Sobre os protestos Brasil afora...

Como não poderia deixar de ser, o grande assunto que toma o país nestes últimos dias é a onda de protestos que tomou conta do Brasil nos últimos dias. Estou acompanhando todo o desenrolar das manifestações pelos noticiários e, como muitos, também possuo uma opinião sobre a situação toda. Assim sendo e tendo este espaço para opinar sobre assuntos diversos quando bem entender, falarei um pouquinho sobre o caso. Mas antes, apresento as opiniões de alguns pilotos, que por meio das mídias sociais, também expuseram suas opiniões.

“Estou junto com o Povo Brasileiro na luta para termos um Brasil melhor!! #ogiganteacordou #Brasil”

Felipe Massa

“Manifestação no país p/ um Brasil melhor, principalmente visando o futuro dos que vem por ai #mudabrasil”

Luciano Buti

“Nós somos brasileiros e não desistimos nunca #nalutaporumbrasilmelhor”

Tony Kanaan

“Pais rico não é aquele que o pobre anda de carro e sim aquele que o rico usa o transporte público”

Antonio Pizzonia

“É a nossa hora! Temos uma enorme chance nas mãos de mostrar ao mundo que ser brasileiro é mais do que saber jogar futebol e fazer festa em carnaval. Não precisamos de mais estádios. Precisamos de investimento em educação, hospitais e muito mais”

João Paulo de Oliveira

Rubens Barrichello, por meio de seu Instagram, também publicou a imagem abaixo.
Rubens Barrichello também se manifestou sobre os protestos que acontecem pelo país publicando esta mensagem no Instagram
Sobre os protestos, não farei nada de extenso. Resumirei ao máximo meu comentário, uma vez que existem por aí diversos textos de pessoas extremamente gabaritadas falando sobre o tema. 

Sou favorável sim a estas manifestações. Vejo estes protestos como um primeiro passo para discussões maiores e mais importantes sobre os rumos do país. Não basta discutir apenas o aumento na tarifa do transporte público ou a gastança desenfreada para receber a Copa do Mundo e as Olimpíadas. Debates sobre o transporte sucateado, a saúde deficitária, a educação mambembe, a falta de saneamento básico em muitos lugares, a insegurança crescente, a deficiência de nossos políticos e todo e qualquer assunto mais amplo são necessários para fazermos do Brasil um país melhor. Nada mudrá de uma hora para outra e nem são esses protestos que intercederão para isso. Mas há de se começar por algum lugar e essas manifestações podem ser esse ponto de partida.

Claro que a violência não pode ter espaço neste caso. Os manifestantes precisam agir de maneira organizada e pacífica. Não é preciso depredar o patrimônio público ou privado para mostrar sua insatisfação com o que está errado. Isso foge ao espírito das manifestações. Vandalismo não é protesto. Vandalismo é crime.

E a polícia, que é paga para proteger aos cidadãos, também não pode utilizar da força bruta e da truculência contra aqueles que protestam por seus direitos de maneira correta. Os próprios policiais, inclusive, também têm motivos para se manifestarem, por que não? Desde que tudo ocorra em paz. A repressão gratuita não é algo benéfico.

Assim como também não se deve utilizar a situação com cunho político. A hora é da população se unir e exigir seus direitos.

Já sobre as manifestações dos pilotos, ainda que nas mídias sociais, são completamente válidas também. Podem dizer que muitos deles não residem aqui, que querem aparecer, mas é bom ver que eles estão atentos ao que acontece, o que mostra a importância disso tudo para o povo. E outra coisa: se não houvesse uma manifestação deles, diriam que eles são alienados e tal...

É hora de mudanças no Brasil.
Share on Google Plus

About Diego Maulana

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários: