Na Grécia, Latvala desencanta

E Jari-Matti Latvala (carinhosamente apelidado de Jari-Batti e cai na vala por aqui) enfim conquistou sua primeira vitória no WRC, em sua nova casa, a Volkswagen. O finlandês não teve muitas dificuldades para vencer o Rali da Grécia, sexta etapa do mundial. Sobrevivendo a qualquer tipo de problema, diferentemente dos principais rivais, Latvala já havia garantido no sábado mesmo uma vantagem confortabilíssima. No domingo, foi só esperar a festa. Com o resultado, o finlandês assumiu o segundo lugar no mundial, ainda que bem longe de Sebastien Ogier.

Começando pelo sábado, já que não houve postagem sobre o dia ontem, Latvala assumiu a liderança logo na SS4, segunda especial do dia. Antes, já havia superado Dani Sordo, mas ainda se encontrava atrás do surpreendente Evgeny Novikov, que terminou a sexta-feira na frente de todos. O jovem russo, contudo, não contava com um furo de pneu, que acabou afetando também os freios e a suspensão de seu Ford Fiesta, jogando-o lá para trás. A partir daí, Latvala dominou.
Enfim o finlandês Jari-Matti Latvala venceu o seu primeiro rali pela VW. Com resultado, Latvala é o vice líder do mundial
Ele acabou vencendo três das quatro especiais disputadas na parte da manhã, e mais uma pela tarde. No fim do dia, tinha uma considerável vantagem de mais de um minuto diante de Dani Sordo, segundo colocado. 

No domingo, foi só administrar. Sem se arriscar, o finlandês acabou não conquistando especial alguma. Mesmo assim, terminou a etapa quase que dobrando a vantagem que tinha para o espanhol, que na segunda posição também preferiu não se arriscar, levando seu DS3 ao final apenas. Vitória merecida de Latvala, que evitou os problemas que muitas vezes o perseguem. Quanto a Sordo, também acabou merecendo o segundo lugar, mesmo com um desempenho bem fraquinho para um piloto da Citroen.

A terceira colocação ficou com o bom Thierry Neuville. O belga fez mais um rali bastante sólido e acabou sendo o melhor piloto da M-Sport no evento. Ele também fugiu dos problemas e não ficou muito distante de Sordo no final. O pódio ficou de ótimo tamanho para ele.
O belga Thierry Neuville conquistou um merecido pódio na Grécia. O talentoso e jovem piloto foi um dos destaques do evento
Outro jovem promissor, Andreas Mikkelsen foi o quarto, conquistando a posição na marra. O norueguês finalizou o sábado em quinto,36s  atrás do catari Nasser Al-Attiyah. No entanto, ele conseguiu superar o rival vencendo as três especiais disputadas neste domingo (não estou contando o Power Stage). No fim, acabou com uma vantagem 17s para o campeão do Dakar, quinto colocado.

Depois de uma sexta-feira problemática, Mads Ostberg e Mikko Hirvonen finalizaram o Rali da Grécia em sexto e sétimo respectivamente. O norueguês fez o que deu para fazer no sábado e no domingo, prejudicado pelos problemas no primeiro dia. O finlandês, por sua vez, garantiu o sétimo lugar apenas na última especial, superando Martin Prokop por 0s5. 

Depois de uma sexta-feira de sonhos e de um sábado desastroso, Evgeny Novikov foi o nono. Cheio de problemas na manhã do segundo dia, o russo chegou a estar fora da zona de pontuação, mas conseguiu se recuperar bem para garantir dois pontos. Ainda venceu duas especiais na tarde do sábado, provando que tinha condições de ir bem melhor, caso não tivesse os problemas. Acredito que não teria como segurar Latvala, mas poderia ter terminado em segundo, à frente de Sordo. Pelo menos ele sai da Grécia como maior vencedor de especiais do evento, ao lado de Latvala, com quatro. E com um pouco mais de moral.
Andreas Mikkelsen foi outro jovem de destaque neste fim de semana. Piloto da VW foi o quarto aos vencer  três especiais neste domingo
Sebastien Ogier fechou a lista dos dez primeiros, salvando um ponto após dar adeus a qualquer tipo de ambição na sexta. O francês ainda ganhou dois SSs durante os três dias de competição, incluindo o Power Stage, que lhe garantiu três pontos extras e quatro nesta etapa. Dos prejuízos, o menor. O piloto da VW ainda é muito líder.

No geral, um excelente 11° lugar. No WRC 2, a vitória. Esse foi o fim de semana de Robert Kubica, que conseguiu seu primeiro triunfo na segunda classe do mundial de ralis. Em sua classe, dominou com folga, terminando a etapa com praticamente 1min30 de vantagem para Yuriy Protasov, segundo no WRC 2. No geral, conseguiu estar entre os 10 melhores em alguns momentos. No fim, ficou longe de entrar no top 10, mas mostrou que pode ir bem e marcar pontos no mundial em determinadas situações.
Robert Kubica foi o 11° colocado no geral e conseguiu também sua primeira vitória em sua classe, o WRC 2
No WRC Jr, o espanhol José Suarez venceu também com certa folga para o sueco Pontus Tidelman. Ambos disputam a liderança do campeonato.

Resultado final do Rali da Grécia

1. Jari-Matti Latvala (FIN/VW) 3h31min01s2
2. Dani Sordo (ESP/Citroen) a 1min50s0
3. Thierry Neuville (BEL/M-Sport Ford) a 2min14s1
4. Andreas Mikkelsen (NOR/VW) a 3min55s1
5. Nasser Al-Attiyah (QAT/M-Sport Ford) a 4min12s6
6. Mads Ostberg (NOR/M-Sport Ford) a 5min48s7
7. Mikko Hirvonen (FIN/Citroen) a 8min00s7
8. Martin Prokop (TCH/Czech Ford) a 8min01s2
9. Evgeny Novikov (RUS/M-Sport Ford) a 8min11s8
10. Sebastien Ogier (FRA/VW) a 10min10s.3

Fotos: AcropolisRally.gr
Share on Google Plus

About Diego Maulana

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários: