Vitória com V de Vettel

Quem não viu o GP da Itália e viu o resultado pode ter pensado: "A zebra andou solta por lá". Quem imaginaria que mesmo com o dilúvio que tomou conta de Monza, Sebastian Vettel venceria. É verdade que o garoto é realmente ótimo e foi soberano durante toda a prova, mas ninguém apostaria em sua vitória. As McLarens, Ferraris e BMWs, mesmo largando atrás eram favoritas naturais. Mas Vettel fez a parte dele, deu show, não só de pilotagem quanto de maturidade. É um piloto especial.

Vencer com a Toro Rosso é um feito que muitos achavam ser impossível, mesmo em condições especiais. Vettel provou o contrário. Acelerou muito, foi superior durante toda a corrida, contou com uma boa estratégia, mas mais do que tudo, não se abalou em momento algum. Fez sua parte com extrema perfeição. Mesmo ajudado pelo fato da largada ter sido com Safety Car, o que não o obrigou a dividir a primeira curva com ninguém o beneficiou. Mas pisar fundo também. Desapareceu na frente de todos. Os outros pilotos só o encontraram deposi que a corrida acabou, para cumprimentá-lo. Todos o fizeram.

Vettel mostrou também que é excelente pilotando na chuva. Já tinha mostrado isso no ano passado nos GPs do Japão e da China e na semana passada em Spa. E o alemão segue quebrando recordes de precocidade. Já tinha sido o piloto mais jovem da história a pontuar, o pole mais jovem e agora é o mais jovem vencedor de um GP, em pleno solo sagrado de Monza. E de quebra levou a Troro Rosso, equipe italiana e que corre com motores da Ferrari a sua primeira vitória. E poderia ter sido melhor se Bourdais não tivesse tido problemas na largada.

No mais, Massa conseguiu descontar um ponto na diferença para Hamilton com um sexto lugar, posição em que largou. Fazia uma boa corrida, apostou certo na parada da chuva, mas fez uma parada cedo demais e voltou atrás dos carros mais pesados e perdeu tempo jogando fora um pódio que era certo.

Hamilton deu show. Largou em décimo quinto e passou quase todo mundo. Só não chegou em Vettel. Entretanto, apostou errado na chuva e teve que fazer uma parada extra. Também poderia ter chegado no pódio e aumentado a diferença para Massa, mas seu sétimo lugar foi ótimo, mesmo que tenha jogado "sujo" com Webber e quase ter saido da prova.

Raikkönen foi nono. E ficou de bom tamanho. Foi apático e agora parece ter jogado de vez a toalha.

Nelsinho fez uma prova discreta e terminou em décimo. Rubinho não saiu da décima sétima posição. A Honda continua só fazendo número no grid.

Só pra completar, esse foi o pódio com menor média de idade da história. 23 anos e 11 meses, com Vettel, Kovalainen e Kubica. O recorde antigo também tinha sido alcançado nesse ano em Hockemhein com Hamilton, Nelsinho e Massa. A média era de 24 anos e 7 meses. É a nova geração da F1.

Resultado Final

1º. Sebastian Vettel (ALE/Toro Rosso), 1h26min47s494, 53 voltas
2º. Heikki Kovalainen (FIN/McLaren), a 12s512
3º. Robert Kubica (POL/BMW), a 20s471
4º. Fernando Alonso (ESP/Renault), a 23s903
5º. Nick Heidfeld (ALE/BMW), a 27s748
6º. Felipe Massa (BRA/Ferrari), a 28s816
7º. Lewis Hamilton (ING/McLaren), a 29s012
8º. Mark Webber (AUS/Red Bull), a 32s048
9º. Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari), a 39s468
10º. Nelsinho Piquet (BRA/Renault), a 54s445
11º. Timo Glock (ALE/Toyota), a 58s888
12º. Kazuki Nakajima (JAP/Williams), a 1min02s015
13º. Jarno Trulli (ITA/Toyota), a 1min05s954
14º. Nico Rosberg (ALE/Williams), a 1min08s635
15º. Jenson Button (ING/Honda), a 1min13s370
16º. David Coulthard (ESC/Red Bull), a 1 volta
17º. Rubens Barrichello (BRA/Honda), a 1 volta
18º. Sébastien Bourdais (FRA/Toro Rosso), a 1 volta
19º. Adrian Sutil (ALE/Force India), a 2 voltas

Não completaram:

Giancarlo Fisichella (ITA/Force India), a 42 voltas

Volta mais rápida: Kimi Raikkonen, 1min28s047, volta 53

Fotos: Autosport.com
Share on Google Plus

About Diego Maulana

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários: