Sobre a punição de Hamilton

Muitos são os comentários sobre a ultrapassagem de Hamilton sobre Raikkönen e sobre a punição do inglês. Na hora achei que foi uma manobra inteligente de Hamilton e que faltou malicia ao finlandês. Outra coisa. Não me lembrava de ninguém ter ser punido por manobra semelhante.

Pois bem. Vi e revi a cena hoje no Youtube e já mudo de opinião. Hamilton deveria ser punido sim. Na freada da 'Bus Stop', Hamilton chegou a por mais da metade do carro na frente de Raikkönen, que retomou a posição pois tinha a preferência. Para, teoricamente evitar um choque, Hamilton cortou a chicane.

Pelo que percebi, Hamilton cortou a chicane para tangenciar melhor e perder menos tempo atrás de Raikkönen. Manobra esperta, a lá Schumacher. E esse foi o ponto crucial da polêmica. Melhor posicionado, Hamilton só esperou que Raikkönen recuperasse a posição para atacar.

Pelo o que me lembro, não existe nenhuma regra que estipule o quanto o piloto deve devolver de posição, até porque isso não existe. Parece a discussão sobre a "paradinha" na hora da cobrança de um pênalti. Ou ele para ou não para. Não existe meia "paradinha". Nesse caso é ou ele devolve ou não. Hamilton devolveu. E Kimi foi ingênuo. Tangênciou de forma normal e não defendendo a posição. Hamilton que não é bobo nem nada passou. PAssou porque estava bem posicionado, com motor cheio, pronto para o bote. Essa manobra pode lhe custar o campeonato de novo. Ele passaria o Kimi de qualquer jeito ou induziria o finlandês ao erro. No final quem errou foi Hamilton.

Bom, lá vai o vídeo, para que cada um tire suas conclusões. Já tirei as minhas.


Foto: Autosport.com
Share on Google Plus

About Diego Maulana

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários: