Dominante, Lorenzo vence em Mugello

E na primeira curva, Jorge Lorenzo garantiu sua vitória no GP da Itália, em Mugello, pela MotoGP. Claro, o segundo triunfo do espanhol em cinco etapas da categoria não foi assim tão fácil. Ele não assumiu a ponta e desapareceu sem deixar vestígios. Porém, o bicampeão do mundo também não chegou a ser tão ameaçado pelos rivais, a ponto de ter sua liderança seriamente ameaçada. Lorenzo fez bem sua parte, demonstrando um ótimo desempenho para alcançar sua segunda vitória no circuito italiano.

Largando em segundo, Lorenzo logo tomou a iniciativa contra Dani Pedrosa, pole. Nas primeiras curvas, o espanhol deu um chega pra lá no compatriota e assumiu a liderança, lugar do qual não sairia mais durante as 23 voltas do GP. A partir daí, comandou as ações, seguido de perto pela dupla da Honda, com Pedrosa em segundo e Marc Marquez em terceiro. Nas primeiras voltas, o bicampeão não forçou muito o ritmo, preferindo controlar quem vinha atrás. Com isso, os três líderes ficaram separados por menos de um segundo.

No entanto, na segunda metade da prova, o piloto da Yamaha passou a tomar conta da situação, abrindo uma confortável vantagem para os dois adversários, que passaram a brigar entre si pelo segundo lugar. Construindo uma diferença cada vez maior giro após giro, Lorenzo logo se viu em posição de apenas administrar o resultado, esperando a quadriculada sem correr riscos. Fez o que dele se esperava e venceu sem sustos.
Jorge Lorenzo comemora segunda vitória no circuito de Mugello. Espanhol é o novo vice líder do mundial
Com o resultado, o atual campeão descontou alguns pontos com relação ao líder Pedrosa, subindo para o segundo lugar no mundial. O espanhol vai crescendo no campeonato.

Pole position, Dani Pedrosa conseguiu evitar um prejuízo maior no campeonato terminando em segundo. Depois de acertar uma volta fantástica na classificação, o piloto da Honda tinha esperança de poder brigar com Lorenzo de igual para igual. Talvez até tivesse tido alguma chance caso se mantivesse na liderança. Contudo, não conseguiu segurar o impeto inicial do rival e passou a ter de se preocupar muito mais com os ataques de Marc Marquez do que em atacar Lorenzo, que se distanciou.

Na briga com o companheiro de equipe, o atual vice campeão ia levando a pior. Após passar boa parte da prova segurando-o, ele foi ultrapassado quando restavam cinco voltas para o fim e o terceiro lugar parecia ser o melhor resultado possível naquelas condições. Entretanto, dois giros depois Marquez caiu, o que elevou Pedrosa novamente ao segundo posto, posição em que terminou. Saiu no lucro o ainda líder do campeonato.

Sobre Marquez, o jovem e impetuoso espanhol acabou pagando pela falta de maturidade. Depois de seguidos acidentes na sexta e no sábado, e de um sexto lugar no grid, Marc fazia uma prova fenomenal, mais uma vez amparada em seu grande talento. O segundo posto já era um lucro tremendo para ele, por tudo o que passou. Mas, na ânsia de ainda lutar para buscar Lorenzo, ele acabou errando e jogando na lata de lixo um resultado que seria muito importante. Erro de novato.
Lorenzo foi seguido de perto por Pedrosa e Marquez no início. O piloto da Yamaha, porém, conseguiu escapar
Marquez continua sendo talentoso e acho que ainda vai evoluir muito nessa temporada. Aliás, tem muito a tirar desse erro. Para mim, segue na disputa, mesmo perdendo terreno em relação a Pedrosa e Lorenzo. Teve um fim de semana para esquecer, mas faz parte do aprendizado.

Quem também se deu bem com o erro de Marquez foi Cal Crutchlow, que herdou um lugar no pódio. O consistente britânico fez mais uma bela prova e foi merecedor da posição que conquistou. Muito rápido, ainda conseguiu descontar boa parte da diferença que tinha para Pedrosa. Não chegou a pressionar o adversário mas mostrou que tinha moto para tal.

Stefan Bradl, Andrea Dovizioso e Nicky Hayden terminaram em quarto, quinto e sexto respectivamente, e travaram um bom duelo desde as primeiras voltas. O americano acabou fora da briga no fim, porém o alemão e o italiano batalharam até os últimos metros. Melhor para o piloto da LCR, que chegou a ser ultrapassado na última volta, mas conseguiu aplicar um xis no rival da Ducati. Também pilotando uma Ducati, Michele Pirro foi o sétimo.

Aleix Espargaró, novamente foi o melhor entre as motos CRT, finalizando a corrida em oitavo. Mais um excelente resultado do espanhol que vem tendo um ano brilhante, pelas condições de seu equipamento. É alguém para se ficar de olho no futuro, pois ele vem provando, mais uma vez, ser um piloto talentoso, conseguindo coisas boas mesmo em condições nem tão favoráveis.
Mesmo caindo ainda na terceira curva da prova, Valentino Rossi foi ovacionado pelos tifosi e retribuiu o carinho
A decepção do dia ficou por conta do abandono prematuro e Valentino Rossi. O Doutor não sobreviveu até a terceira curva na prova. Ele foi tocado por Alvaro Bautista e acabou caindo e deixando a prova junto do espanhol, que já aprontou dessas anteriormente. Deu pra ver a frustração de Valentino em seus boxes. Não tivesse tido esse acidente, talvez o Doutor brigasse por pódio, o que faria a alegria de seus fãs.

A MotoGP volta dentro de duas semanas, com o GP da Catalunha.

Resultado final

1º. Jorge Lorenzo (ESP/Yamaha) 23 voltas em 41min39s733
2º. Dani Pedrosa (ESP/Honda) a 5s400
3º. Cal Crutchlow (ING/Tech 3 Yamaha) a 6s412
4º. Stefan Bradl (ALE/LCR Honda) a 19s321
5º. Andrea Dovizioso (ITA/Ducati) a 19s540
6º. Nicky Hayden (EUA/Ducati) a 26s321
7º. Michele Pirro (ITA/Ducati) a 38s144
8º. Aleix Espargaró (ESP/Aspar ART-Aprilia) a 39s802
9º. Bradley Smith (ING/Tech 3 Yamaha) a 40s243
10º. Héctor Barberá (ESP/Avintia FTR-Kawasaki) a 48s392
11º. Randy de Puniet (FRA/Aspar ART-Aprilia) a 48s480
12º. Danilo Petrucci (ITA/Ioda Suter-BMW) a 1 volta
13º. Andrea Iannone (ITA/Pramac Ducati) a 1 volta
14º. Colin Edwards (EUA/Forward FTR-Kawasaki) a 1 volta
15º. Karel Abraham (TCH/Cardion Ducati) a 1 volta
16º. Yonny Hernández (VEN/Paul Bird Aprilia) a 1 volta
17º. Michael Laverty (IRN/Paul Bird PBM-Aprilia) a 1 volta
18º. Bryan Staring (AUS/Gresini FTR-Honda) a 1 volta
19º. Lukás Pesek (TCH/Ioda Suter-BMW) a 1 volta

Abandonaram

Marc Márquez (ESP/Honda) na 21ª volta
Claudio Corti (ITA/Forward FTR-Kawasaki) na 16ª volta
Hiroshi Aoyama (JAP/Avintia FTR-Kawasaki) na 15ª volta
Álvaro Bautista (ESP/Gresini Honda) na 1ª volta
Valentino Rossi (ITA/Yamaha) na 1ª volta

Moto 2 e Moto 3


Na Moto 2, Scott Redding parece ser o único capaz de dar um basta na festa espanhola que tomou conta das três classes da modalidade. O inglês venceu pela segunda vez seguida e desponta com principal favorito ao título da temporada 2013.
Scott Redding venceu segunda corrida seguida na Moto 2 e já se coloca como principal favorito ao título
A vitória de Redding não foi das mais simples. Largando na pole ele teve de superar o japonês Takaaki Nakagami, que o ultrapassou no início, e o espanhol Nico Terol, com quem brigou por boa parte da prova., após ter perdido a liderança. Para deixar o espanhol para trás e vencer, abrindo uma boa diferença no fim, Redding contou com problemas de vibração na moto de Terol que acabou perdendo desempenho.

Terol, mesmo com uma performance pior nas últimas voltas, acabou segurando o segundo lugar, sendo seguido pelo francês Johann Zarco. Pol Espargaró e Mika Kallio competaram o top 5.

Pela Moto 3, uma corridaça mais uma vez. Seis pilotos brigaram pela vitória na prova que abriu os trabalhos do mundial de motovelocidade neste domingo. Melhor para Luis Salom, que voltou a vencer no ano.

Logo no início um grupo formado por seis pilotos se destacou dos demais. Eram eles: Maverick Viñales, Luis Salom, Alex Marquez, Miguel Oliveira, Alex Rins e Jonas Folger. Esse grupo brigou durante toda a corrida pela vitória, com muita alternância nas posições e somente nas duas últimas voltas Salom conseguiu se estabilizar na liderança. O espanhol foi seguido por Rins, Viñales, Oliveira, Marquez e Folger.
Em disputa emocionante entre seis pilotos, Luis Salom levou a melhor na Moto 3. Eric Granado foi o nono
Quem saiu de Mugello comemorando muito também foi o brasileiro Eric Granado. Após registrar sua melhor posição de largada na classe, o 15° lugar, ele terminou a prova de hoje na nona posição, marcando assim seus primeiros pontos na categoria. Granado chegou a andar em oitavo e esteve o tempo todo brigando no segundo pelotão, demonstrando um ótimo desempenho, beneficiando-se, é claro, do fato de já conhecer o circuito. Tal resultado é muito importante para a confiança do paulista. O seu desafio agora é mostrar que pode ter performances desse nível com maior frequência, algora que acredito que acontecerá.

Fotos: MotoGP.com
Share on Google Plus

About Diego Maulana

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários: