Fala Domenicali

Li a pouco uma boa entrevista feita pelo jornalista Livio Oricchio, do jornal "O Estado de S. Paulo" com o chefe da Ferrari, Stefano Domenicali. Um papo interessante e que abordou diversos temas, como as projeções do ferrarista para a próxima temporada, com a mudança no regulamento da F1, e a atual situação da Pirelli e de seus pneus, tão criticados nesta temporada. Para ler a boa entrevista na íntegra, é só clicar aqui.

Contudo, dois temas do bate papo me chamaram mais a atenção. O primeiro é Felipe Massa, que segundo Domenicali, deverá seguir por mais um ano na Ferrari, caso continue mostrando bons desempenhos e resultados. E o segundo é sobre a falta de interesse do público jovem pela categoria. E é sobre ambos que discorro.

Felipe Massa


Desde 2010, Felipe Massa não tinha uma sequencia tão consistente quanto está que junta a segunda metade da temporada 2012 e o início do mundial de 2013. O brasileiro, que correu risco de perder sua vaga na equipe de Maranello durante o último ano, parece ter, enfim, voltado à uma boa forma e tem apresentados resultados mais consistentes, apesar de um ou outro deslize. E isso não tem passado despercebido pela cúpula da escuderia, tanto que Domenicali já disse:

"Sobre os pilotos, todos sabem que Fernando (Alonso) tem um contrato de longo prazo e Felipe, apesar de tudo que disseram, continua conosco. Se Felipe continuar correndo como tem feito não vejo nenhum problema para o futuro. Estou absolutamente tranquilo quanto a nossos pilotos para 2014"

Stefano Domenicali

Tais palavras do chefe mostram que o atual trabalho feito por Massa tem sido importante e é reconhecido pela equipe. Em sete provas ele já tem 47 pontos, ocupando o sétimo lugar no mundial. Parece pouco se tomarmos seu companheiro, Fernando Alonso, como exemplo. Mas comparado aos últimos dois anos de Felipe, esse é um desempenho bem superior ao que já foi registrado. E esses resultados têm ajudado a colocar a Ferrari na vice liderança do mundial de construtores. É isso o que a Ferrari quer.
Com bom início de temporada, Felipe Massa vai agradando Stefano Domenicali que admite que o brasileiro  pode seguir no time em 2014
Massa, que hoje não tem mais, dentro da equipe, o papel de protagonista como era em 2008, parece correr sem tanto peso, sem tanta pressão atualmente. E isso pode ser o fator que mais o beneficie. Ele se encaixou no papel de coadjuvante e vem o desempenhando de maneira satisfatória. Consegue, por vezes, acompanhar o ritmo de Alonso e vem fazendo boas provas. No último domingo, por exemplo, partiu de 16°, após um erro na classificação, e terminou em oitavo, roubando na penúltima volta o posto que era de Kimi Raikkönen, tirando assim dois pontos de um dos rivais de seu companheiro pelo campeonato. É esse tipo de coisa que a Ferrari espera dele.

Claro que esse não é o melhor dos cenários para o brasileiro. No entanto, com contrato de apenas um ano com a escuderia, ele tem de mostrar serviço, para pleitear uma renovação ou mesmo para mostrar para outros times que ainda tem condições de andar entre os ponteiros. Massa vai fazendo isso e, por enquanto, garante seu lugar na equipe em 2014.

F1 e os jovens


Outro ponto abordado na entrevista foi a perda de público da F1 e o consequente envelhecimento das pessoas que ainda acompanham a categoria mundo afora. Domenicali também mostrou estar por dentro desse fenômeno e propôs algo que, se não é uma solução, é um caminho para o futuro:

"Aproximar a Fórmula 1 dos jovens, hoje pouco interessados pelo evento. Diria muito jovem. Hoje há tantas áreas que os prende atenção, houve uma dispersão de interesse. Temos de mostrar a essa gente o que fazemos, o que é a Fórmula 1, tudo com a ajuda da mídia"

Stefano Domenicali

Ainda nesta esteira, perguntado se a utilização a internet poderia ser uma aliada nesta aproximação com os jovens, o italiano disse que esse é um caminho e que a F1 precisa evoluir nas áreas de comunicação e comercial. E concordo com Domenicali.
Segundo Domenicali, F1 precisa trabalhar melhor as questões de comunicação e a área comercial para atrair público jovem
Em pleno ano de 2013, com a internet sendo parte integrante de nossas vidas com cada vez mais frequência e de maneira cada vez mais simples, por meio de computadores, tablets ou mesmo smartphones, é incompreensível ver uma categoria como a F1 ainda engatinhar neste sentido de interação com os fãs. Há, é verdade, uma interação. Contudo, ela ainda me parece muito pequena comparado ao tamanho e a importância da F1 como evento. Chega a ser cômico, por exemplo, ver a FOM se esforçando após cada corrida para retirar do YouTube vídeos com o GP que acabou de acontecer. O que é uma pena.

Compreendo que a Formula One Manager não é uma entidade filantrópica. É claro que, se ela organiza e investe no espetáculo, irá buscar o lucro com ele em todas as esferas possíveis. E isso não acontece no famoso site de compartilhamento de vídeos. Porém, acho que esse sistema  No meu ponto de vista são necessários mais investimentos nesse tipo de canal e em outras mídias sociais que chamem a atenção do público jovem. Isso faria com que se criasse uma nova camada de fãs, renovando-se assim o público e criando uma nova leva de consumidores deste 'produto'.

E não é somente com a internet que se deve trabalhar. Vemos em outras categorias grandes do automobilismo um esforço cada vez maior para aproximar os fãs daqueles que fazem o espetáculo. Já na Formula 1, a distância entre público e ídolos acaba sendo grande demais.

As cabeças pensantes por trás da categoria deveriam organizar mais ações para preencher esse vazio. Não é algo impossível de se fazer. Algumas equipes mesmo, por conta própria, fazem trabalhos assim. Mas ainda seria necessário que alguém tomasse a frente e fizesse esse tipo de trabalho direcionado-o da melhor forma possível.

Fotos: GPUpdate.net e CarrosECorridas.com.br
Share on Google Plus

About Diego Maulana

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários: