Derrota dos italianos

A Ferrari perdeu a ação movida contra a FIA, pelas mudanças que a Federação Internacional de Automobilismo quer impor na temporada 2010. Após os dois lados serem ouvidos por mais de quatro horas, o juiz Jacques Gondrand de Robert, decidiu que não existe uma razão válida para o protesto. E com isso, os planos de Max Mosley continuam sem ser afetados.

Já os membros da Ferrari, após a derrota, começaram a atirar para todos os lados, principalmente contra as equipes postulantes a entrar na F1, que receberiam privilégios ao entrar na categoria, seguindo o teto de 40 milhões de libras. Sugeriram até rebatizar a categoria, como "Fórmula GP3".

Não mudei muito minha opinião sobre tudo isso. Não acreditava que a Ferrari ganharia essa ação e ainda acredito que Max Mosley esteja blefando sobre os privilégios. Seria uma burrice enorme dar vantagens a quem aderir o teto orçamentário, deixando as equipes "tradicionais" de lado. Se é isso que preocupa a Ferrari, é preocupação a toa.

Porém, duas coisas me preocupam nessa rebelião das equipes contra a FIA, coisas essas que por total omissão de minha parte, não tinha considerado antes. A primeira é o fato de Max Mosley ter perdido o resto de respeito que lhe restava, após o escândalo sexual do ano passado. Sem esse respeito, fica difícil negociar.

A segunda coisa é o fato da maioria dessas equipes rebeldes serem montadoras, que podem sair da categoria no momento em que bem entenderem. Afinal, a F1 serve apenas de vitrine de exposição dessas marcas. Dizer que vão abandonar a categoria, pode ser apenas um blefe também. Mas pode não ser.

E se não for, temo pelo futuro da F1, que pode sofrer um grande baque por causa de guerras políticas.


Fotos: Autosport.com
Share on Google Plus

About Diego Maulana

    Blogger Comment
    Facebook Comment

1 comentários:

Gisele Raposo disse...

Oi "conterrâneo" Diego!
Ainda nao acredito que a Ferrari abandonará o barco da F1.. bem como vc disse, este esporte é uma vitrine das montadoras. Mas digo mais, a marca em si vende muito mais (em camisetas, chaveiro etc) do que um carro...
Vamos esperar pra ver o que o Montezemolo decide afinal!
Parabéns pelo blog, o conheci esta semana...
Gisele Raposo - Café com F1
www.cafecomf1.com