Tranquilo, Sebastien Ogier vence o Rali da Itália

O francês Sebastien Ogier segue dominando a categoria com muita facilidade. O piloto da Volkswagen venceu a sétima etapa da temporada, na Itália, alcançando assim seu quarto triunfo no ano e disparando ainda mais na liderança do mundial. Ogier conquistou os 28 pontos possíveis da etapa, com as vitórias geral, que lhe deu 25 pontos, e do Power Stage, que vale mais três. Vai ser muito difícil que alguém lhe tire o título de 2013.

O rali da Sardenha teve 16 especiais, divididas entre ontem e hoje, oito em cada dia. E logo na SS1, Ogier se colocou na liderança, posição que não perdeu desde então. Ao todo, o francês colecionou sete vitórias em estágios, quase metade do rali, terminando o evento com mais de um minuto de vantagem para o segundo colocado. Domínio total do grande piloto da categoria.
Com mais uma vitória categórica, Sebastien Ogier segue a passos largos rumo ao título desta temporada no WRC
Com a construção dessa bela vantagem desde as primeiras especiais, Sebastien precisou apenas administrar seu ritmo, fugindo de qualquer tipo de problema que pudesse prejudicar seu rali. Ogier fez mais uma apresentação segura com seu Polo e vai mostrando porque é o líder da competição. Segue a passos largos para garantir o primeiro título com muita antecedência.

A boa surpresa do fim de semana ficou por conta de Thierry Neuville, segundo colocado. O jovem belga vem se mostrando um piloto muito consistente, além de talentoso. No último rali, disputado na Grécia, ele já havia conquistado seu primeiro pódio, com o terceiro lugar. Neste fim de semana, provou que o resultado anterior não havia sido mera coincidência. O piloto da Qatar WRT não cometeu grandes erros e se aproveitou de alguns infortúnios dos rivais, como havia acontecido em solo grego, o que não tira seus méritos. Ele teve uma pilotagem bastante segura e mereceu o resultado. Neuville ainda conseguiu duas vitórias em especiais, na SS4 e na SS5, mostrando que tinha um carro veloz. É um resultado para consolidá-lo como uma das grandes promessas para os próximos anos.

Jari-Matti Latvala fechou o pódio. Vindo de uma vitória na Grécia, a sua primeira pela VW, o finlandês só não brigou pela vitória com o companheiro por conta de um problema logo na SS1. Ele teve um furo de pneu que fez com que perdesse quase dois minutos em relação a Ogier. Mesmo assim, Latvala foi capaz de fazer uma boa apresentação e contou com alguns abandonos para figurar no pódio. Foram seis especiais vencidas e um desempenho muito parecido com o de Ogier. No fim, terminou a 1min48s0 do companheiro (chegou a estar com 1min56s de desvantagem) e a 31s atrás de Neuville, provando que poderia ter tido outro destino, caso não tivesse tido o furo de pneu.
Jovem Thierry Neuville foi a boa surpresa do fim de semana, terminando em segundo lugar. Esse é o segundo pódio seguido dele no WRC
Após alguns problemas, Dani Sordo finalizou o Rali da Itália em quarto, dando os únicos pontos do fim de semana para a Citroen. Isso porque Mikko Hirvonen não completou a etapa. O finlandês começou o dia brigando pelo segundo lugar com Neuville e tinha nove segundos de frente para o belga, depois de ter vencido a SS9, primeira especial do sábado. Entretanto, o piloto da Citroen acabou se acidentando no início do estágio seguinte. O azar do finlandês foi tão grande que seu carro não teve avarias sérias. Porém, ficou preso em uma vala, o que o impossibilitou de seguir na prova. A fase da equipe francesa e de seus pilotos não é das melhores mesmo.

Outro piloto que não teve sorte hoje foi o norueguês Andreas Mikkelsen. O terceiro piloto da VW vinha em uma perseguição a Dani Sordo pelo quarto lugar e tinha boas chances de superar o espanhol quando a suspensão de seu Polo quebrou na SS14, antepenúltima do dia. Dessa forma, o jovem piloto teve de abandonar a etapa. Um baque duplo para ele que esperava repetir sua melhor posição no WRC, exatamente um quarto lugar conquistado na prova anterior, na Grécia, no dia de seu aniversário de 24 anos.

O quinto lugar acabou com o regular tcheco Martin Prokop, que corre com sua equipe própria. E esse é um cara que merece, pois está sempre no top 10, guiando de forma incrivelmente consistente e coletando o máximo de pontos que pode. Com os abandonos desta etapa, foi alçado ao seu primeiro top 5 neste ano e o terceiro em sua carreira no WRC. Campeão do WRC Academy em 2012, o galês Elfyn Evans fez sua estreia no WRC substituindo Nasser Al-Attiyah na Qatar WRT e impressionou com um sexto lugar. O piloto de 24 anos protagonizou a melhor disputa entre os líderes com o polonês Michal Kosciuszko, conseguindo garantir sua posição por apenas 0.9s. Um bom início de trajetória para o rapaz.
Além de conquistar mais uma vitória dominante no WRC 2, Robert Kubica terminou em nono no geral, marcando seus primeiros pontos no WRC
Depois de figurar entre os líderes nas sete primeiras especiais, Mads Ostberg acabou capotando seu Ford Fiesta da Qatar M-Sport na SS8, última da sexta-feira, caindo para 14° e correndo o risco de sequer voltar para a prova neste sábado. Contudo, os mecânicos de sua equipe conseguiram consertar, após muito trabalho na madrugada, o carro do norueguês que pôde voltar à prova devido a regra do Rally 2. E ele não decepcionou. Com uma boa performance, Ostberg ainda salvou um oitavo lugar e alguns pontinhos, recompensando todo o trabalho árduo de sua equipe. Khalid Al Qassimi fechou o top 10.

Robert Kubica segue brilhando nesta incursão ao WRC. O polonês conquistou sua segunda vitória dominante no WRC 2, com uma vantagem de mais de quatro minutos para o segundo colocado, o líder do campeonato Abdulaziz Al Kuwari. E de quebra terminou em nono no geral, conquistando seus primeiros dois pontos entre todas as categorias. Impressionante a sua rápida adaptação à categoria. Se continuar assim, o polonês do nariz avantajado tem tudo para alcançar coisas maiores.

No WRC 3 a vitória foi do alemão Christian Riedemann.

Resultado final do Rali da Itália

1. Sebastien Ogier (FRA/VW) 3h22min57s9
2. Thierry Neuville (BEL/Qatar WRT) a 1min16s8
3. Jari-Matti Latvala (FIN/VW) a 1min48s0
4. Dani Sordo (ESP/Citroen) a 3min19s2
5. Martin Prokop (TCH/Czech Ford) a 8min34s1
6. Elfyn Evans (GBR/Qatar WRT) a 11min51s8
7. Michal Kosciuszko (POL/Lotos Ford) a 11min52s7
8. Mads Ostberg (NOR/Qatar M-Sport Ford) a 13min21s5
9. Robert Kubica (POL/PH Citroen) a 16min47s6
10. Khalid Al Qassimi (EAU/Citroen) a 17min19s9

Fotos: RallyItaliaSardegna.Com 
Share on Google Plus

About Diego Maulana

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários: