Ansiosos por Spa

Kimi Raikkönen pode fazer história no domingo caso vença o GP da Bélgica em Spa – Francorchamps. Caso vença, Kimi se igualará a Ayrton Senna e a Jim Clark, sendo o terceiro piloto na história a vencer por quatro vezes consecutivas na pista predileta da maioria dos pilotos. Isso o torna favorito. E o próprio Raikkönen admite estar ansioso pela etapa belga. E essa ansiedade do finlandês vem tirando o sono de Felipe Massa, que admite, vai ser difícil bater o companheiro.

Se compararmos o desempenho dos dois pilotos na pista, vemos que Raikkönen sempre andou bem em Spa. Em seu ano de estréia em 2001 pela Sauber, Kimi largaria em décimo segundo lugar, mas teve problemas na transmissão e ficou de fora. No ano seguinte, já pela McLaren, largou em segundo e teve que abandonar com problemas no motor. A partir daí, três corridas e três vitórias, em 2004/05/07. Já Felipe Massa, não tem um histórico ruim na Bélgica, mas nunca venceu lá. Em sua estréia na pista em 2002 pela Sauber, largou em décimo sétimo e abandonou com problemas no motor. Em 2004, ainda pela Sauber, largou em oitavo e conseguiu um ótimo quarto lugar. Em 2005 foi apenas o décimo após largar em sétimo. No ano passado foi o segundo mantendo a posição de largada.

É claro que essa é uma analise fria, são apenas números. Mas essas estatisticas também devem ser levadas em consideração, mesmo com a má fase de Raikkönen. Como o próprio Felipe Massa disse, Raikkönen sempre andou bem em Spa, é um circuito em que ele se sente a vontade. Entretanto, Felipe Massa nunca andou em condições reais de vencer na Bélgica. No ano passado por exemplo, Massa serviu de escudeiro de Raikkönen, que disputava o título, e fez um bom papel tirando dois pontos de Alonso e um de Hamilton, diferença que no final deu o título a Raikkönen.

Hoje as coisas são diferentes já que os dois ainda disputam o campeonato em igualdade de condições. Além de tudo, Massa está em um momento espetacular enquanto Raikkönen não desempenha o papel que é esperado de um campeão.

A corrida de domingo pode representar muito na disputa pelo título. Se Massa vencer e Raikkönen não for bem, dificilmente a Ferrari não optará pelo brasileiro na briga pelo título. Se Kimi vencer, terá uma sobre vida, que pode ser maior caso Massa vá mal. E se os dois forem mal terão que torcer desesperadamente contra Hamilton que poderá disparar no campeonato.

Fotos: F1Br.com.br
Share on Google Plus

About Diego Maulana

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários: