Ontem, Dixon largou na pole e Hélio em segundo. E com uma estratégia perfeita, a Penske quase deu a vitória ao brasileiro. Quase porque os comissários resolveram atrapalhar. Quando Castro-Neves se defendia dos ataques de Justin Wilson fez uma manobra para defender-se e outra para fazer a tangência da curva. Os comissários entenderam que ele fechou Wilson por duas vezes, o que é proibido e ordenaram que ele entregasse a ponta para o inglês. Depois disso, Hélio não conseguiu se aproximar do rival e se contentou com o segundo lugar.
Já Dixon, chegou apenas em quinto após um erro de estratégia da Ganassi. No entanto o neozelandês foi beneficiado pelas bandeiras amarelas que o fizeram economizar combustível. Se a prova tivesse terminado pelo número de voltas, dificilmente teria combustível suficiente para terminar a prova sem um Splash and Go o que acarretaria em mais perdas de posição e um prejuízo maior no campeonato.
A diferença entre os dois agora é de 30 pontos e tudo será decidido em Chicago dia 7 de Setembro, dia da Independência no Brasil. Pode ser também o dia da Independência de Castro-Neves.
Resultado final da etapa de Detroit:
1º. Justin Wilson (ING/Newman-Haas-Lanigan), 87 voltas
2º. Hélio Castro Neves (BRA/Penske), a 4s4058
3º. Tony Kanaan (BRA/Andretti-Green), a 17s6815
4º. Oriol Servia (ESP/KV), a 26s5468
5º. Scott Dixon (NZL/Ganassi), a 27s7185
6º. Ryan Hunter-Reay (EUA/Rahal-Letterman), a 28s2688
7º. Bruno Junqueira (BRA/Dale Coyne), a 28s6815
8º. Will Power (AUS/KV), a 28s8776
9º. Ryan Briscoe (AUS/Penske), a 35s5244
10º. AJ Foyt IV (EUA/Vision), a 38s1040
11º. Hideki Mutoh (JAP/Andretti-Green), a 38s3811
12º. Darren Manning (ING/Foyt), a 44s6662
13º. Graham Rahal (EUA/Newman-Haas-Lanigan), a 47s8028
14º. Ed Carpenter (EUA/Vision), a 1min01s277
15º. Mário Moraes (BRA/Dale Coyne), a 1 volta
16º. Danica Patrick (EUA/Andretti-Green), a 1 volta
17º. Vitor Meira (BRA/Panther), a 4 voltas
21º. Tomas Scheckter (AFS/Luczo Dragon), a 31 voltas
Não completaram:
Marco Andretti (EUA/Andretti-Green), a 6 voltas
Buddy Rice (EUA/Dreyer & Reinbold), a 11 voltas
Dan Wheldon (ING/Ganassi), a 23 voltas
Alex Tagliani (CAN/Conquest) a 33 voltas
Milka Duno (VEN/Dreyer & Reinbold), a 41 voltas
Ernesto Viso (VEN/HVM), a 55 voltas
Jaime Câmara (BRA/Conquest), a 71 voltas
Marty Roth (CAN/Roth), a 87 voltas
Foto: Autosport.com
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