida em segundo. Contudo, o inglês nada pôde fazer diante de um Alonso mais veloz e determinado a lhe ultrapassar. O carro da Mercedes parece ter tido uma melhora em ritmo de corrida e de consumo de pneus. Nada de espetacular, mas um avanço que pode ajudar os alemães a serem mais competitivos. Será que valeram a pena aqueles testes com a Pirelli pelo qual serão julgados? Ainda sobre Hamilton, neste fim de semana ele foi melhor do que Rosberg. 
Apesar da diferença para Vettel crescer na tabela do mundial de pilotos, resultado de Alonso teve gosto de vitória
Mark Webber e Nico Rosberg completaram o top 5 de pilotos que não levaram volta do líder. O australiano fez mais uma boa corrida. Nada demais, a não ser um quase acidente com Giedo van der Garde. Já o alemão acabou prejudicado pela estratégia ruim da Mercedes. Não acho que faria algo muito além disso, mas se sua equipe tivesse optado por colocar pneus médios ao invés do supermacio da primeira parada, talvez Nico tivesse tido chance de batalhar com Webber pelo quarto lugar.

Em sexto e sétimo, dois bons destaques. Primeiro, Jean-Eric Vergne, que levou a Toro Rosso a um bom sexto posto. O francês já tinha largado na sétima posição fez uma prova bastante consistente e segura. Vai evoluindo juntamente com a equipe. Paul di Resta, sétimo, surpreendeu. Largando lá atrás, depois de uma péssima classificação, o escocês terminou a corrida na zona de pontos utilizando-se de uma estratégia pouco usual nos tempos atuais: parou uma vez, apenas, depois de 57 voltas com o mesmo jogo de pneus. Como ele fez isso não sei. Mas deu muito certo. Méritos para o rapaz.

Felipe Massa foi o oitavo, em uma corrida bastante combativa e que teve uma ultrapassagem em Kimi Raikkönen a duas voltas do fim. Resultado que mostra que ele tinha condições de fazer uma prova melhor, caso não tivesse tido aquele acidente no treino qualificatório. Kimi Raikkönen foi o nono e alcançou Michael Schumacher como piloto que terminou por mais vezes seguidas na zona de pontos. São 24 GPs consecutivos, ainda que com algumas diferenças daquela época para esta. Mesmo assim, um número expressivo do Mr. Consistência, que não teve um grande fim de semana. Adrian Sutil fechou o top 10. As McLaren vieram nas posições seguintes, com Perez e Button em mais um fim de semana para se esquecer.
Nota triste do GP do Canadá foi a morte de um fiscal, atropelado pela grua quando trabalhava na retirada do carro de Gutierrez
No mais, van der Garde, o trapalhão do fim de semana, tirou Nico Hulkenberg da prova. Por isso, perderá cinco posições no grid do GP da Inglaterra. Ou seja, larga em último. E a notícia triste do fim de semana foi a morte de um fiscal, que trabalhava na remoção do carro de Esteban Gutierrez. Segundo as informações, o rapaz escorregou em frente à grua que tirava o carro e acabou atropelado. Ele ainda foi levado ao hospital, porém não resistiu. O assunto acabou repercutindo entre os pilotos, que se disseram bastante chateados com o ocorrido.

Existe também algo a ser dito sobre a (não) transmissão da prova no Brasil. Mas farei um post só sobre isso ainda nesta semana.

Indy


A Indy correu no sábado à noite, no oval do Texas. E a prova foi boa para o líder do campeonato, Helio Castroneves, que venceu e abriu um pouco mais na liderança. Helinho acabou se saindo muito bem na aplicação da estratégia montada por Roger Penske, que lhe deu a chance de fazer uma parada a menos do que outros rivais, no caso Marco Andretti, pole, e Tony Kanaan.

Com um carro muito veloz desde o início, Castroneves, sexto no grid, sempre esteve entre os líderes e aproveitou-se das bandeiras amarelas para fazer funcionar sua tática. Depois de ser bem agressivo durante grande parte da corrida, que o fez abrir uma grande diferença na frente, ele imprimiu um ritmo bem conservador no final, poupando combustível. A diferença que tinha para o segundo chegou a cair bastante, mas não o suficiente para ele ter sua vitória ameaçada. Helio soube controlar bem a situação e venceu com autoridade.
Vitória de Helinho no Texas lhe deu mais conforto na liderança. Triunfo foi conquistado na base da estratégia
Ryan Hunter-Reay foi o segundo, seguindo uma estratégia parecida com a de Hélio. Tony Kanaan o terceiro, apostando em uma parada a mais. Ed Carpenter e Marco Andretti completaram o top 5. No próximo sábado, mais um oval, agora em Milwaukee.

Fotos: GPUpdate.net e IndyCar.com
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